Jorge Moreira da Silva sobre ataques de Israel : "O que aconteceu foi horrível"

19 mar 2025

O sub-secretáro geral das Nações Unidas confirmou que Israel matou mais um funcionário da ONU em Gaza. Jorge Moreira da Silva disse também que a localização da casa que abrigava funcionários da ONU em gaza era conhecida e que estava devidamente assinalada. Para além da morte de um funcionário de nacionalidade búlgara, foram ainda registados vários feridos entre o pessoal das Nações Unidas. Os últimos dias foram particularmente violentos para os civis palestinianos em Gaza, depois dos ataques indiscriminados do exército de Israel terem deixado pelo menos 430 mortos, de acordo com as autoridades de saúde em Gaza.

Como tem acontecido desde o início das ofensivas israelitas sobre o território palestiniano, a grande maioria dos mortos são mulheres e crianças. O Primeiro-ministro de Israel justifica os bombardeamentos com a negativa do Hamas em libertar os 59 reféns ainda em seu poder desde os massacres de sete de outubro de 2023. No entanto, a retomada da ofensiva em Gaza tem merecido protestos da parte de vários israelitas, em particular das famílias das vítimas, que acusam Benjamin Netanyahu de instrumentalizar os reféns em Gaza e o conflito com o Hamas para manter-se no poder. 

Feito em direto a partir dos estúdios do Porto, este é um jornal de autor, assinado pela jornalista Ana Guedes Rodrigues. Os principais temas que marcaram o dia ganham um espaço para serem aprofundados e analisados

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA