Neste episódio
Em «Festa é Festa», Betinha (Ana Marta Contente) e Jorge (Manuel Melo) ajudam Nelinha (Inês Herédia) com o material para a aula de ginástica, mas ela refila por eles não quererem participar na aula. Manuela está muito nervosa e acha que vai fazer história. Jorge e Betinha (Ana Marta Contente) entreolham-se, incrédulos.
Aida (Ana Guiomar) e António (Luís Simões) estão à porta da mercearia, a ver a aula. Comem pipocas e bebem refrigerante, como se estivessem no cinema e vão comentando a performance dos alunos. Aida critica tudo e todos e fica irritada por António não concordar com ela.
Ana Carolina (Beatriz Barosa) fica incrédula quando o pai lhe diz que veio passar uma temporada a casa da avó (Maria do Céu Guerra), pois o banco tirou-lhe a casa.
Aida (Ana Guiomar) e António (Luís Simões) continuam entretidos a observar a aula de zumba. Aida continua a criticar tudo e todos, mas António não vai na onda e critica-a a ela. Nelinha despe a t-shirt e António arregala os olhos e entorna o refrigerante que estava a beber.
Fátima (Marta Andrino) resmunga consigo própria por estar a trabalhar no seu dia de folga, em vez de estar a fazer a aula como tinha programado. Tomé (Pedro Teixeira) fica confuso sobre quem é que Fátima está a falar.
Nelinha (Inês Herédia) puxa pelos alunos, mas estão todos muito descoordenados, exceto Corcovada (Maria do Céu Guerra), que parece que nasceu para aquilo. Bino (Pedro Alves) fica espantado e ressentido com a energia de Corcovada, pois ele está de rastos.
Florinda (Ana Brito e Cunha) entra na mercearia e queixa-se da barulheira que está na praça. Aida (Ana Guiomar) continua a assistir a aula e a criticar tudo o que vê. Aida manda António (Luís Simões) atender Florinda e ele diz que só vai porque quer e porque gosta muito de Florinda. Esta diz que quer comprar coisas esquisitas e António fica confuso.
Tomé (Pedro Teixeira) comenta a destreza de Corcovada (Maria do Céu Guerra) e Paulo (Hélder Ágapito) junta-se a ele. Estão os dois impressionados e concordam que ela ainda os vai enterrar a todos. Fátima (Marta Andrino) continua a trabalhar e a queixar-se por sobrar sempre tudo para ela.
Florinda (Ana Brito e Cunha) está preocupada com a preparação do almoço para João Maria (Ricardo trêpa). António (Luís Simões) aconselha-a a levar uvas para sobremesa. Florinda está reticente, mas acaba por agradecer a ajuda de António.
São (Sílvia Rizzo) está aborrecida e critica o facto de Vuitton (Beatriz Costa) estar sempre agarrada ao telemóvel. São acha que Vuitton é que devia fazer a aula de ginástica e não Fernando (Manuel Marques). São queixa-se que as férias estão a ser estranhas, pois acontece tudo, mas não acontece nada e decide ir até ao café para saber como está a ida à TVI.
Nelinha (Inês Herédia) termina a aula e faz alongamentos. Bino (Pedro Alves) está de rastos e diz que nunca mais se mete naquilo. Corcovada (Maria do Céu Guerra) está muito entusiasmada e dá os parabéns pela iniciativa. Corcovada quer uma aula todas as semanas. Bino, vendo que pode ganhar pontos com Corcovada, promete que as aulas são para continuar.
Fátima (Marta Andrino) repara no olho negro de Paulo (Hélder Ágapito) e ele diz que agora tem mais dificuldade em ler os destinatários das cartas. Tomé (Pedro Teixeira) acha piada, pois Paulo nunca acertou nos destinatários, mesmo quando tinha o olho bom. São (Sílvia Rizzo) pede para falar com Tomé e ele fica reticente.
O Padre (Carlos M.Cunha) está todo energético e sorridente e diz que se sente como se fosse outra vez o jovem seminarista. Isidro diz que até tem vontade de partilhar as suas histórias de quando era seminarista e ficam todos aflitos. O Padre está tão animado que sugere fazer um espetáculo de stand up comedy na festa da aldeia.
Tomé (Pedro Teixeira) confirma que a ida a à TVI já está agendada e que não pode haver atrasos. Tomé sugere que São (Sílvia Rizzo) trate do penteado e da maquilhagem de véspera, para não se atrasarem no próprio dia. Paulo (Hélder Ágapito) diz que a mãe já fez isso quando foram a um casamento e que dormiu sentada. São perde a paciência e vai embora.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) chega a casa muito animada, ao contrário de Manel (Vítor Norte) que vem com um ar destruído. Ana Carolina (Beatriz Barosa) vem ter com a bisavó e ela percebe que algo se passa. João Maria (Ricardo Trêpa) aparece e Corcovada pergunta-lhe se veio fazer uma visita.
Bino (Pedro Alves) não está a querer acreditar no que o Padre (Carlos M.Cunha) lhe está a dizer e finge que não percebe. O Padre explica que vai subir ao palco da festa e falar aos fiéis como faz na missa, mas desta vez vai contar histórias cómicas que viveu no seminário. Todos tentam fazer o Padre desistir daquela ideia, mas sem sucesso e ficam aflitos.
Corcovada é apanhada de surpresa quando João Maria lhe pergunta de pode passar ali uma temporada. Corcovada recompõe-se e diz que João Maria pode ficar lá em casa. Não vai deixar de dar a mão a quem precisa. Manel e João Maria ficam incrédulos quando Corcovada lhes diz que vão partilhar o quarto.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI