Estados Unidos espiam Angela Merkel com ajuda da Dinamarca

1 jun 2021

Angela Merkel, chefe de governo alemã, terá sido espiada pelos Estados Unidos, com a ajuda da Dinamarca. A notícia foi classificada como "inaceitável" pelo governo dinamarquês.

Esta investigação sobre os serviços de informação dinamarqueses  teve lugar em 2015 e tem como base um inquérito interno, sobre uma parceria com a NSA.

Concluiu-se que os norte-americanos usaram cabos de submarino dinamarqueses para escutar não só Merkel, mas também outros líderes europeus, nomeadamente noruegueses, suecos e franceses.

Enquanto várias vozes europeias exigem esclarecimentos à Dinamarca, Macron diz que espionagem não é aceitável entre aliados, principalmente entre parceiros europeus. Os serviços secretos e a Nasa não fazem comentários.

Esta é mais um capítulo na história de espionagem que se iniciou em 2013, quando Edward Snowman, analista de sistemas contratado pela NSA, revelou detalhes relativos ao programa de vigilância do governo dos Estados Unidos.

Este é o espaço para ficar a saber as principais notícias do dia, às 13:00.

O jornal é transmitido da redação e do estúdio da TVI, numa envolvente de 360º, oferecendo aos espectadores uma nova experiência informativa, com jornais muito completos, modernos e diversificados, contemplando diversos géneros jornalísticos, enquadrados em áreas específicas do cenário.

O Jornal da Uma apresenta-se como um produto completo e global, mais abrangente e coerente, reforçando o carácter distintivo da informação da estação, marcado por um jornalismo atento e responsável; determinado e ousado; equilibrado e dinâmico.



É também uma proposta de um jornalismo de proximidade, um jornalismo que se preocupa com os verdadeiros problemas do nosso tempo e das nossas vidas e os trata de forma profissional e séria.
 

Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA