Neste episódio
Florinda (Ana Brito e Cunha) insiste em saber o que se passou no jantar, mas Corcovada (Maria do Céu Guerra) não quer falar sobre isso. Manel (Vítor Norte) aparece muito bem-disposto e diz que tem uma novidade para Corcovada. Ela acaba por arrebitar um pouco.
Vuitton (Beatriz Costa) tenta falar com São (Sílvia Rizzo), mas ela está tão focada no trabalho que nem a ouve. Vuitton fica empolgada em criar um novo guarda-roupa para a mãe e diz que a vai ajudar a ser a primeira-dama mais bem vestida e mais linda do mundo. São fica feliz por ter o apoio da filha.
Manel revela que vai passar a ser o motorista da Câmara e pede a Corcovada para o ajudar a comprar uma roupa mais apropriada para as novas funções. Corcovada fica toda animada.
Está instalada uma grande discussão e o Padre (Carlos M Cunha) já não sabe mais o que fazer. Glória (Catarina Avelar) aparece e fica muito indignada pela forma como se estão a comportar na casa do senhor e mete ordem naquilo. O Padre diz que se é para se comportarem daquela forma, acaba-se já com o presépio vivo e eles entreolham-se preocupados.
Fátima (Marta Andrino) atende um cliente e fica irritada por este estar a flirtar com ela. Fátima pergunta a Isabel (Marta Melro) se veio só beber café ou se também quer falar com Tomé (Pedro Teixeira). Isabel não gosta muito daquela abordagem.
Corcovada diz que tem todo o gosto em acompanhar Manel nas compras e aproveita e ainda passa no chinês. Manel perde o sorriso ao ouvir falar do chinês. Florinda (Ana Brito e Cunha) brinca com ele e diz que já tem programa para o dia todo. Florinda até fica mais bem-disposta.
Isabel pega no seu café e faz menção de ir para uma mesa, mas Fátima mete conversa com ela e fala de uma forma um bocado enlouquecida que a deixa desconfortável. Manuela (Inês Herédia) aparece e fica feliz por ver Isabel ali, pois assim podem falar mais à vontade sobre montanhas. Isabel fica sem saber para onde se virar.
Albino (Pedro Alves) diz que Glória tem razão e ela fica a achar que o mundo vai mesmo acabar. Albino fala de forma apaziguadora e diz que têm de se unir para levar aquela ideia a bom porto. Ficam todos surpreendidos. Albino dá um abraço a Tomé e Fernando (Manuel Marques) e ameaça que se o presépio não for para a frente, atropela-os com um trator.
Para escapar a Fátima, Isabel diz que pensou no que Manuela lhe pediu e sugere falarem sobre isso no caminho para o consultório. Manuela fica histérica. Fátima desconfia que Isabel tenha dito aquilo só para fugir dali.
Fernando chega à Junta e encontra Valquíria (Maria Sampaio) a disparatar ao telefone. Ela diz que não aguenta tanto trabalho e sai para apanhar ar. Fernando fica sem saber o que fazer com ela.
Florinda faz uma compota e conversa com Ana Carolina (Beatriz Barosa). Esta diz que ficou preocupada com a avó, pois percebeu que se passou algo no jantar, mas ela não quis falar sobre isso. Florinda garante que já lhe passou, pois Manel desafiou-a para uma sessão de compras.
Albino liga a Peixoto (Vítor Emanuel) e pede-lhe para ir ter com ele à Câmara porque precisa de desabafar. Albino confessa a Peixoto que está metido numa grande alhada. Peixoto julga que tem a ver com os roubos no cemitério. Albino diz que não é isso, mas preferia que fosse. Peixoto está curioso para saber o que Albino tem para lhe dizer, mas também está com alguma pressa. Albino fica irritado por Peixoto estar a despachá-lo e revela que o assunto é do foro pessoal e tem a ver com sentimentos. Peixoto pergunta o que se passa com Florinda, mas Albino diz que não tem a ver com ela. Peixoto não está a perceber nada.
Tomé conta a Aida (Ana Guiomar) como correu a reunião, mas ela está sempre a interrompê-lo e não o deixa falar. Aida desconfia que ele não tenha dito nada do que ela lhe disse para dizer. Tomé fica irritado e ameaça não contar mais nada.
Albino ganha coragem para falar e diz que o assunto tem a ver com Elisabete. Peixoto continua sem perceber, pois, Albino anda ali às voltas, mas acaba por revelar que não consegue deixar de pensar nela. Peixoto fica preocupado, pois sabe bem o que isso é.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI