O Padre entra na sacristia depois da missa do galo e Celeste (Margarida Antunes) vem logo atrás dele, a elogiar a missa que ele deu. O Padre assume que o Natal o inspira e que gosta de ver as pessoas todas juntas. Celeste afirma que ele nasceu para ser Padre e essas palavras deixam-no pensativo. Celeste nota qualquer coisa, mas não diz mais nada.
António (Luis Simões) diz que sonhou muito com o momento em que ia passar o Natal com Fátima (Marta Andrino) e agora ali estão eles, casados e a morar juntos. António imaginava que iam ter um cão e Fátima diz-lhe que pode escolher o nome. Comentam como Aves (Hugo Sousa) foi generoso em oferecer perus a toda a gente e estão curiosos com a surpresa que ele preparou.
Chegam a casa depois da missa do galo e todos elogiam a missa que o Padre deu. Quina (Maria Rueff) diz que os pais também teriam gostado e Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz que de certeza que eles lá estiveram e gostaram. Ana Carolina (Beatriz Barosa) despede-se e diz que vai dormir.
Manel (Vítor Norte) e Abel (Júlio César) disputam para ver quem oferece primeiro o presente a Corcovada.
Celeste diz que toda a gente gosta muito do Padre e apesar de não ter recebido nenhum presente, não vai para casa de mãos a abanar, pois Celeste comprou-lhe um miminho. Ela mostra-lhe uma garrafa de vinho do Porto e o Padre fica como que hipnotizado. O Padre diz que aquilo veio mesmo a calhar. Celeste diz que tem outra prenda e o Padre espreita para dentro do saco.
Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) chegam a casa com Elisabete (Ana Marta Contente) e Josefa (Rita Salema). Aida reclama com Josefa por não se descalçar. Josefa queixa-se da duração da missa. Elisabete refila com a tia por estar sempre a queixar-se. Tomé está com fome e Aida só quer paz e sossego. Aida diz que quem quiser aproveitar o Natal, pode ficar. Quem quiser discutir, pode ir para a cama.
Manel está ansioso para dar o seu presente a Corcovada. Ela abre e adora o kimono que ele lhe ofereceu. Abel acha que Corcovada está só a ser simpática e que a prenda dele tem muito mais nível do que a de Manel.
Peixoto (Vítor Emanuel) pôs a mesa para 3 e um lugar para a filha. Peixoto serve os pratos como se estivessem ali Valquíria (Maria Sampaio), a filha e Lurdes, mas à medida que as vai servindo e falando com elas, vai caindo na real e fica muito deprimido por estar sozinho.
Corcovada já abriu o presente de Abel e gosta muito dos sapatos que ele lhe ofereceu. A centenária experimenta os sapatos com o Kimono e diz que ficam muito bem juntos. Manel e Abel não concordam e ficam a disputar quem deu o melhor presente.