Neste episódio
Camila (Marta Gil) vai fazer umas compras e Aida (Ana Guiomar) incentiva António (Luís Simões) a vender-lhe os produtos gourmet, mas ela recusa. O Sôtor (José Carlos Pereira) aparece e Aida fica logo toda empolgada, mas ele não lhe dá grande atenção. Aida fica indignada ao ver Camila e o Sôtor à conversa, muito animados. Aida pede a António para ir ouvir a conversa.
Jorge (Manuel Melo) gostou da ideia de Manela (Inês Herédia) sobre o coro de Gospel, embora não esteja muito bem a ver o que isso é. Manela fica feliz por ter conseguido um aliado e por ter conseguido impressionar Jorge, mas este só está preocupado com ele próprio e na oportunidade que terá para brilhar.
São está possuída por Valquíria conhecer todos os cantos à casa e não tem dúvidas de que andaram a fazer sexo por ali. Fernando tenta acalmá-la e lembra-a que precisa da ajuda de Peixoto. São bebe uns goles de vinho para se acalmar e voltam para a sala com um sorriso amarelo.
Ana Carolina (Beatriz Barosa) assume que a aldeia está a mexer com ela e que se tem apercebido que não teve o acompanhamento que devia, por não ter tido a sua mãe por perto. Corcovada (Maria do Céu Guerra) vê a bisneta vulnerável e mostra uma doçura que ainda não tínhamos visto.
O Padre (Carlos Cruz) queixa-se por ter de aturar os problemas de toda a gente na aldeia. Celeste percebe que o Padre se dirige para a garrafa de licor e inventa que precisa de se confessar. O Padre protesta, mas desiste do licor e vai cumprir o seu dever. Celeste fica aliviada.
Bino liga a Peixoto e pede-lhe para ir beber um copo com ele, já que gastou a sua parte do dinheiro, é o mínimo que pode fazer. Peixoto diz-lhe que agora não pode e Bino lamenta-se por não ter amigos de verdade.
Corcovada pergunta a Ana Carolina se sabe fazer arroz seco. Ana Carolina acena que não e Corcovada diz-lhe que hoje vai aprender. Ana Carolina fica animada por ir aprender a cozinhar.
Durante o jantar, São revela que se vai candidatar à presidência da comissão de festas e Valquíria adora a ideia. Começam a simpatizar mais uma com a outra. São diz que precisa só que Peixoto lhe consiga o regulamento da candidatura sem que Bino saiba. Peixoto diz que não pode fazer isso a Bino e sente-se entalado.
Todos gozam com a falta de jeito de António (Luís Simões) para dançar. Ele é querido e oferece uma pomada a Manela para tratar as nódoas negras que ele lhe fez. Nelinha tenta convencer o resto do grupo a participar no coro de Gospel.
Aida acha que Betinha (Ana Marta Contente) está triste e conversa com ela como quando era pequenina. Aida quer saber se a filha está apaixonada por alguém, pois gostava que ela casasse e tivesse filhos. Betinha pensa em Bino, mas sabe que não pode contar a ninguém. Betinha recebe uma chamada de Bino e Aida queixa-se por ela ser explorada.
Betinha encontra Bino caído sobre a mesa, com a garrafa de brandy quase vazia. Bino diz que está muito triste porque ninguém o compreende. Betinha começa a fazer-lhe festinhas e diz que gosta muito dele, encostando-se, e beijam-se.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI