EP 55 Nando pede ajuda a Tomé

Em «Festa é Festa», Nando (Manuel Marques) pede a ajuda de Tomé (Pedro Teixeira) para vender a casa.

Conteúdo patrocinado
Qui, 8 jul 2021 21:55 TVI

Neste episódio

Florinda (Ana Brito e Cunha) fica surpreendida por Albino (Pedro Marques) ainda estar em casa, pois julgava que ele já estaria na aldeia a comprar votos. Ela diz-lhe que vai fazer um cozido e Albino julga que a mulher o está a seduzir, ficando todo entusiasmado.

São (Sílvia Rizzo) está muito infeliz e tenta desenvencilhar-se do Padre (Carlos M.Cunha), mas ele não para de falar. Este sugere-lhe que frequente as aulas de Latim, mas ela não se mostra muito entusiasmada. O Padre convence-a dizendo que os candidatos dispostos a aprender, costumam ter mais votos.

Fátima (Marta Andrino) e Tomé (Pedro Teixeira) conversam com Manel (Vítor Norte) sobre a confusão que foi quando deixou ali o canário. Ele está de saída quando encontra Corcovada (Maria do Céu Guerra) e esta lhe diz que vai precisar da ajuda dele e de Tomé. Manel fica apreensivo e Tomé, curioso.

Tomé e Manel andam a medir tudo sob comando de Corcovada, enquanto Ana Carolina (Beatriz Barosa) anota tudo. Corcovada quer remodelar o espaço e avisa Manel que segunda-feira têm de ir ao chinês comprar tecidos novos. Ele revira os olhos.

São já está deitada na cama, derreada. Fernando (Manuel Marques) coloca-lhe um pano húmido na testa, preocupado. São diz que ficou assim, cheia de dores de cabeça, por causa do latim do Padre e culpa o marido por não ter ido com ela. Fernando fala em latim e ela tem vontade de lhe bater.

Manel acha que já tiraram as medidas todas e prepara-se para ir embora, mas Corcovada quer tirar as medidas aos bancos e aos quadros. Ana Carolina acha que a decoração está bem assim, pois faz parte da identidade da aldeia, mas a sua bisavó acha melhor tirar as medidas na mesma. Tomé e Manel bufam, mas retomam as medidas, resignados.

Albino dá indicações a Carlos (Rodrigo Paganelli) e Elisabete (Ana Marta Contente) sobre como devem proceder nos preparativos para as eleições e depois dá uma mini palestra a Carlos sobre a importância da democracia.

Ana Carolina e Corcovada vão vendo as prateleiras com a ajuda de Aida (Ana Guiomar), que tenta exibir ao máximo os seus produtos. A mulher de Tomé recomenda vários produtos e Ana Carolina compra alguns. Corcovada diz que prefere tudo mais simples, mas gosta de conhecer as novidades. 

Carlos fica indignado por Albino estar a sugerir que ele oriente os votos, de forma a votarem nele. O filho de Florinda recusa-se, pois considera isso antidemocrático. Bino fica furioso por não poder contar com o filho para nada. 

Corcovada dá algum dinheiro a António (Luís Simões) para poder ir ver um jogo da seleção e ele fica sem reação. Quando Corcovada está quase a ir embora, António abraça-a. A bisavó de Ana Carolina disfarça e diz que ele ficou assim porque ela o elogiou. 

Albino está sentado diante do seu cozido, com um ar muito feliz. Florinda está satisfeita por ver o marido tão consolado. Albino diz que amanhã é um dia muito importante e a mulher vai ter de estar ao lado dele. Florinda afirma que tem mais que fazer e que pode não ser ele a ganhar. Ele fica pasmo e perde o apetite. Só continua a comer porque é cozido.

Glória (Catarina Avelar) está por ali a criticar tudo o que encontra e a dizer mal de Albino. Carlos não aguenta mais ouvi-la falar mal do pai e defende-o. Albino emociona-se ao ouvir o filho defendê-lo.

Fátima (Marta Andrino) faz um esforço para aturar Tomé (Pedro Teixeira) que está em nervos por causa das eleições e Manuela (Inês Herédia) que está por ali a implorar por perdão. Jorge (Manuel Marques) dá graxa a Tomé e diz-lhe que as eleições estão no papo. Nelinha decide prestar os seus serviços de coaching a Tomé.

Albino está orgulhoso pela forma como Carlos o defendeu. Elisabete (Ana Marta Contente) também fica do lado de Albino e ele emociona-se com a equipa que formou. Glória é que continua a dizer mal de tudo e está convicta de que Bino não vai ganhar as eleições. Os dois discutem e Carlos e Elisabete têm de intervir.

Tomé ouve atentamente os conselhos de Manuela e tenta pô-los em prática. Fátima está sem paciência para aquela conversa e compara-a à do Padre quando bebe. Jorge pesquisa a palavra "Coach" no telemóvel, mas tem pouca rede e anda de braço esticado no ar. Fátima quer sair daquele filme.

Carlos e Elisabete estão a acabar de arrumar as coisas para as eleições. Carlos decide abrir a caixa com os boletins de voto e fica espantado com o que vê, olhando para Elisabete, incrédulo.

 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Nando pede ajuda a Tomé
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar