Neste episódio
Elisabete (Ana Marta Contente) comenta uma notícia que lê na revista e Manuela (Inês Herédia) aproveita para se queixar que ninguém lhe deu o devido valor por ter organizado a festa. Elisabete mostra-se sem paciência para as lamentações de Manuela e pede-lhe para mudar de assunto. A recepcionista começa a falar-lhe de Paulo (Hélder Agapito) e das flores que ele lhe ofereceu. No entanto, a filha de Aida (Ana Guiomar) fica para morrer por já toda a gente saber daquela história e pede-lhe para voltar ao tema da festa.
Filipa (Francisca Cerqueira Gomes) provoca Carlos e diz-lhe que dormiu com Ana Carolina (Beatriz Barosa), mas preferia ter dormido com ele. Carlos fica atónito e Filipa diz-lhe que estava a brincar, mas não para de o provocar. Ana Carolina não gosta muito da proximidade de Filipa a Carlos e apressa-a para ir fazer a mala.
O Padre (Carlos M. Cunha) conversa com António (Luís Simões) sobre a festa e diz que estava tudo muito bonito, mas que havia pouca bebida. António estranha, mas logo percebe que devem ter escondido as bebidas do Padre. Este diz que está ali para comprar vinho e o empregado de Aida diz-lhe prontamente que acabou. O Padre acha estranho não haver vinho e quer ir confirmar, mas António põe-se à frente dele. O Padre insiste em ir ver e António diz que precisa de se confessar, só para conseguir travar o Padre. António não sabe o que dizer e confessa que tem comido muito queijo às escondidas de Aida.
Elisabete arrasta mesas de um lado para o outro, enquanto Albino (Pedro Alves), Tomé (Pedro Teixeira) e São (Sílvia Rizzo) estão reunidos com o Padre para decidirem como vai ser a disposição das mesas de voto. O Padre já não os pode ver à frente e diz que não há nada para decidir, pois Elisabete já faz aquilo há vários anos e corre sempre bem.
Mal vê Ana Carolina, Carlos dá meia-volta para ir embora. Ana Carolina não percebe aquela atitude e questiona-o. Carlos diz que está tudo bem, mas Ana Carolina não acredita. Carlos acaba por demonstrar que está com ciúmes de Louis e Ana Carolina goza com ele. Ela dá-lhe um beijo na cara e ele fica sem saber o que pensar.
Tomé acusa Albino de se estar a fazer de seu amigo, mas anda a enganá-lo pelas costas. Albino garante que não são amigos e apenas aliados por tempo limitado, até tirarem São do caminho. Albino e Tomé pensam numa forma de fazer desaparecer os votos de São, mas não confiam muito um no outro.
Fernando (Manuel Marques) visita Adelaide (Filomena Gonçalves) e fica preocupado com o estado debilitado em que ela está, apesar dela dizer que está bem. Adelaide está decidida a vender a casa e quer que Fernando trate disso o mais rápido possível.
Albino dá indicações a Peixoto (Vítor Emanuel) para colocar câmaras junto às cabines de voto, para saber quem é que vota nele e quem não, para passar a resolver só os problemas das pessoas que votaram nele. Peixoto diz-lhe que isso é ilegal, mas Albino diz que não.
Fernando revela que São veio com ele, porque quer falar com Adelaide, mas ela diz que não está em condições. Batem à porta e São entra. Adelaide olha-a, tensa. Fernando deixa São e Adelaide a sós. Adelaide diz que não tem forças para discutir, mas São afirma que também não foi ali para isso. São quer propor tréguas a Adelaide, pois considera que a família tem de estar unida num momento destes. Adelaide concorda e agradece.
O Padre (Carlos M. Cunha) pede a caixa mistério a Aida (Ana Guiomar), pois já passou o tempo em que deveria ficar à guarda dela. Aida resiste em entregar a caixa e avisa que há muita gente a querer saber o que está lá dentro. O Padre garante que ficará em boas mãos, mas Aida acha que ninguém a guardará melhor do que ela.
São (Sílvia Rizzo) quer vender a casa o mais rápido possível, mas não sabe como, pois nunca vendeu nenhuma. São acha que Louis (Valdemar Brito) é capaz de saber, já que sabe sempre tudo. São fica amuada com Fernando (Manuel Marques) , mas ele nem percebe porquê. Vuitton (Beatriz Costa) diz que as mulheres têm sempre um motivo para estarem amuadas e normalmente é por causa dos homens.
Corcovada ensina Ana Carolina (Beatriz Barosa) a fazer crochet e conversa com ela sobre estar apaixonada por Carlos (Rodrigo Paganelli) e Louis (Valdemar Brito). Ana Carolina fica envergonhada por não compreender o que está a sentir, mas Corcovada (Maria do Céu Guerra) diz-lhe que é normal e faz parte da juventude.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI