EP 130 Bino e Tomé cantam abraçados

Episódio 130.

Ter, 5 out 2021 21:45 TVI

Neste episódio

Em «Festa é Festa», Paulo (Hélder Ágapito) olha com emoção para Betinha (Ana Marta Contente) e dirige-se a ela. Elisabete fica um pouco receosa e dá um passo atrás. Paulo diz que estava prestes a acabar com tudo e que Betinha o salvou. Paulo abraça-se a Elisabete e pergunta-lhe se quer companhia para dormir. Elisabete não gosta daqueles avanços, mas Paulo diz que não tem tempo a perder.

Glória (Catarina Avelar) arrastou Abel (Júlio César) até à mercearia e diz que ali há produtos muito bons para a saúde. Abel muda de máscara e diz que não se sente seguro ali, mas Glória garante que a mercearia é um sítio muito limpinho. Glória pede a António (Luís Simões) para lhe mostrar os produtos, mas ele não percebe do que ela está a falar.

Tomás (João Lima) anda a passear pela aldeia e faz planos para a tornar na aldeia mais biológica do país. Betinha vem furiosa, farta de aturar homens e sem querer choca com Tomás. Este cai e não consegue evitar que os morangos caiam também. Tomás fica em pânico.

Florinda (Ana Brito e Cunha) junta-se aos outros. Conta que foi ver a basílica e ainda assistiu a um bocado da missa. Tomé já está farto de estar ali parado a ser pintado, mas Aida encoraja-o a aguentar. Florinda sugere que Bino vá à missa, mas ele diz que não precisa. São e Fernando visitam o bairro dos pintores e filmam-se a eles próprios.

Abel está impaciente por estar na mercearia e ainda não ter visto nada do que Glória apregoa. Esta vai fazendo sinais para António, mas ele não percebe nada e Glória diz que ele é inexperiente. Abel perde a paciência e diz que prefere ir à farmácia. Glória censura António por não ter colaborado.

Betinha ralha com Tomás por ter ido contra ela, enquanto ele continua no chão a olhar para os morangos com um ar desgostoso. Elisabete, que já vinha irritada com os homens, fica ainda um pouco mais e descarrega em Tomás. Ele fica a achar que ela é maluca, mas acha-lhe piada e quer saber quem é.

Tomé, Fernando (Manuel Marques) e Bino estão sentados num café a beber e dizem que gostam muito das suas mulheres, mas também precisam daqueles momentos de vez em quando. Tomé repreende Bino por ter vandalizado o Arco do Triunfo.

Florinda, São e Aida fazem uma espécie de piquenique no quarto de hotel. Também elas afirmam que gostam muito dos maridos, mas às vezes precisam de um tempo sem eles. Florinda confidencia que se tem dado muito bem com Bino, mas Aida não quer saber pormenores. Decidem brindar com as garrafas do minibar.

Bino defende-se e explica que escreveu o seu nome no Arco do Triunfo, para as gerações futuras saberem que ele esteve ali. Tomé acha que ninguém quer saber se ele esteve ali ou não e começam a discutir. Fernando põe água na fervura e propõe um brinde.

A família está a jantar e cada um conta as peripécias do seu dia. Tomás conta o episódio com Betinha e os morangos. Alice diz que teve uma fila de burros à frente do consultório e Abel queixa-se do aparelho e das velhas da aldeia. Mário (Pedro Giestas) gostava de ter algo para contar e Isabel sugere que ele converse com Nelinha, pois é emoção garantida. Alice concorda.

Bino, Tomé e Fernando já estão notoriamente tocados pelo álcool e Bino e Tomé cantam abraçados. Fernando vai para encher os copos, mas a garrafa já está vazia e ele manda vir outra. Tomé promete votar em Albino para a Câmara e em Fernando para a Junta. Fernando lembra que Aida também é candidata à Junta, mas Tomé já se tinha esquecido.

Florinda, São e Aida já estão embriagadas e continuam a beber as garrafas do minibar. Florinda acha piada às garrafinhas e diz que tudo o que é pequeno tem graça. São, marota, diz que nem tudo. Todas riem e brindam aos dias maravilhosos que tiveram.

Isabel tenta animar Mário, que se sente frustrado por terem ido morar para aquele fim de mundo. Isabel diz que ainda chegaram há pouco tempo e que com certeza ele vai encontrar algo que o motive. Mário diz que falou com duas loucas na Junta e pela descrição, Tomás percebe que uma delas é a miúda com quem chocou.

Fernando, Bino e Tomé, já bastante embriagados, estão a divagar sobre uma ideia qualquer e Fernando vai anotando tudo num guardanapo. Eles brincam, riem-se e brindam.

Florinda, São e Aida estão ainda mais tocadas pelo álcool. Aida discursa e São filma-a. Aida afirma que vai abdicar da sua candidatura em prol de Nando, devido à amizade que desenvolveram durante a viagem. Florinda e São entreolham-se com ar sério.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Bino e Tomé cantam abraçados
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA