O cessar-fogo em Gaza está por um fio e bloqueio de Israel não acaba 

19 mar 2025

Sem que as conversações para um cessar-fogo em Gaza continuem, está em causa a paz no Território Palestiniano, mas também a sobrevivência de mais de dois milhões de pessoas, a maioria mulheres e crianças. O Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, diz que a responsabilidade deve ser apontada aos islamistas do Hamas, porque inventam desculpas para não devolver os reféns que permanecem às mãos do movimento.

Entretanto, a imprensa árabe avançou que representantes de Israel e da Administração Trump se encontraram com líderes de pelo menos três Estados africanos, o Sudão, a Somália e o território cuja soberania não é reconhecida internacionalmente, a Somalilândia. O objetivo dos alegados encontros terá sido a procura de acordos para o envio de palestinianos de Gaza para estas regiões. A iniciativa pode constituir um crime de guerra. De qualquer forma, o Sudão rejeitou a ideia. A Somália e as autoridades no poder na Somalilândia dizem que tais encontros nunca aconteceram. 

Feito em direto a partir dos estúdios do Porto, este é um jornal de autor, assinado pela jornalista Ana Guedes Rodrigues. Os principais temas que marcaram o dia ganham um espaço para serem aprofundados e analisados

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA