EP 819 Tomé está esperançoso: «É um sinal de Jesus, um sinal de que não podemos voltar costas a isto!»

Em «Festa é Festa», Tomé (Pedro Teixeira) diz que Delfim (António Melo) tem dinheiro e tem o vício do jogo, por isso podiam jogar com ele e sacar-lhe o dinheiro todo. Albino não gosta da ideia, porque Delfim é seu amigo de infância e não pode fazer-lhe uma coisa dessas. Tomé e Fernando (Manuel Marques) dizem que nesse caso vai ele falar com El Cacto (Luis Gaspar) e explicar que gastaram o dinheiro todo, mas isso Albino também não quer. 

Sex, 12 jan 2024 22:00 TVI

Neste episódio

Albino atende uma chamada de Delfim, que quer saber onde pode jogar a dinheiro. Os outros percebem que Delfim tem o vício do jogo e isso dá uma ideia a Tomé para resolver o problema deles. Delfim fala baixo, para que ninguém o oiça, e insiste com Albino para o levar a jogar a qualquer lado, para que possa fazer uma aposta ou duas. 

Camila conta a Glória que ouviu uma conversa entre Ivone e Oliveira, onde ela revelou que sempre teve o sonho de ser mãe, mas nunca pôde porque era estéril. Glória acha isso impossível, pois sempre foi próxima da irmã e nunca soube de nada. Camila diz que que Ivone lhe mentiu para que não sofresse e que insiste para que tenha filhos, para não passar pelo desgosto que ela passou. Glória fica muito abalada. 

Tomé diz que Delfim tem dinheiro e tem o vício do jogo, por isso podiam jogar com ele e sacar-lhe o dinheiro todo. Albino não gosta da ideia, porque Delfim é seu amigo de infância e não pode fazer-lhe uma coisa dessas. Tomé e Fernando dizem que nesse caso vai ele falar com El Cacto e explicar que gastaram o dinheiro todo, mas isso Albino também não quer. 

Florinda percebe que Guida está com um ar apreensivo e pergunta-lhe se está tudo bem. Guida tem vontade de desabafar, mas contém-se e diz apenas que de vez em quando tem de andar de olho em Delfim, para ele não fazer disparates. Florinda mostra-se solidária e diz que é igual com Albino. Divagam as duas sobre o assunto e depois ficam pensativas.

Aurélio aparece de surpresa para visitar Quina, mas ao contrário do que ele estava à espera, ela não fica nada feliz por vê-lo. Aurélio fica confuso com aquela reação de Quina e pergunta-lhe se fez alguma coisa de mal. Quina diz apenas que tem muito trabalho e agora não tem tempo para visitas. Quina empurra Aurélio na direção da rua. 

Tomé e Fernando insistem para que Albino alinhe no plano deles de jogarem com Delfim e sacarem-lhe dinheiro. Albino não está confortável por fazer isso ao amigo, mas também não vê outra solução. Começam a pensar nas questões práticas e Tomé quer saber que quantidade de álcool Delfim aguenta, para conseguirem embebedá-lo. 

Albino põe os outros a par do jogo que Delfim mais gosta de jogar e Fernando e Tomé ficam um pouco enojados ao saber que é a bisca lambida. Eles preferiam que fosse outro jogo, mas se é esse que Delfim gosta de jogar, então terão de fazer o sacrifício, pois não querem acabar mortos, às mãos de El Cacto. 

Quina está quase a conseguir expulsar Aurélio, mas ele reage e quer saber porque motivo o está a mandar embora. Abel é atraído pelo barulho e quer saber o que se passa. Aurélio afirma que não fez mal nenhum a Quina e Abel acredita nele, pois sabe que Quina tem andado desbaratinada desde que chegou o novo casal. Quina fica furiosa e agora manda vir com Abel. 

Glória ainda está a processar o que Camila lhe contou e custa-lhe muito que Ivone tenha passado por um problema tão grave e não a tenha podido ajudar. Camila diz que Glória não podia fazer nada, pois foi Ivone que escolheu não lhe contar. Ivone chega a refilar e estranha os olhares e silêncio das duas. Ivone quer comer algo e Glória e Camila mostram-se muito solícitas para lhe preparar um lanche.

Florinda e Guida estão conversar sobre os maridos, reconhecem que lhes dão muitas dores de cabeça, mas também já não sabem viver sem eles. Carlos chega e Guida não para de o elogiar. Guida diz que ele dava um bom genro, pois a filha é muito jeitosinha, mas tem dedo podre para escolher os namorados. Tocam à campainha insistentemente e todos estranham.

Albino, Fernando e Tomé chegam ao café e Delfim chega logo de seguida. Josefa vê uma cara nova e quer meter conversa, mas Tomé pede-lhe para trazer uma garrafa de bagaço. Josefa estranha, mas faz o que ele pede. Albino diz que o jogo vai ser já hoje e os olhos de Delfim até brilham. 

Quem estava a tocar à campainha eram Aida e São, que vêm muito afogueadas e perguntam a Florinda se não ouviu o telemóvel. Florinda repara que ficou sem bateria e começa a ficar preocupada com tanta urgência. Aida e São dão a entender que têm uma coisa importante para falar com ela, mas tem de ser a sós. 

Tomé pergunta a Albino que ideia foi aquela de dizer que não gostava de perder nem a feijões e lembra que não tem prática nenhuma de jogo. Albino diz que faz tudo parte do plano, mas Tomé não parece muito convencido. Delfim cheira o bagaço e acha que aquilo é forte demais, mas alinha. Fátima repara na cara nova e Josefa diz-lhe que é um amigo de Albino que veio passar uns tempos à aldeia. 


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: Tomé está esperançoso: «É um sinal de Jesus, um sinal de que não podemos voltar costas a isto!»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA