Neste episódio
Josefa (Rita Salema) não gostou que Tomé (Pedro Teixeira) lhe tivesse falado no filho, mas Tomé também não gostou que ela falasse mal da sua mulher. Josefa afirma que só quer o melhor para a família. Tomé diz o mesmo e por isso perguntou pelo sobrinho. Josefa queixa-se que ele é um mal-agradecido, pois anda a viver à grande com a herança que recebeu e não lhe manda dinheiro nenhum. Tomé fica muito desiludido com a irmã.
António (Luis Simões) afirma que é assim e lamenta que Fátima (Marta Andrino) não o conheça. Fátima só estranhou os termos que ele usou e António diz que pode ser distraído, mas não é burro. António acha que Fátima não o conhece assim tão bem porque está sempre preocupada só com ela própria. António sai para arejar e Fátima fica a assimilar o que aconteceu.
Ivone (Maria Emília Correia) fica indignada por Camila (Marta Gil) ficar mais preocupada por Ivone ir com Glória (Catarina Avelar) na excursão do que se ela fosse sozinha. Ivone acusa a sobrinha de ser uma ingrata e volta a dizer que estava a pensar deixar-lhe a sua herança. Camila não faz caso, pois acha que não existe herança nenhuma. Glória pede à filha para ser mais tolerante com Ivone, pois apesar de tudo, tem algumas virtudes e é da família.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) lembra-se que não contou com Florinda (Ana Brito e Cunha) para ir na excursão a Fátima e quer ligar-lhe a convidá-la. Corcovada não sabe se há lugar para ela na carrinha e Quina (Maria Rueff) diz que pode ir no seu lugar. Corcovada agradece a amabilidade de Quina, mas quer que vão as duas. Se for preciso, Manel (Vitor Norte) arranja outra carrinha.
António (Luis Simões) vai ao café e pede um fino. Josefa (Rita Salema) repara que ele não está com boa cara e António diz o mesmo dela. Josefa decide então tirar um fino para ela também e os dois começam a desabafar sobre o que os apoquenta, mas nem ouvem o que o outro diz. António queixa-se de Fátima (Marta Andrino) e Josefa de Tomé.
Florinda (Ana Brito e Cunha) fala ao telemóvel com Corcovada (Maria do Céu Guerra) e fica muito feliz com o convite para ir a Fátima. Albino chega a casa e pergunta a Florinda porque está tão feliz. Florinda conta-lhe da viagem e comenta com ele que Corcovada até queria era ir a pé, mas devido à idade, terá de ir de carro. Albino diz que podia pagar a promessa por ela e em calhando ainda recebia uns trocos.
Isidro (Carlos M. Cunha) conta que foi o primeiro a chegar para a ordenação e como estava um pouco nervoso, decidiu beber um pouco de vinho, mas foi bebendo mais do que devia e acabou por adormecer no chão. Isidro acorda rodeado de seminaristas a rirem dele e com Osório (João Maria Pinto) a dizer-lhe que não está em condições para ser ordenado padre.
Florinda fica boquiaberta por Albino (Pedro Alves) querer pagar a promessa de Corcovada e pergunta-lhe desde quando é que é pagador de promessas. Albino diz que não se importa de fazer esse sacrifício por Corcovada, mas Florinda avisa que é preciso uma boa condição física. Albino faz uma flexão para provar que está em boa forma, mas fica de rastos.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI