Neste episódio
Carlos (Rodrigo Paganelli) ajuda Florinda (Ana Brito e Cunha) a arrumar os novos bibelôs que Corcovada (Maria do Céu Guerra) comprou. Carlos passa-se quando vê um saco cheio de cortinados. Ana Carolina (Beatriz Barosa) chega com Louis (Valdemar Brito) e convida-o para jantar. Carlos fica incomodado, mas finge que não. Corcovada convida-o, também, para jantar e ele fica atrapalhado.
Tomé (Pedro Teixeira) está quase a falecer com o suspense de Aida (Ana Guiomar), mas ela lá acaba por dizer que apesar dos altos e baixos, o amor deles é para a vida. Emocionam-se ao recordar o dia em que se conheceram e combinam namorar mais logo.
Bino (Pedro Teixeira) queixa-se que já não tem mais espaço no cemitério para enterrar pessoas e tenta convencer o Padre (Carlos Cunha) a comprar-lhe o seu terreno.
Fernando (Manuel Marques) e São (Sílvia Rizzo) estão a contar o dinheiro, mas São acha que é pouco. São diz que assim vai ter de aceitar a ajuda de Florinda, mas Fernando não acha boa ideia, já que eles é que são ricos. São diz que a única solução é venderem a casa de Adelaide (Filomena Gonçalves), pois a casa também pertence a Fernando. Ele fica tenso.
O Sôtor (José Carlos Pereira) está a preparar-se para sair, quando surge Manela (Inês Herédia) e lhe diz que precisa de falar com ele. O Sôtor julga que ela lhe vai perguntar onde esteve, mas ela quer falar-lhe das mamas. Sem paciência, desembaraça-se dela e deixa-a a falar sozinha. Quando o Sôtor sai, depara-se com Aida à espera dele. Aida diz-lhe que precisam de conversar, de preferência sem ninguém ver. Ele fica sobressaltado.
Aida está com um ar sério, tal como ele também fica. O Sôtor pergunta a Aida o que está a fazer ali. Ela diz-lhe que precisam de falar e puxa-o para o exterior do consultório. Bino está a sair da igreja a protestar com a seca que levou do Padre, quando vê Aida a puxar o Sôtor. Bino acha aquilo estranho e fica a ver.
Aida pede desculpa ao Sôtor pela forma como Tomé (Pedro Teixeira) falou com ele. Nota-se que está à procura de atenção. Manula também os observou pela janela e fica desconfiada.
Corcovada prepara caipirinhas enquanto conversa com Ana Carolina e Louis sobre as compras que fez no chinês. Ana Carolina acha que a bisavó não precisa de nada daquilo, mas Corcovada diz-lhe que há coisas que vão para o seu enxoval. Conversam sobre casamentos e enxovais. Carlos ouve, mas segue o seu caminho. Corcovada relembra quando se apaixonou pelo marido.
Jorge (Manuel Melo) conversa com Adelaide sobre Louis nunca ter tido nenhuma namorada e por andar sempre de volta dos livros. Adelaide pede a Jorge para ir às compras e ele sente-se culpado por ter gasto o dinheiro que o tio lhe deu. Jorge diz que tem mais biscates em vista e que as coisas vão melhorar.
Fátima (Marta Andrino) e Tomé estão tensos porque Aida anda a inspecionar tudo. Aida chama-os à atenção para a limpeza do espaço e, depois, manda Fátima atender os clientes que estão à espera.
Fernando e São entram e todos os vão receber, animados. Carlos está a tirar a carne do grelhador, quando recebe uma chamada de Fátima, a avisá-lo do ensaio do grupo de danças de salão. Vuitton ouve a conversa e também quer ir. Louis sugere que jantem e depois vão os quatro. Ana Carolina tenta esquivar-se, mas Corcovada convence-a a ir.
Estão todos animados com a chegada de São e Fernando, matam saudades e contam as novidades. São e Fernando dizem que só vão embora depois da festa. Jorge aparece e Fernando pede-lhe para o abraçar como se ainda não o tivesse visto.
Corcovada, Louis e Vuitton falam com entusiasmo a Ana Carolina, sobre a festa da aldeia. Ela não partilha do mesmo entusiamo e troca um olhar com Carlos, que lhe sorri num raro momento de cumplicidade.
Corcovada dispensa Florinda e diz que os jovens lavam a loiça. Ana Carolina tenta esquivar-se mais uma vez, mas sem sucesso.
Fernando promove o encontro de São com Jorge, mas esta é fria. São gosta do sobrinho, mas não tem muita paciência para ele. Fernando continua a fingir que ainda não tinha visto Jorge.
Aida ouve Fátima dizer que Jorge deve dinheiro e fica de antenas no ar.
Florinda passa-se com Bino por estar a limpar os sapatos em cima da mesa. Bino sugere irem para o quarto, mas Florinda diz logo que está muito cansada e que vai dormir. Florinda pergunta a Bino se mexeu nas suas coisas, mas ele nega.
Bino queixa-se por Florinda andar muito nervosa e atribui ao facto de não extravasarem. Bino deita-se junto a Florinda, que finge já estar a dormir, dizendo-lhe que a ama muito e ela fica emocionada. Bino recebe uma mensagem e engole em seco ao ver uma foto de Betinha em camisa de dormir.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI