EP 84 Tomé e Bino planeiam fazer desaparecer João Maria

Episódio 84.

Sáb, 14 ago 2021 21:43 TVI

Neste episódio

Em «Festa é Festa», Manel (Vítor Norte) entra no café, visivelmente abatido. Bino (Pedro Alves) repara, mas diz que agora não tem tempo para lhe perguntar o que se passa. Tomé (Pedro Teixeira) censura Bino por ser tão insensível e este incentiva Manel a desabafar.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) chama João Maria (Ricardo Trêpa) e diz-lhe que está na altura de terem a conversa que nunca tiveram. Ele fica com um ar apreensivo.  Corcovada vai para começar a conversa com João Maria, quando Carlos (Rodrigo Paganelli) e Ana Carolina (Beatriz Barosa) chegam. Corcovada diz que conversam depois e pede a Florinda para pôr a mesa para 5 pessoas, pois vão almoçar todos juntos. João Maria estranha.

Glória (Catarina Avelar) entra na mercearia muito desorientada, depois de ter estado a ouvir o Padre (Carlos M.Cunha) na sacristia. Aida (Ana Guiomar) e António (Luís Simões) percebem que algo se passa e questionam-na. Glória não quer entrar em grandes pormenores, mas conta que serviu de cobaia para o ensaio de stand up comedy do Padre. António continua sem perceber o que aquilo é.

Bino (Pedro Alves) incentiva Manel (Vítor Norte) a desabafar e ele conta que não estava preparado para partilhar o quarto com outro homem. Manel revela que João Maria (Ricardo Trêpa) veio morar para casa da avó (Maria do Céu Guerra) e vão dividir o quarto. Bino fica preocupado, pois percebe que João Maria deve andar atrás da herança da avó.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) elogia a feijoada de seitan que Florinda (Ana Brito e Cunha) fez para agradar a João Maria (Ricardo Trêpa) e faz-lhe sinal para agradecer. João Maria está incomodado por Florinda e Carlos (Rodrigo Paganelli) estarem à mesa com eles e pergunta se as refeições são sempre assim com tanta gente. Corcovada faz-se de desentendida e diz que não são assim tantos.

Tomé (Pedro Teixeira) está convicto de que todos concordam que o ideal era o neto de Corcovada (Maria do Céu Guerra) desparecer dali. Bino (Pedro Alves) diz que Tomé é que é o especialista em fazer desaparecer pessoas e recorda quando o Sôtor (José Carlos Pereira) desapareceu de sua casa. Bino e Tomé desentendem-se e Manel (Vítor Norte) suspira, cabisbaixo.

Betinha (Ana Marta Contente) é constantemente interrompida por Nelinha (Inês Herédia) que está eufórica com a aula que deu. Nelinha diz que a partir de agora vai ser Personal Trainer e Betinha fica toda contente, pois acha que ela vai embora da Junta. Mas Manuela afirma que vai continuar ali, pois consegue fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

Ana Carolina (Beatriz Barosa) acorda estremunhada com os gritos de Manel (Vítor Norte) e logo de seguida aparece João Maria (Ricardo Trêpa), muito perturbado com os gritos e com o facto de Manel usar um penico. Ana Carolina fica com pena do pai.

Aida (Ana Guiomar) prepara a lancheira para Tomé (Pedro Teixeira) levar na excursão à TVI, mas queixa-se que é uma injustiça ela não poder ir também. Aida acha que faria melhor figura do que qualquer um deles, mas a vida nem sempre é justa e não é por isso que vai deixar de apoiar Tomé.

Manel (Vítor Norte) e Corcovada (Maria do Céu Guerra) estranham ver João Maria (Ricardo Trêpa) a dormir na sala. João Maria acorda e explica que teve de vir dormir para a sala porque Manel começou aos gritos. Corcovada percebe que Manel teve outro surto. João Maria também se queixa do penico, mas Corcovada defende Manel.

Tomé (Pedro Teixeira) olha incrédulo para a lancheira que Aida (Ana Guiomar) lhe preparou e Betinha (Ana Marta Contente) diverte-se com a reação do pai. Tomé recusa-se a levar a lancheira e Aida acusa-o de ser ingrato. Aida obriga Tomé a levar a lancheira e pede-lhe para dar os biscoitos à Cristina Ferreira. 

Glória (Catarina Avelar) chama o Padre (Carlos M.Cunha) à atenção por estar a fazer tudo a correr e queixa-se que se ia engasgando com a hóstia. O Padre diz que tem de ir ter com os representantes da comissão de festas ao largo.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) e Ana Carolina (Beatriz Barosa) tomam o pequeno-almoço e conversam sobre como João Maria (Ricardo Trêpa) ficou aflito com os gritos de Manel (Vítor Norte) . Corcovada diz que ele vai habituar-se e que não vão agora mudar a vida lá em casa, só porque ele não tem onde morar. Corcovada conta que o Padre (Carlos M.Cunha) vai passar lá por casa com os três estarolas, antes de irem à TVI. Ana Carolina ri-se.

Tomé (Pedro Teixeira) devolve a lancheira a Aida (Ana Guiomar), mas ela dá-lhe instruções sobre os biscoitos e ficam a falar sobre a dieta de Cristina. Aida volta a dar-lhe a lancheira e Tomé acaba por aceitar. Ele despede-se da família e Aida pede-lhe para avisar quando chegar.

Enquanto esperam pelos outros, o Padre (Carlos M.Cunha) começa a contar piadas, mas Bino (Pdro Alves) pede-lhe para guardar as piadas para ele, para ser surpresa na festa. São (Sílvia Rizzo) surge com uma grande mala e Bino fica irritado. Tomé (Pedro Teixeira) aparece com uma carrinha velha e São recusa-se a viajar naquelas condições.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Tomé e Bino planeiam fazer desaparecer João Maria
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA