EP 155 São desconfia de Fernando

Em «Festa é Festa», São (Sílvia Rizzo) está ocupada com a sua máquina de costura, até que Nando (Manuel Marques) aparece com Jorge (Manuel Melo) para saírem. A mãe de Vuitton (Beatriz Costa) questiona o marido sobre a sua saída para encontrar o padre na paróquia. 

Sex, 5 nov 2021 21:55 TVI

Neste episódio

O Padre (Carlos M Cunha) liga a Tomé (Pedro Teixeira) para o convocar para a reunião sobre o presépio vivo. Tomé fica muito indignado por terem marcado uma reunião sem o seu consentimento. O Padre tem que ter muita paciência. Tomé fica surpreendido pelo Padre estar a convocá-lo para uma reunião sobre o presépio vivo e pergunta quem é que decidiu aquilo. O Padre afirma que foi ele e Tomé fica sem saber o que dizer. Tomé acha inadmissível que tenham organizado uma reunião sobre uma ideia sua e não o tenham consultado. 

A família tenta perceber o que se passou para Abel não ter ficado até ao final do jantar, mas ele foge às perguntas e preocupa-se com os medicamentos que tem para tomar. Todos tentam adivinhar o que se terá passado e Tomás (João Lima) sugere que Abel (Júlio César) e Corcovada (Maria do Céu Guerra) têm um caso. Alice (Telma Cardoso) diz que eles não beijos por causa dos micróbios e todos riem. 

Albino (Pedro Alves) vê a foto que Elisabete (Ana Marta Contente) lhe enviou e tem de respirar fundo. Albino sabe que se está a meter em trabalhos, mas não lhe consegue resistir. Albino envia uma mensagem de resposta e como não consegue fazer os emojis, escreve: coração, vermelho, piscar de olho. 

Albino acorda muito bem-disposto e começa a cantar. Florinda (Ana Brito e Cunha) estranha, pois nunca o tinha ouvido cantar antes. Albino não se apercebeu de que estava a cantar e nega que o tivesse feito, mas sai do quarto todo animado e volta a cantar. Florinda olha para ele com um ar muito espantado. 

Tomé está prestes a sair de casa, mas Aida (Ana Guiomar) enche-lhe os ouvidos sobre o que ele deve dizer na reunião, para que a organização do presépio vivo não seja como a ramboiada das eleições para a comissão de festas. Tomé já está muito farto de a ouvir e diz que sabe o que tem a dizer, mas Aida não se cala. 

São (Sílvia Rizzo) está focada a montar a sua máquina de costura e Jorge (Manuel Melo) está entusiasmado por ir fazer mais uma excursão. Jorge repara na tia e pergunta-lhe o que vai fazer, mas ela está muito concentrada e pede-lhe para não a chatear. Fernando (Manuel Marques) também repara na máquina de costura e questiona São, mas mais uma vez ela pede para não a chatearem.

Tomé continua com a mão na maçaneta da porta da rua, a querer sair, mas Aida não se cala com o que ele deve dizer. Tomé diz que sabe o que dizer, mas Aida não tem confiança nele e prefere que leve o guião já decorado de casa. Fernando vai a sair de casa quando São lhe pergunta onde vai. Fernando diz que lhe tentou dizer, mas ela não o deixou falar. Fernando conta que o Padre lhe ligou para passar na igreja, mas ainda não sabe do que se trata. 

Florinda ainda está com um ar estremunhado e Albino já está pronto para sair, todo animado. Florinda começa a ficar preocupada, mas Albino diz-lhe que não há razão para isso, apenas se tornou mais responsável desde que começou a trabalhar na Câmara. Albino não quer comer e sai a cantar, sem lhe dar um beijo. Florinda fica intrigada. 

Aida e Aves (Hugo Sousa) apresentam o menu de degustação aos clientes da mercearia. António (Luís Simões) não consegue parar de comer. Todos estão deliciados. 

Tomé, Albino e Fernando já estão na igreja e o Padre agradece a todos por terem vindo. Tomé diz que a reunião não se podia fazer sem ele e isso dá aso a discussão. O Padre manda-os calar e diz que tem um comunicado a fazer. Eles não gostam e reclamam, mas têm de obedecer ao Padre. Todos dizem que a ideia do presépio foi sua, mas o Padre não quer saber de quem foi a ideia, só quer garantir que a organização do presépio irá correr bem. Albino sugere que distribuam tarefas conforme as competências de cada um. O Padre concorda, mas logo a seguir Albino critica Fernando e gera-se confusão. 

Florinda está meio tristonha e Corcovada também não parece muito bem-disposta. Florinda pergunta-lhe se está tudo bem e Corcovada diz que sim, mas Florinda não fica convencida e pergunta-lhe se não gostou do jantar, pois sobrou muita comida. 

São está muito focada em tentar recriar os modelos de Micaela Oliveira, mas está a ter algumas dificuldades. São empenha-se mais e começa a conseguir fazer alguma coisa. Vuitton (Beatriz Costa) aparece e fica surpreendida por ver São a costurar. 

A reunião continua com a habitual picardia entre Albino e Tomé. O Padre perde a paciência e diz que tem vontade de os pregar à cruz. Ficam todos chocados. Albino quer começar a definir quem faz cada personagem e diz que o burro só pode ser Tomé. Voltam a discutir e o Padre pede ajuda a Deus.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: São desconfia de Fernando
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA