EP 502 Chegou o dia do concurso de doces. Quem vai ganhar?

Episódio 502.

Sáb, 24 dez 2022 21:40 TVI

Neste episódio

O Padre (Carlos M. Cunha), Celeste (Margarida Antunes) e Glória (Catarina Avelar) estão a acabar de preparar o espaço para o concurso de doces. Bino (Pedro Alves) e Florinda (Ana Brito e Cunha) chegam com o seu prato de sonhos e Bino diz que podem cancelar o concurso, porque já está ali o prato vencedor. O Padre diz que não podem fazer isso e no fim do concurso logo veem quem é o vencedor. Bino não tem dúvidas de que serão eles.


Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) já chegaram com a sua travessa de sonhos. Bino fica a olhar de lado e quer desclassificá-los, porque o concurso fala em pratos e não travessas. Bino pede ao Padre para averiguar a situação, mas o Padre recusa-se. Os sonhos de Tomé e Aida já estão num prato, para haver igualdade, mas as desavenças entre os primos continuam.


O Padre agradece a participação de todos. Sofia (Susana Mendes) e Oliveira (Joaquim Oliveira) chegam com a sua torre de macarons e Aida diz que aquele doce é inválido, porque não é um doce de Natal. Aida abre os braços, impedindo que alguém toque na torre de macarons. Aida defende a sua desclassificação, por não ser um doce de Natal.

Sofia acha que pode passar a ser considerado um doce de Natal e que toda a gente devia provar um. Na verdade, estão todos muito curiosos e com vontade de provar. O Padre consegue apanhar um e leva-o à boca.

Jorge (Manuel Melo) vai ter com Nelinha (Inês Herédia), mas ela está sem paciência para ele. Jorge estende-lhe um prato com sonhos acabados de fazer e Manuela fica desarmada. Manuela agradece o gesto de Jorge e partilha os sonhos com ele.

Se já estavam todos curiosos, agora estão ainda mais. Tomé não resiste e também come um. Aida acusa-o de traição e obriga-o a cuspir, mas Tomé não obedece. Todos se atiram à torre e Sofia observa-os, feliz. Oliveira tem um ar vitorioso. Até Aida fica com um macaron na mão. Será que o vai comer?

O Padre (Carlos M. Cunha) organiza a noite natalícia com a ajuda de Celeste (Margarida Antunes), Camila (Marta Gil), Florinda (Ana Brito e Cunha) e Glória (Catarina Avelar), mas elas só falam da Revista e o Padre lembra que ainda há muito para fazer. O Padre avisa que se elas não se focam no Natal, barrica-se na igreja e não há missa do galo para ninguém.

Quina (Maria Rueff) anda numa grande azáfama a preparar tudo para a ceia de Natal. Corcovada (Maria do Céu Guerra) fica encantada com tudo o que Quina fez, mas acha que ela devia trabalhar menos e descansar mais. Quina ainda está maravilhada com a Revista, só não está é a achar muita piada à ceia de Natal na rua, mas Corcovada diz-lhe que vai acabar por gostar.

Alguns homens descarregam a lenha de uma carrinha, para fazerem a fogueira de Natal. Enquanto Jorge (Manuel Melo), Peixoto (Vítor Emanuel), António (Luís Simões) e Carlos (Rodrigo Paganelli) vão muito carregados, Tomé (Pedro Teixeira) e Bino (Pedro Alves) levam pequenos troncos e não se entendem quanto ao local onde será a fogueira. Acaba por ser Peixoto a escolher o local e Bino fica todo enxofrado. 

Corcovada garante que a consoada vai ser boa, mas Quina está um pouco cética, porque para ela a consoada é ficar em casa a comer. Abel (Júlio César) aparece e Corcovada fica muito feliz por ele ter decidido passar o Natal com ela. Corcovada sugere beberem um xiripiti e ninguém diz que não. Abraçam-se felizes.

Elisabete (Ana Marta Contente) aninha-se no colo de Aida (Ana Guiomar) e diz que o Natal é a sua altura preferida do ano. Ficam ali as duas a recordar Natais passados e há uma grande alegria e cumplicidade entre as duas, que acaba coma entrada de Josefa (Rita Salema). Esta pergunta-lhes o que já fizeram para a ceia e avisa que não quer passar vergonhas. 

Aida passa-se por Josefa ter estragado o momento de mãe e filha e manda-a para a cozinha, para a ajudar, em vez de estar ali a reclamar. Aida vai buscar o avental que Elisabete costumava usar no Natal e coloca-o em Elisabete. Mãe e filha emocionam-se. 

A pilha de lenha já está montada e Bino e Tomé continuam a discutir. Já ninguém os pode ouvir. Fernando (Manuel Marques) chega e é ele sozinho que acende a fogueira. Todos ficam espantados por Fernando ter conseguido. Fernando fica todo orgulhoso e pede a Jorge para contar a São (Sílvia Rizzo) que foi ele que acendeu a fogueira sozinho. 

Aves (Hugo Sousa) já assou os perus e estão com um aspeto incrível. Fátima (Marta Andrino) está atónita. Aves conta que aprendeu tudo com a avó. Fátima e Aves emocionam-se com as suas histórias e Fátima diz a Aves que ele tem um bom coração. Aves muda e volta à sua postura brincalhona habitual. 

Já estão todos reunidos à volta da fogueira. Há comes e bebes por ali. Estão todos animados e o espírito natalício está no ar. Corcovada não pode deixar de fazer um discurso para dar início às festividades. 
Sofia (Susana Mendes) já está pronta para ir para a consoada, mas Oliveira (Joaquim Nicolau) diz que não vai passar o Natal com aquela gente. Sofia relembra que ele é que quis vir morar para a aldeia e agora tem de fazer parte da comunidade, mas Oliveira não concorda e recusa passar a consoada com as pessoas da aldeia. Sofia pega em Maria Irene (Maria Simões) e vai na mesma. Oliveira fica furioso por Sofia o deixar sozinho. 

Bino está de volta da grelha porque embirrou que não há Natal sem bacalhau e decidiu grelhar uma posta. Albino deixa queimar o bacalhau e Tomé e Fernando apagam o lume com vinho. Apesar do bacalhau estar estorricado Albino tenta comê-lo. Como não consegue, pede a Florinda os pastéis de bacalhau que ela tinha oferecido. 

Manuela não para de perguntar se ainda falta muito para começarem o amigo oculto. Já estão todos fartos de a ouvir e queixam-se que ainda agora perguntou. Jorge chega com bebidas para todos e faz questão de fazer um discurso. Todos o desdenham, mas depois acabam por se emocionar. 

Sofia nunca tinha visto uma consoada assim e está mortinha por fazer parte daquela festa onde impera o amor.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Chegou o dia do concurso de doces. Quem vai ganhar?
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA