EP 19 Padre «acaba» com Bino, Fernando e Tomé

Qui, 20 mai 2021 21:40 TVI

Neste episódio

Paulo (Hélder Agapito) queixa-se ao Sôtor (José Carlos Pereira) de que anda a ver cada vez pior e que tem recebido muitas reclamações de cartas trocadas. O Sôtor diz-lhe que tem de ir ao oftalmologista, mas pode fazer um teste só para perceber o que se passa. O Sôtor chega à conclusão que Paulo não vê assim tão mal, não sabe é bem o abecedário.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) está nas suas sete quintas. Ana Carolina (Beatriz Barosa) acompanha a bisavó, divertida. Carlos (Rodrigo Paganelli) vai mais atrás, não tão animado. Carlos diz que tem muito trabalho para fazer e Corcovada diz que não demora nada, mas vai pegando em tudo o que vê.

Bino (Pedro Alves) chega à junta, furioso. Betinha (Ana Marta Contente) repara e questiona-o. Bino conta que Tomé (Pedro Teixeira) arranjou um canário para o café e que lhe chamou Bino. Betinha não consegue parar de rir, o que deixa Bino ainda mais irritado. Betinha fica surpreendida por lhe entregarem um bouquet de flores e olha para Bino, pensando que foi ele. Bino, por sua vez, fica curioso e desagradado com aquilo.

Florinda (Ana Brito e Cunha) acendeu uma vela e reza. Corcovada chega com Ana Carolina e Carlos e ficam preocupados ao vê-la rezar. Florinda conta que Adelaide (Filomena Gonçalves) foi internada por ter tomado muitos comprimidos. Corcovada disponibiliza-se para os ajudar.

Aida (Ana Guiomar) e Tomé conversam sobre o que se passou com Adelaide. Aida diz logo que ela lhe pareceu muito mal e que se calhar até ficou pior por ter sabido das dívidas do filho. Tomé sabe que não é fácil conviver com Jorge (Manuel Melo).

O Sôtor está sentado à secretária, visivelmente abatido. Tenta afastar os pensamentos sombrios, mas acaba por abrir uma gaveta e tira um frasco de comprimidos. Olha hesitante para o frasco, até que toma dois comprimidos. Fica com um ar culpado.

Florinda (Ana Brito e Cunha) está à espera de Carlos (Rodrigo Paganelli) para irem para casa de Corcovada (Maria do Céu Guerra). Ele escolhe as ferramentas que precisa de levar e Florinda comenta que Bino (Pedro Alves) saiu cedo e vestiu o fato, por isso deve andar a tramar alguma.

Betinha (Ana Marta Contente) prepara-se para sair de casa, quando Aida (Ana Guiomar), que anda a limpar, lhe diz a quantidade de coisas que fez enquanto ela se maquilhou. Aida incentiva a filha a aproveitar a vida. Aida comenta que Tomé (Pedro Teixeira) saiu cedo e que não disse onde ia. Ambas acham que ele anda a tramar alguma.

O Padre (Carlos Cunha) está a dar a missa e vemos três homens na fila da frente. Nota-se que eles não costumam frequentar a missa. Vemos depois que são Tomé, Bino e Fernando (Manuel Marques). O Padre repara neles e percebe a intenção.

Aida chega à loja e António (Luís Simões) diz-lhe logo que viu Tomé ainda cedo e que ia para a igreja. Aida não acredita que o marido tenha ido à missa e quer saber onde ele terá ido.

Fátima (Marta Andrino) está aflita por São (Sílvia Rizzo) e Vuitton (Beatriz Costa) estarem ali a tomar o pequeno-almoço, tem medo que Tomé não goste. Nelinha (Inês Herédia) junta-se a elas e conversam sobre a falta de internet na aldeia. São promete resolver o problema, caso seja eleita. Fátima fica nervosa quando São diz que vai começar a campanha eleitoral ali no café.

O Padre está a despir o hábito, quando Tomé, Bino e Fernando entram na sacristia. O Padre antevê problemas. Tomé e Bino dizem que sentiram o chamamento de Deus durante a noite. O Padre pergunta a Fernando porque veio à missa e Albino e Tomé respondem ao mesmo tempo: porque São mandou. Bino oferece algum dinheiro à paróquia. Ao ver aquilo, Tomé faz o mesmo e sobe o valor. Fernando não se fica atrás. O Padre agradece as doações, mas deixa claro que não se deixa subornar. Eles fingem-se muito ofendidos e vão embora chateados por terem perdido dinheiro e não terem beneficiado com isso.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Padre «acaba» com Bino, Fernando e Tomé
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA