EP 18 Desgraça acontece na aldeia

Qua, 19 mai 2021 21:40 TVI

Neste episódio

Ana Carolina (Beatriz Barosa) está a ler, mas lembra-se de ligar a Louis (Valdemar Brito) para saber como está, depois da reunião. Ana Carolina não consegue perceber o alarido em torno da festa e convida Louis para ir lá a casa. Louis fica nervoso com o convite de Ana Carolina, mas aceita e sugere passarem no karaoke.

Bino (Pedro Alves) foi a casa de São (Sílvia Rizzo) e de Fernando (Manuel Marques) e exige saber quem é que lhes facultou os regulamentos da festa. Fernando fica tenso.

Vuitton (Beatriz Costa) queixa-se de estar na aldeia e nem sequer ter o seu telemóvel. Nelinha (Inês Herédia) disponibiliza-se para ir com ela à cidade comprar um telemóvel novo. Vuitton esquece as queixas todas quando vê o médico e até acha que foi boa ideia ter partido o braço.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) olha emocionada para as peças e acaricia-as, como se acariciasse a mãe. Corcovada relembra os bons momentos da sua vida e quer que a bisneta possa viver o mesmo. Florinda (Ana Brito e Cunha) duvida que Ana Carolina goste daquilo.

Ana Carolina olha com um sorriso amarelo para a peças de enxoval que Corcovada lhe está a oferecer. Não querendo magoar a bisavó, diz-lhe que nem sabe se vai casar. Corcovada percebe que aquelas toalhas arranham um bocado e combina comprar umas novas no chinês.

São e Bino estão pegados. Louis tenta acalmar os ânimos e defende que as eleições são a forma mais justa de decidir quem é o presidente da comissão de festas. Louis afirma que as eleições vão ser históricas e os nomes deles vão estar para sempre associados a isso. Eles ficam mais entusiasmados e até vão juntos combinar a data com o Padre (Carlos Cunha).

Paulo (Hélder Agapito) entrega a correspondência mas, como sempre, troca tudo. Paulo fica surpreendido por São também estar na corrida para a presidência da comissão de festas e conta que a viu com Bino, a caminho da igreja. Tomé teme que eles tenham feito uma coligação.

Bino e São querem sugerir uma data para as eleições, mas o Padre diz que será ele e Corcovada a decidirem a data. Tomé aparece e acusa-os de estarem a fazer um complô contra ele. O Padre (Carlos Cunha), sem paciência, manda-os a todos embora.

Florinda acorda e estranha não ver Bino. Começa a arrumar roupa e encontra o dinheiro que procurava. Depois, chama o filho para lhe contar a novidade e repara que Carlos está a usar perfume. Florinda fica feliz, pois percebe a razão.

Jorge (Manuel Melo) chega a casa e fica em pânico ao ver a mãe inanimada no chão, rodeada de várias caixas de comprimidos vazias e uma folha de papel escrita, em cima da mesa.

Jorge (Manuel Melo) está tão nervoso que deixa cair o telemóvel. Lá consegue ligar para o 112 e segue as indicações deles, confirmando que a mãe está a respirar. Jorge está desesperado e faz outra chamada.

Carlos (Rodrigo Paganelli) está mais preocupado com a sua aparência do que é habitual. Florinda (Ana Brito e Cunha) ainda está surpreendida pelo dinheiro ter aparecido, pois já tinha procurado naquela gaveta e não estava lá. Carlos acha que a mãe anda a trabalhar demais. Florinda pede a Carlos para vestir o fato de macaco, pois vai ter de arrastar móveis.

Fernando (Manuel Marques) e São (Sílvia Rizzo) ainda estavam a dormir, quando Fernando recebe uma chamada de Jorge que, muito aflito, lhe diz que a mãe foi para o hospital. São começa logo a vestir-se para acompanhar Fernando e ele fica emocionado com aquele gesto.

Bino (Pedro Alves) vai ao café contrariado, mas não tem opção. Fátima (Marta Andrino) acha melhor ser ela a atendê-lo. Tomé (Pedro Teixeira) manda vir com o canário e Bino julga que é com ele. Bino já não está a gostar nada da conversa, até que Fátima lhe explica que o canário também se chama Bino. Bino fica irritado por terem dado o seu nome ao canário.

Vuitton (Beatriz Costa) já retirou o gesso e diz maravilhas do Sôtor (José Carlos Pereira). Louis (Valdemar Brito) diz que não chegou a ir beber café com Ana Carolina (Beatriz Barosa), mas que combinaram encontrar-se. Vuitton gosta de ver o irmão assim, pois nunca o tinha visto tão empolgado com uma rapariga. Ele fica envergonhado.

Fernando e São chegam ao hospital e vão logo ter com Jorge, que está por ali, cabisbaixo. Fernando abraça-se ao sobrinho e diz que não pode acontecer nada a Adelaide (Filomena Gonçalves). Fernando sente-se mal por ter estado de relações cortadas com a irmã. São apoia a família e diz que ainda vão pode estar todos juntos e dizer o quanto gostam um do outro.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Desgraça acontece na aldeia
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA