Neste episódio
Fernando (Manuel Marques) chega a casa e São (Sílvia Rizzo) pergunta-lhe se falou com Delfim (António Melo). Ele diz que não porque estava lá muita gente e estavam a festejar o facto de Delfim ter mudado de casa. São diz que esse é um ótimo pretexto para Fernando o ir visitar e levar-lhe um bolo de boas-vindas. Aproveita e pede-lhe dinheiro emprestado. Fernando desespera.
Manuela (Inês Herédia) bate à porta e entra muito mansinha, pedindo desculpa pelo que fez. Teixeira (Rui Melo) diz que não pode continuar a permitir que situações daquelas se repitam e por isso Manuela está despedida. Manuela começa a chorar e Teixeira fica com pena dela. Provavelmente vai voltar atrás na sua decisão.
Delfim (António Melo) entra em casa, pé ante pé, mas Guida (Cristina Oliveira) está à espera dele e exige saber onde foi. Guida está chateada por Delfim a ter deixado sozinha, quando estava cheia de "calores" e queria estrear a casa. Delfim inventa que teve de ir rubricar o contrato, antes que aparecessem aí a outras malucas. Guida perdeu a vontade e vai trabalhar. Delfim respira de alívio.
Teixeira (Rui Melo) está de volta de Manuela (Inês Herédia), muito preocupado por ela estar a chorar e já voltou com a sua palavra atrás. Manuela só chora e ainda não percebeu que afinal não foi despedida. Teixeira volta a repetir e Manuela fica muito grata, abraçando e beijando Teixeira, deixando-o desconfortável. Quando Manuela sai, percebemos que se tratou de um teatro para conseguir o que queria.
Rufino (Carlos Cunha) vai ter com Lenita (Sofia Grillo) e ela pergunta-lhe o que está ali a fazer. Ele diz que veio vê-la e que quando for doutor, talvez se candidate a presidente da junta. Lenita diz que havia de ser bonito ter Rufino a mexer nos dinheiros públicos e que ia ser uma limpeza aos cofres. Rufino sorri ao ouvir falar em cofre e começa a sondar.
Albino (Pedro Alves) vai ter com Manuela (Inês Herédia) e diz-lhe que precisa que ela o galvanize, pois, os truques de magia não estão a correr muito bem. Manuela fala baixo para que Teixeira (Rui Melo) não a oiça e combina encontrar-se com Albino à noite na Junta. Albino agradece a ajuda de Manuela e diz que agora só falta livrar-se das velhas. Manuela fica confusa.
Fernando (Manuel Marques) pergunta pelo jantar e São (Sílvia Rizzo) aparece com um bolo. São diz que não teve tempo para fazer o jantar e que há prioridades. São esteve a fazer o bolo para Fernando levar a Delfim (António Melo), para lhe dar as boas-vindas na nova casa e pedir dinheiro emprestado. Fernando recusa-se a fazer aquilo, mas São lembra-o de que não têm alternativas.
Florinda (Ana Brito e Cunha) serve o jantar e Albino (Pedro Alves) manda uma boca a Ivone por estar a fumar. Todos elogiam a comida de Florinda, mas ela diz que não vai ser sempre ela a cozinhar e têm de se organizar com as tarefas de casa. Albino diz que Glória (Catarina Avelar) e Ivone vão embora amanhã. Albino comenta que tem ensaio de magia e Glória goza com ele. Florinda está a ficar passada com tudo.
Guida (Cristina Oliveira) e Delfim (António Melo) preparam-se para jantar. Delfim abre uma garrafa de vinho, na tentativa de amaciar a mulher, depois do desaire de há pouco. Tocam à campainha e Delfim acha que são Glória (Catarina Avelar) e Ivone (Maria Emília Correia), mas é Fernando (Manuel Marques) com um bolo. Fernando lá explica que veio dar-lhes as boas-vindas pela casa nova e Guida convida-o para jantar. Delfim não acha muita piada.
Corcovada (Maria do Céu Guerra) anuncia que a professora de português e história será Ana Carolina (Beatriz Barosa) e todos ficam muito felizes por ela. Todos concordam que é a pessoa ideal para aquela função. Carlos (Rodrigo Paganelli) abraça-a muito orgulhoso. Todos estão confiantes de que a universidade sénior vai ser um sucesso.
Tomé (Pedro Teixeira) chega a casa e fica feliz por Aida (Ana Guiomar) já estar a servir o jantar. Ele só quer descansar e desfrutar daquela comida, mas Aida começa a falar das bodas de pérola. Tomé recusa-se a falar disso, até porque ainda não fizeram 30 anos de casados, mas Aida insiste em dar uma festa melhor do que a de São (Sílvia Rizzo). Depois diz que Tomé devia correr atrás do seu sonho e tornar-se um cantor romântico latino.
Sobre «Festa é festa»
«Festa é Festa» conta a história da Aldeia da Bela Vida e das quezílias dos seus habitantes. Uma história hilariante que promete arrancar muitas gargalhadas.
Produção
Ana Antunes
Realização
António Borges Correia
Nuno Franco
Rodrigo Duvens Pinto
Pedro Brandão
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Luís Mendes
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI