EP 686 Tomé em pânico: «Não tenho calções»

Em «Festa é Festa», os três casais aterram na piscina com grande espalhafato. Elas saem primeiro com graciosidade, já os maridos cada um está pior do que o outro. Albino (Pedro Alves) até gostou do escorrega, mas queixa-se dos gritos de Fernando (Manuel Marques). Este diz que quem gritou foi Tomé (Pedro Teixeira) e acha que está cego, porque a touca foi-lhe para a cara. Tomé não sai da piscina porque perdeu os calções e todos se riem.
Ter, 8 ago 2023 21:55 TVI

Neste episódio

Quina (Maria Rueff) pede para falar com o Padre (Carlos M. Cunha), pois está muito triste por Aurélio (Manuel Marques) ter ido para o Algarve e não a ter convidado. O Padre diz que se calhar Quina também não mostrou grande disponibilidade para ir e ele retraiu-se. Quina ficou desiludida com Aurélio e por isso tem vontade de conviver com outras pessoas. O Padre acha que seria boa ideia Quina arranjar um part-time para não estar sempre enfiada em casa de Corcovada e conviver com outras pessoas. O Padre sugere que Quina faça uns petiscos no café do Tomé e ela fica toda entusiasmada com a ideia.

Os três casais estão agora no topo das pistas, prestes a escorregarem. Elas estão muito entusiasmadas, eles estão em pânico. Os maridos recusam-se a escorregar e querem voltar para trás. As mulheres dizem-lhes que não é possível e fazem chantagem com eles, recusando-se a fazer amor, caso não desçam nos escorregas. Sem alternativa, lá vão eles em pânico e elas felicíssimas.

Quina já está convencida com a ideia de ir trabalhar para o café, mas não sabe com quem falar para que a contratem. O Padre sugere que Quina fale com Tomé (Pedro Teixeira), mas Quina lembra que ele está no Algarve. O Padre diz-lhe que pode falar com Elisabete (Ana Marta Contente), pois sendo filha do patrão, há de mandar alguma coisa. Quina agradece os conselhos do Padre e ele promete ir ao café provar os seus petiscos.

Os três casais aterram na piscina com grande espalhafato. Elas saem primeiro com graciosidade, já os maridos cada um está pior do que o outro. Albino (Pedro Alves) até gostou do escorrega, mas queixa-se do gritos de Fernando (Manuel Marques). Este diz que quem gritou foi Tomé e acha que está cego, porque a touca foi-lhe para a cara. Tomé não sai da piscina porque perdeu os calções e todos se riem.

Elisabete está ao telefone a fazer marcações de consultas e Paulo (Helder Agapito), baralhado, olha de forma estranha para a porta do consultório. Elisabete questiona-o e ele diz que Elisabete não devia aceitar marcações para o Sôtor (José Carlos Pereira), pois ele não é médico e está muito estranho. Paulo conta que se deitou na marquesa para ser curado, mas não aconteceu nada.

Corcovada (Maria do Céu Guerra) experimenta roupa para levar à inauguração da piscina e pergunta a opinião aos presentes. Corcovada trouxe fatos de banho para todos e quer que eles os experimentem. Manel (Vítor Norte) e Abel acham os fatos de banho demasiado infantis, mas não podem fazer uma desfeita a Corcovada. Carlos faz uma piada e Corcovada diverte-se muito.

Albino e Aida andam na piscina à procura dos calções de Tomé, enquanto os outros tentam explicar aos vigilantes o que aconteceu. Albino encontra os calções de Tomé, mas não lhos dá logo por não ter a certeza que são dele. Florinda (Ana Brito e Cunha) ralha com Albino para que dê os calções a Tomé. Grande algazarra.

Elisabete já percebeu a confusão de Paulo e tenta explicar-lhe que o Sôtor não é psicólogo como Teixeira, mas sim médico de clínica geral, só que Quina aparece entretanto e manda Paulo embora, pois precisa de ter uma conversa com Elisabete. Esta não esperava aquela visita e fica intrigada.

Manel, Abel e Carlos vestem agora os calções que Corcovada lhes comprou. Cada um está mais ridículo do que o outro. Corcovada pede-lhes para fazerem uma passagem de modelos e eles ficam todos envergonhados, pior ainda quando Ana Carolina (Beatriz Barosa) aparece e Corcovada lhe pede para dar a sua opinião. Carlos não podia estar mais envergonhado e furioso.

Peixoto (Vítor Emanuel) anuncia que as piscinas estão prontas para a inauguração e Manuela (Inês Herédia) certifica-se de que ficou tudo feito em condições. Peixoto garante que foi a obra mais perfeita que alguma vez fez e Manuela começa então a distribuir tarefas por todas as pessoas da aldeia. Peixoto faz caras de espanto e outras de que não acha boa ideia.

Há um entra e sai de objetos da Toca da Lenita, Raposinhas e homens da empresa de mudanças. Elisabete entra e estranha todo aquele aparato. Elisabete pergunta a Josefa o que se passa e ela diz que não podia deixar Lenita na mão e como o espaço dela está com inundações, aceitou recebê-la ali durante uns dias. Elisabete fica em choque ao lembrar-se que acabou de contratar Quina.

Jorge (Manuel Melo) entra a correr e queixa-se de estar cansado. Manuela diz-lhe que isso não é bom sinal para o que lhe vai pedir. Manuela atira-lhe uma t-shirt de nadador-salvador e uma boia e anuncia que ele vai ser o responsável pelo parque-aquático. Jorge fica confuso e lembra que já trabalha na mercearia, mas Manuela diz que não há problema, pois isto é mais importante.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Tomé em pânico: «Não tenho calções»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA