Neste episódio
Eles já estavam desconfiados por elas chegarem sempre primeiro e ficam ainda mais, ao ver o ar fresco delas. Elas dizem que é da maquilhagem, mas eles não ficam muito convencidos. Florinda (Ana Brito e Cunha) diz que agora fazem o resto do caminho juntos e lá seguem todos.
Quina (Maria Rueff), Manel (Vitor Norte) e Celeste (Margarida Antunes) acabam de arrumar as coisas do piquenique e comentam que o recinto é já ali. Estão todos numa grande expectativa de chegar, pois já ouviram dizer que é muito emocionante. Os sinos começam a tocar e todos se emocionam. Quina tenta disfarçar a emoção que sente e pergunta se os peregrinos ainda demoram muito. Quina decide ir ver as banquinhas, enquanto os outros não chegam.
Os três casais caminham em direção ao santuário. Os homens estão exaustos e as mulheres parecem bastante frescas. Eles não aguentam mais e dizem que parece que elas não vieram a pé. Elas fingem-se chocadas, mas na verdade foram apanhadas. Florinda manda-os calar a todos, porque estão num sítio sagrado.
O grupo da excursão está à porta do recinto à espera dos 3 casais de peregrinos. Abraçam-se todos emocionados e seguem todos juntos em direção à basílica.
Fábio (Isaac Alfaiate) e Jorge (Manuel Melo) falam com entusiasmo das suas técnicas de engate. Parecem ter uma visão muito parecida da coisa e trocam algumas experiências. Fábio diz que as suas teorias funcionam bem no meio urbano, mas ainda está a tentar perceber como são as coisas no campo. Jorge está fascinado e diz que têm muito para aprender um com o outro. Prevê-se que sejam grandes amigos.
Aida (Ana Guiomar) e Tomé (Pedro Teixeira) chegam a casa derreados. Ele mais do que ela, embora Aida finja que também está desfeita. Tomé ainda está emocionado com o que sentiu quando chegou ao santuário.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) chega a casa com Abel (Júlio César), Manel e Quina. Vêm todos muito felizes com a excursão e até Abel e Manel gostaram da companhia um do outro. Corcovada diz que o momento merece uma caipirinha, mas Quina refila e diz que a esta hora só faz chá.
Aida reconhece o padrinho e fica a olhar para ele emocionada. Tomé não o reconheceu e não entende aquela reação da mulher. Tomé quer chamar o exército para tirar aquele ladrão dali e Aida abraça o padrinho. Tomé fica em choque. Elisabete e Josefa são atraídas pelo barulho e perguntam o que se passa. Tomé diz que tem um ladrão na cama.
Glória (Catarina Avelar) já tomou banho e conta a Camila (Marta Gil) como correu a viagem. Glória diz mal de tudo, mas Camila sabe que aquilo é o jeito da mãe e no fundo até gostou muito da excursão. Glória pede a Camila para fazer pouco barulho senão ainda acorda Ivone e pela reação de Camila, Glória percebe que algo se passou. Camila tenta adiar, mas acaba por contar que Ivone foi embora.
Florinda ainda está emocionada com a ida a Fátima e diz que um dia quer fazer o mesmo com Bininha. Albino está muito queixoso e quer pedir mais dinheiro a Corcovada, pois nunca pensou que aquilo cansasse tanto. Florinda não acha correto combinar um valor e agora querer mais, mas Albino diz que os orçamentos são mesmo assim, fazem-se e depois há derrapagens.
Fernando diz que precisa de ter uma conversa séria com Fábio, pois para continuar ali em casa tem de obedecer a regras. Fábio diz que é muito tarde para ter aulas de etiqueta e vira-se para o outro lado a dormir.
Aida e Tomé dormem no sofá e no chão da sala, quando Agostinho aparece com uma coluna a tocar mornas e os acorda. Eles queixam-se de dores nas costas. Agostinho abraça-se a Aida e quer saber como ela está. Aida diz que contratou Jorge para o encontrar e quer saber como correu. Agostinho agradece a Tomé pelo pequeno-almoço que lhe vai preparar.
Ana Carolina tropeça na pista de boccia e reclama. João Maria diz que está farto de tropeçar e que o criado devia ter arrumado aquilo. Ana Carolina não gosta que o pai se refira assim a Carlos. Este aparece e diz que não quer que discutam por sua causa, até porque sabe defender-se sozinho e diz umas verdades a João Maria. Ana Carolina fica orgulhosa de Carlos.
São (Sílvia Rizzo) acorda Fernando (Manuel Marques) e diz-lhe que precisa de falar com ele. Fernando pergunta se não pode ser noutra altura, mas São diz que tem de ser agora. São diz que a peregrinação mexeu muito com ela e decidiu perdoar a traição de Fernando, mas há uma coisa que vai ter de acontecer antes do casamento deles. Fernando nem faz ideia do que aí vem.
Tomé (Pedro Teixeira) pergunta a Aida (Ana Guiomar) se tem noção do que se está ali a passar e avisa-a de que tem de tomar medidas. Elisabete (Ana Marta Contente) chega e Tomé procura o apoio da filha, mas ela diz logo que não se quer meter em confusões. Tomé diz que não tem a certeza de que aquele seja o padrinho de Aida e pede-lhe provas.
Fernando está comovido com a capacidade de perdão de São e diz-lhe que merece tudo. São revela que também quer passar uma noite com outro homem antes do casamento deles e Fernando julga que está a sonhar. São belisca-o para que perceba que é mesmo verdade e Fernando fica em choque.
Glória e Celeste continuam com os seus azedumes e Fátima já está muito desgastada. O Padre chega e percebe logo o que se está a passar.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI