Neste episódio
Corcovada (Maria do Céu Guerra) para avisar que amanhã não vai trabalhar e já hoje não devia ter ido, pois faz falta na Junta. Carlos (Rodrigo Paganelli) nunca se tinha apercebido de que fazia falta na Junta e achava que só estava lá a fazer favores a Albino (Pedro Alves). Este não acha isso errado, pois ao ajudar o Presidente, ajuda toda a comunidade.
Ana Carolina (Beatriz Barosa) conta a Fátima (Marta Andrino) e Elisabete (Ana Marta Contente) que vai passar o resto do verão na aldeia. Elas contam-lhe que já têm alguns planos para o verão, mas ainda não sabem se vão avante, pois saíram da cabeça de Manuela (Inês Herédia). Fátima diz que há só uma coisa menos boa, mas hesita em falar. Fátima lá conta que Carlos e Vuitton (Beatriz Costa) namoram e Ana Carolina não consegue disfarçar a desilusão que sente.
Carlos diz ao pai que Manuela continua na Junta e que pode muito bem ajudá-lo no que ele precisar. Albino acha que Manuela desajuda mais do que ajuda e insiste para que Carlos volte para a Junta. Carlos promete ir lá uma vez por semana para dar uma ajuda e acaba com a conversa. Albino não fica satisfeito e diz que ele se vai arrepender.
Os três casais acabaram de chegar ao parque aquático e já estão a discutir. Albino recusa-se a andar nos escorregas e diz que prefere ficar de papo para o ar numa espreguiçadeira. Aida (Ana Guiomar) obriga Tomé (Pedro Teixeira) a colocar protetor solar, mas ele recusa-se por achar que vai escorregar ainda mais rápido. São (Sílvia Rizzo) ralha com Fernando (Manuel Marques) por estar de touca e manda-o tirar aquilo, mas Fernando não cede.
Josefa (Rita Salema) está a reclamar por terem ido todos de férias e ela ter ficado ali sozinha a trabalhar. Lenita (Sofia Grillo) aparece e Josefa avisa logo que não serve coisas complicadas. Lenita só quer um café e encontrar Peixoto (Vítor Emanuel), pois teve uma inundação no cabaret. Josefa diz-lhe que se calhar é um sinal para fechar aquilo e ir embora. Lenita começa a ter uma ideia e diz que vai mudar-se para ali.
Os amigos conversam sobre a inauguração do parque aquático e mostram-se entusiasmados. Ivone aparece e diz que já não pode ouvir falar do parque aquático. Ela acha que aquilo não vai ser nada de especial e não entende o alarido em torno do mesmo. Os amigos não se deixam desmoralizar e têm esperança de se divertir muito por lá.
Josefa está muito confusa com a ideia de Lenita. Ela explica-lhe que o seu espaço está alagado e que o café não está, por isso podia vir para ali. Só tinha de mudar um pouco a decoração e iluminação. Josefa não está a achar piada nenhuma à ideia de Lenita, mas muda de opinião quando ela diz que vai pagar bem.
Paulo (Helder Agapito) entra com um ar ansioso e diz que tem uma urgência. Paulo deita-se na marquesa e queixa-se que lhe dói o espírito e a alma. O Sôtor (José Carlos Pereira) faz um ar de estranheza.
Aida e São continuam a mandar vir com os maridos e Florinda dá um basta nas discussões. Florinda lembra que vieram para se divertir e não para discutir, por isso sugere irem andar num dos escorregas, mas os homens começam a recuar, dizem que aquilo ganha muita velocidade e é perigoso. As mulheres têm de os obrigar a andar nos escorregas e eles lá vão, contrariados e receosos. Os homens estão contrariados por terem de andar nos escorregas e Tomé pergunta de quem foi a ideia de virem para um parque aquático. Albino lembra que foi de Fernando e este recorda-os de que concordaram. Fernando relembra que a ideia era deixarem as mulheres felizes e é nisso que se devem concentrar. Elas dirigem-se aos escorregas entusiasmadas e arrastam os maridos contrariados.
Paulo desabafa como se estivesse no psicólogo. O Sôtor fica desconcertado e lembra-o de que não é psicólogo, mas Paulo não faz caso e continua a falar sobre o que o atormenta. O Sôtor tenta explicar-lhe várias vezes que não é psicólogo, mas em vão.
Lenita e Josefa negoceiam agora o aluguer do espaço. Chegam à conclusão que será café de dia e cabaret à noite. Josefa já está entusiasmada com a ideia, uma vez que mete dinheiro ao barulho. Josefa diz que inicialmente não achou boa ideia porque teve medo da reação das pessoas, mas Lenita sabe que ela mudou de ideias por causa do valor que lhe vai pagar.
Glória (Catarina Avelar) adormeceu a fazer renda e Camila (Marta Gil) está por ali a ler um livro. Ivone escolhe um fato de banho para a inauguração do parque aquático, mas fala muito e irrita Camila. Ivone diz que Camila é que devia ir a um parque aquático para ver se arranjava um marido, mas Camila diz-lhe que não deve ser um bom sítio, já que Ivone não arranjou lá nenhum. Ivone fica danada.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI