EP 818 Betinha recorda primeiro dia de aulas: «E foi assim que eu fiquei a Bifaninha!»

Em «Festa é Festa», Elisabete (Ana Marta Contente) continua a contar como foi a sua infância e recorda o seu primeiro dia de aulas. Elisabete lembra-se que só queria chegar a horas, mas os pais não paravam de discutir por causa da roupa um do outro. Elisabete conta como os pais falaram mais do que deviam e porque tem a alcunha de "bifaninha". Teixeira (Rui Melo) diverte-se com as recordações de Elisabete e ela promete trazer uma foto da roupa deles. 

Qui, 11 jan 2024 22:05 TVI

Neste episódio

Elisabete fala com Teixeira sobre umas alterações de consultas e ele percebe que ela está triste. Teixeira pergunta-lhe se está tudo bem e Elisabete diz que sim, mas ele nota que não e insiste. Elisabete acaba por desabafar e diz que às vezes sente que a sua vida podia ser completamente diferente. Teixeira acomoda-se para ouvi-la. Teixeira pergunta a Elisabete há quanto tempo de sente assim e o que mudava na sua vida, mas Elisabete não sabe responder. 

Elisabete diz que qualquer decisão que tomasse ia fazer sofrer os pais ou causar constrangimentos no consultório. Elisabete fala da sua infância e Teixeira imagina o que ela conta. Teixeira (Rui Melo) percebe que Elisabete sempre evitou o conflito e inibia-se de dar a sua opinião. 

Delfim pergunta a Albino onde é que pode fazer uma jogatana ali na aldeia e Albino percebe que há coisas que não mudam. Guida ouve-os a rir e pergunta do que estão a falar, mas Tomé volta a ligar a Albino e este já não tem de lhe responder. Albino está farto das chamadas de Tomé e ignora-o, pois, está com família e amigos, a comer. 

Aida e Tomé, brancos como a cal, vão ter com São e Fernando para contarem o dinheiro que ainda têm e perceberem o tamanho do estrago. Tomé diz que está farto de ligar a Albino, mas ele não atende. Fernando acha que El Cacto já o pode ter apanhado. Estão todos muito nervosos com o ultimato que El Cacto lhes fez e já nem sabem a que santo recorrer para os ajudar. 

Elisabete (Ana Marta Contente) continua a contar como foi a sua infância e recorda o seu primeiro dia de aulas. Elisabete lembra-se que só queria chegar a horas, mas os pais não paravam de discutir por causa da roupa um do outro. Elisabete conta como os pais falaram mais do que deviam e porque tem a alcunha de "bifaninha". Teixeira (Rui Melo) diverte-se com as recordações de Elisabete e ela promete trazer uma foto da roupa deles. 

Fernando volta com o saco dos dólares quase vazio e todos ficam chocados. Tomé acha que alguém andou a gastar o dinheiro e São lembra a quantidade de coisas que já fizeram desde que encontraram o dinheiro. Todos percebem que é bem provável que só tenha sobrado aquilo. Ficam todos desalentados, sem saber como resolver aquele problema. 

Elisabete conta a Teixeira que passou a primária inteira a ser chamada de Elisabete Cristiana e Teixeira começa a imaginar. Teixeira acaba por sorrir com o relato de Elisabete, porque no final de contas não lhe faltou o mais importante: amor. E Elisabete tornou-se numa adulta ponderada e responsável. Teixeira acha que só tem de trabalhar o seu poder de decisão. Elisabete regista o que Teixeira lhe diz. Teixeira vai imaginado o que Elisabete lhe conta. 

Aida e Tomé estão sempre a interromper Elisabete e a falar por ela. A professora tenta controlá-los, mas não faz ideia de que eles são impossíveis de controlar. Os outros pais já estão com vergonha alheia e Elisabete tem vontade de se esconder. 

Fernando e Tomé entram pelo gabinete adentro, para finalmente contarem a Albino as novidades sobre El Cacto. Tomé acha melhor Albino sentar-se, mas ele diz que está bem assim. Tomé e Fernando revelam que El Cacto sabe que foram eles que ficaram com os dólares e Albino desaba no cadeirão. 

Oliveira (Joaquim Oliveira) entra no café e Fátima (Marta Andrino) e Josefa (Sofia Grillo) surpreendem-se por vê-lo ali. Fátima pergunta por Sofia e Oliveira acaba por revelar que se estão a divorciar. Josefa fica logo interessada, pois acha que ele deve ter ficado com algum dinheiro e agora é livre e desimpedido. Josefa mostra-se disponível para o que ele precisar. Fátima topa Josefa.

Albino diz que devolvem o dinheiro a El Cacto e pronto, mas Fernando lembra que já quase não há dinheiro. Albino diz que não lhe dá jeito nenhum morrer agora.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Betinha recorda primeiro dia de aulas: «E foi assim que eu fiquei a Bifaninha!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA