EP 866 António está mais desanimado do que nunca: «Esta vida é pesada, é injusta…»

Em  «Festa é Festa», Fátima (Marta Andrino) está mais solidária com António (Luis Simões), pois percebeu que ele está mesmo chateado e triste. António diz que está farto da vida que tem, já não aguenta Aida (Ana Guiomar) e Guida (Cristina Oliveira), o take-away só dá prejuízo, teve de voltar para a equipa de hóquei e agora ainda tem de vender viagens na mercearia. Fátima diz que a vida é mesmo assim, mas António recusa-se a viver assim.

 

Seg, 1 abr 2024 22:50 TVI

Neste episódio

Glória (Catarina Avelar) está revoltada e triste e Camila (Marta Gil) tenta perceber porquê. Ivone (Maria Emília Correia) diz que Glória teve um desgosto de amor, porque descobriu que o namorado anda metido com outra. Camila fica muito confusa. Ivone diz que Rufino (Carlos Cunha) afinal é um traste e é ex-marido de Lenita (Sofia Grillo). Glória não quer ouvir mais falar dele e Camila acaba por se rir da situação.

Aida (Ana Guiomar) dá uma aula de inglês a António (Luís Simões), que está contrariado, porque não pediu nada daquilo, nem precisa. Aida afirma que como funcionário da agência de viagens, é fundamental falar inglês. António refere que não é funcionário de nenhuma agência de viagens, mas Aida insiste que é e prossegue com a aula. António sabe que não vai conseguir escapar-se.

Delfim (António Melo) quer saber o que se passa com a filha e Guida (Cristina Oliveira) acaba por contar que ela arranjou um namorado. Delfim quer conhecê-lo, mas Guida diz que vai ser difícil, pois ele desapareceu. Guida conta que a filha está muito desgostosa com mais aquela relação falhada e mal sai de casa. Delfim dá a entender que ela nunca acerta nos namorados. Josefa (Rita Salema) assiste a tudo deliciada.

Fernando (Manuel Marques) já está a ler livros sobre hóquei, tentando saber mais sobre a modalidade. Aurélio (Manuel Marques) chega a casa e estranha ver o irmão de volta de livros de hóquei. Aurélio diz que se quiser saber alguma coisa pode perguntar-lhe, pois sabe tudo sobre hóquei. Fernando fica surpreendido e interessado.

Delfim fica fulo com as novidades e diz que a filha não tem juízo nenhum. Guida avisa que aqueles comentários não ajudam em nada e Delfim critica-a por aparar os golpes à filha. Guida afirma que é o que as mães fazem e por isso vai para Lisboa. Delfim está irritado e recusa-se a ir. Guida dá ordens para limparem a cozinha e Josefa faz má cara.

Tomé (Pedro Teixeira) desabafa com Teixeira (Rui Melo) sobre o mau resultado no jogo e como tudo lhe corre mal ultimamente. Teixeira diz-lhe que está a passar uma fase menos boa, mas as coisas vão acabar por se resolver. Tomé diz sem o seu café, perdeu a identidade. Teixeira diz-lhe que é mais do que isso e que deve procurar dentro de si quem é realmente, mas Tomé diz que está vazio.

Manuela (Inês Herédia) informa Jorge (Manuel Melo) que enquanto vereadora, necessita de ter um secretário. Jorge não entende o que tem a ver com aquilo e Manuela informa-o de que acabou de ser contratado para ser seu secretário. Manuela dá os parabéns a Jorge, que fica estupefacto.

A aula de inglês continua para desespero de António. Ele diz que tem muito trabalho para fazer, mas Aida insiste que ele tem de aprender inglês. António grita por ajuda e milagrosamente o Sôtor (José Carlos Pereira) aparece.

Tomé diz que se sente num beco sem saída e Teixeira acha que a origem daqueles sentimentos vem da sua infância. Tomé afirma que teve uma infância normal, mas Teixeira diz que não há infâncias normais. Há umas mais fáceis e outras mais difíceis. Teixeira desconfia que algum acontecimento na infância de Tomé, esteja a desencadear esta reação.

António agradece pelo Sôtor (José Carlos Pereira) ter aparecido, o que não sabe é que aquilo ainda vai sobrar para ele. Aida comenta que o Sôtor tem andado muito ausente e presume que tenha andado a viajar. Nisto tem uma ideia e pede a António para atender o Sôtor em inglês. António recusa-se, mas Aida obriga-o e ele lá tenta. O Sôtor não entende o porquê daquilo.

Josefa (Rita Salema) está a organizar o material para fazer a limpeza a fundo que Guida mandou, mas muito contrariada. Delfim (António Melo) vai protestando pela filha só arranjar namorados vigaristas que se querem atirar à herança. Ao ouvir falar em herança, Josefa fica de antenas no ar e diz que Delfim não merecia passar por aquilo, pois é um homem muito bem-apessoado e bem-sucedido. Delfim gosta dos elogios.

António lá diz as palavras que sabe em inglês e Aida fica muito orgulhosa. O Sôtor é que fica muito confuso, pois nada daquilo faz sentido. Aida recebe uma encomenda e emociona-se ao abri-la. Recebeu um boné e um colete com o nome da sua agência de viagens. António é que não gosta nada, pois já percebeu que aquilo é para ele usar.

Jorge está convencido e vai ficando cada vez mais eufórico com a ideia de atravessar a ponte. Jorge pergunta por onde começam e Manuela acha que devem começar por lhe dar um ar mais político. Jorge não faz ideia do que isso quer dizer, mas Manuela diz-lhe para não se preocupar. Apertam as mãos, selando o compromisso. 

António já vestiu o colete. O Sôtor foge dali assim que pode. António recusa-se a usar o boné e depois aproveita o embalo para dizer que não vai trabalhar na agência de viagens, pois já trabalha na mercearia e não quer problemas com Guida. Aida faz um grande drama e finge que chora, mas António está mesmo decidido e Aida percebe que desta vez ele não vai ceder.

São (Sílvia Rizzo) está a separar roupa de Fernando (Manuel Marques) e Vuitton (Beatriz Costa) para vender. Fernando depara-se com aquilo e pergunta a São porque não vende a roupa dela. São diz que já tentou, mas ninguém quis comprar e por isso desistiu. Fernando diz que nesse caso quer receber metade do dinheiro da venda da sua roupa. São fica irritada. Fernando exige receber uma parte do dinheiro da venda das suas roupas, mas São diz que isso não faz sentido, pois é ela que está a ter o trabalho de vender a roupa. 

Fernando diz que nesse caso não vende mais nada e pega no caixote com as suas roupas. Tocam à campainha e Fernando distrai-se. São tira-lhe o caixote e manda-o abrir a porta. Fernando fica surpreendido ao ver Manuela. Fernando está surpreendido por Manuela estar ali àquela hora e ela diz-lhe que precisa de falar com São. Fernando diz-lhe para entrar e falar com São, pois ela está ali a trabalhar. Manuela diz que precisa dos serviços de modista de São. Esta fica espantada.

Estão todos à mesa, mas Glória mal toca na comida e Camila repara. Camila pergunta à mãe o que se passa e percebe que tem a ver com o desgosto relacionado com Rufino. Ivone diz que ela descobriu que Rufino é um pilantra e que é ex-marido de Lenita. Oliveira fica aflito por terem descoberto a verdade sobre Rufino e Camila quer saber de onde Oliveira e Rufino se conhecem afinal.


Sobre «Festa é festa»

«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.

Produção 
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco 
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI
 

Ficha Técnica

Título Original: António está mais desanimado do que nunca: «Esta vida é pesada, é injusta…»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA