Neste episódio
Em «Festa é Festa», Bino (Pedro Alves) estranha ver Fernando (Manuel Marques) de novo ali na Junta e Peixoto (Vítor Emanuel) acha que se pode tratar de espionagem. Betinha (Ana Marta Contente) anuncia Fernando, mas Bino diz que agora não pode recebê-lo pois está numa reunião. Fernando insiste e Peixoto não tem dúvidas de que se trata de espionagem.
Nelinha (Inês Herédia) e Jorge (Manuel Melo) estão ansiosos por saber o que Corcovada (Maria do Céu Guerra) quer fazer e ela diz que têm razão para isso, pois o que lhes vai pedir, vai mudar as vidas deles para sempre e a dela também. Corcovada pergunta a Jorge se tem carta de condução e ele afirma que tem de carro e de mota. Corcovada diz que isso já é meio caminho andado e sorri, misteriosa.
Betinha (Ana Marta Contente) insiste em saber se Fernando (Manuel Marques) pode entrar ou não e Bino (Pedro Alves) pede-lhe para seguir os procedimentos regulamentares. Elisabete fecha a porta e liga para o gabinete de Albino para perguntar se pode receber Fernando. Albino diz-lhe que está em reunião e desliga a chamada. Fernando ainda olha através do vidro, mas Bino e Peixoto (Vítor Emanuel) desviam o olhar.
António (Luís Simões) entra na mercearia e Aida (Ana Guiomar) começa logo a mandar vir com ele por ter demorado muito tempo. António começa a murmurar que está quase, até que se passa e diz que está farto de aturar as maluqueiras de Aida e Tomé (Pedro Teixeira) e acabou de decidir que vai tirar a tarde de folga. Aida fica atónita.
Aves (Hugo Sousa) vai ao café entregar salsichas e aproveita para mandar piropos a Fátima (Marta Andrino). Tomé (Pedro Teixeira) diz-lhes para prepararem as salsichas. Aves fica todo contente por estar com Fátima, mas esta não acha graça.
Jorge (Manuel Melo) e Nelinha (Inês Herédia) chegam a casa ainda eufóricos com a reação de Corcovada (Maria do Céu Guerra) e Nelinha não tem dúvidas de que o novo projeto dela vai ser um sucesso.Fernando (Manuel Marques) chega cabisbaixo e não mostra qualquer interesse em saber o que os deixou tão felizes.
Tomé (Pedro Teixeira) anda a distribuir salsichas pelos clientes que estão deliciados. Aves (Hugo Sousa) continua a chamar Fátima (Marta Andrino) de Fatinha e esta está muito irritada.
A família está a jantar e São (Sílvia Rizzo) incentiva Fernando (Manuel Marques) a meter conversa com Vuitton (Beatriz Costa) mas ela fica calada e Fernando passa-se. Fernando diz à filha que não tem razões para estar assim e que devia ter noção do ridículo que foi estar aos beijos àquele velho. Vuitton desata a chorar e São acusa Fernando de estar sempre a arranjar confusões.
Bino (Pedro Alves) janta com a família e comenta que Fernando (Manuel Marques) anda muito estranho, pois passa a vida a ir à Junta e ainda não percebeu o que ele quer. Florinda (Ana Brito e Cunha) acaba por dizer que também o achou estranho quando foi a casa dele, mas percebe que falou demais. Bino não deixa passar e quer saber quando e porquê ela foi a casa de Fernando.
Jorge (Manuel Melo) e Nelinha (Inês Herédia) brindam à sua nova sociedade e ela insiste que sempre teve razão, pois sempre soube que havia uma coisa maior reservada para eles os dois. Jorge acaba por dar razão a Nelinha e há ali um momento de cumplicidade que é mal interpretado por Fátima (Marta Andrino), que arregala muito os olhos.
Bino (Pedro Alves) continua a olhar desconfiado para Florinda (Ana Brito e Cunha) e quer saber quando é que ela foi a casa de Fernando (Manuel Marques). Florinda está muito aflita e pergunta a Carlos (Rodrigo Paganelli) quando foi, porque ele foi com ela. Carlos não sabe o que dizer, porque na verdade não foi a lado nenhum. Florinda inventa que foi lá levar um bolo e foge dali. Bino fica muito desconfiado.
Agora é Fátima (Marta Andrino) que está eufórica e quer saber tudo. Jorge (Manuel Melo) e Nelinha (Inês Herédia) não escondem a felicidade, mas dizem que ainda não podem contar pormenores, pois o segredo é alma do negócio. Fátima diz que neste caso é a alma da relação e eles percebem que ela está equivocada. Jorge ri-se muito por Fátima ter achado que ele e Nelinha namoravam e Manuela fica abalada. Jorge explica que são só amigos e agora também sócios. Fátima fica desconsolada, mas dá-lhes os parabéns na mesma. Nelinha fica triste com aquela reação de Jorge, mas tenta disfarçar como pode.
Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) discutem porque ele quer jantar, mas ela está muito cansada porque teve de fazer tudo sozinha na loja, já que Tomé andou a chatear António (Luís Simões) e ele tirou a tarde de folga. Tomé começa a aproximar-se de Aida e a falar num tom meloso. Ela acaba por sorrir, derretida.
António (Luís Simões) pede um café e Fátima (Marta Andrino) estranha vê-lo tão acabrunhado. António diz estar farto de levar patadas dela e Fátima fica surpreendida com aquele desabafo.
Glória (Catarina Avelar) oferece bolos ao Padre (Carlos M.Cunha) e ele percebe que aquilo traz água no bico. Glória diz que precisa de conversar sobre a sua filha. Glória desabafa com o Padre sobre as preocupações que tem com a filha por estar apaixonada pelo Sôtor. O Padre compreende a preocupação de Glória, mas lembra que todos têm telhados de vidro e que Camila (Marta Gil) também tem uma história por resolver.
Fátima (Marta Andrino) convida António (Luís Simões) para jantar fora, para ver se lhe passa o mau humor, mas ele recusa, pois não precisa que ela vá jantar com ele por favor. Fátima não esperava aquela reação. António vai embora sem sequer beber o café.
Manel (Vítor Norte) está refastelado no sofá, enquanto come e faz zapping na TV. Corcovada (Maria do Céu Guerra) pede licença e diz-lhe que precisam de ter uma conversa. Manel acha que ela vai correr com ele ali de casa, mas Corcovada só quer saber como está o casamento dele. Manel diz que já tomou uma decisão. Manel informa Corcovada que decidiu divorciar-se, mas como o seu ordenado não é grande coisa, pergunta-lhe se pode ficar a morar ali em casa mais um tempinho. Corcovada recosta-se no sofá, pensativa.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI