Neste episódio
Bia fica aflita e sem saber o que responder quando Salvador lhe pergunta se sabe o que o pai lhe fez. Bia abraça-se a Jorge, a chorar e diz-lhe que o pai morreu para ela.
Lúcio vai pedir a Paula comprimidos para dormir porque a irmã continua muito agitada, mas Paula acaba por tomar os comprimidos, dizendo que já não pode ouvir a cunhada mas que precisa de descansar porque trabalha no dia seguinte.
Lúcio tenta obrigar Judite a tomar um comprimido para dormir, já que ela continua a chorar como se tivesse certeza da morte de Sérgio nos atentados de Londres.
Inês e Gonçalo estão a despachar-se para sair, enquanto passam notícias na televisão. O jornalista dá conta que os atentados foram reclamados pela força Jihadista. Inês pede a Gonçalo que desligue aquilo, pois não quer saber de mais tragédias, quando tem a filha doente no hospital.
Joaquim e Lúcio falam sobre os terroristas, com Lúcio a dizer que vivemos num sistema hipócrita, em que os países vítimas de ataques terroristas são os mesmos que vendem as armas aos terroristas.
Judite continua a tentar contactar o filho, mas sem sucesso, quando Paula aparece, de saída para o trabalho, e se mostra completamente insensível ao sofrimento da cunhada.
Sérgio chega ao aeroporto de Lisboa, vestido de preto e apenas com bagagem de mão, mostrando uma certa estranheza no comportamento.
Paula diz que no banco ainda se diverte com David. Paula diz a Cátia que acha que ele é gay, mas ninguém fala sobre isso.
Zé Maria recorda a mãe: Está a ver a mãe a cozinhar e diz-lhe que vai morrer de saudades da família enquanto estiver a fazer o Erasmus.
José censura Miguel pelo que fez e Mónica diz que não vai continuar casada com um louco que pôs em risco a vida do filho, quando Bia chega e revela que Salvador já sabe de tudo.
Inês e Gonçalo visitam Sol, que se mostra sorridente por estar ali com Nadine.
Judite chega à PJ de mala na mão, dizendo a Lúcio que a mulher dele a pôs na rua e Joaquim mostra-se condoído com a sua situação.
Salvador recusa-se a dizer a Tiago como ficou a saber da verdade e diz que está farto de ser tratado como um coitadinho pela família, querendo começar a fisioterapia imediatamente.
No banco, Paula está ao telefone com Lúcio e diz que não suporta mais ouvir falar da irmã dele.
Rita e António estão chocados com o que Miguel fez e Rita diz a José que, quem faz aquilo a um filho, é capaz de coisas bem piores, sugerindo ao sogro que afaste Miguel da presidência do banco.
Otelo e Miguel chegam ao banco e são recebidos com secura por Amanda, sem repararem no ramo de flores que ela tem em cima da secretária. Amanda liga a Lúcio.
Lúcio não atende a chamada, pois não conhece o número, e pergunta a Joaquim se este tem a certeza do que está a dizer e Joaquim assegura-lhe que a irmã dele pode ficar em sua casa. Judite mostra-se muito grata a Joaquim.
Mónica encontra Anabela e fica a saber que Salvador está na fisioterapia. Anabela pede desculpa por não ter contado a verdade a Mónica e revela-lhe que já não vive com Leonel, pois é nestas alturas que se percebe o carácter de uma pessoa. Mónica mostra-se compreensiva com ela.
Miguel diz a Otelo que, com o que se está a passar, não podem deixar pontas soltas e pede-lhe que tente subornar Lúcio, enquanto ele irá resolver o problema que arranjou com o que fez ao filho. Tomás, Mónica e Bia veem Salvador a fazer exercícios de fisioterapia.
Rodolfo diz a Inês e Gonçalo que Sol tem um tumor maligno nos rins.
Mónica e Bia estão com Salvador, quando aparece Miguel a pedir para ter uma conversa a sós com o filho.
Rita diz a António que está aberto o caminho para ele chegar à presidência do banco, mas António não está com pachorra para os delírios da mulher e vai embora, deixando-a contrariada.
Jorge diz a Amanda que ela está a confundi-lo com alguém, mas Amanda recrimina-se por não tê-lo reconhecido de imediato e abraça-o, lavada em lágrimas, deixando-o emocionado.
Inês chora junto de Gonçalo, que, ao ver Rodolfo, vai ter com o médico, que lhe diz que o tumor de Sol nada tem a ver com hereditariedade, mas que decorre de uma deformação genética.
Guilherme e Henrique continuam a observar o que se passa no corredor, cada vez mais apreensivos com o que possa ter acontecido a Sol.
Gonçalo dá força a Inês, que se questiona como é possível que aquilo esteja a acontecer com a filha, completamente devastada e arrasada.
Miguel diz a Salvador que o acordou para ver se conseguia encontrar Mafalda e que achava que o filho ia pensar dessa maneira quando soubesse o que tinha acontecido, deixando Salvador confuso e atordoado.
Salvador diz que o pai não é Deus para decidir por si, mas Miguel fá-lo ficar mais suave ao perguntar-lhe se ele recusaria a acordar-se se soubesse que isso podia ajudar Mafalda e Salvador acaba por dizer que não era capaz de recusar.
Miguel encara Mónica e Bia, dizendo-lhes que Salvador é um rapaz sensato e que Mónica o há de perdoar quando parar para pensar.
Padre Sebastião visita José e este lamenta-se onde terá errado na educação dos filhos.
Mónica diz a Bia que tem de ir falar com Salvador, quando Edu aparece para pedir desculpas a Bia e os dois saem para beber qualquer coisa.
Mónica entra no quarto de Salvador e pergunta-lhe como foi a conversa com o pai, mas Salvador pede à mãe para o deixar sozinho e Mónica acede ao pedido do filho.
Sobre «Ouro Verde»
Zé Maria Magalhães é um jovem inocente que, de um dia para o outro, vê os seus sonhos e a sua família serem destruídos pela ganância de um homem: Miguel Ferreira da Fonseca, poderoso banqueiro.
Durante 15 anos, Zé Maria é obrigado a manter-se escondido, numa vida de mentira, num outro país, aprisionado pelas memórias do passado, tendo de assumir uma nova identidade para lhe perderem o rastro.
Hoje, é um grande fazendeiro, dono do império Ouro Verde, conhecido por Jorge Monforte, tendo-se tornado num dos homens mais ricos do Brasil.
O decurso do tempo apenas alimentou o seu desejo de vingança, fazendo-o perder a noção de certo e errado e a capacidade de amar. Quinze anos depois, regressa a Portugal, pronto para acertar contas com o passado e destruir Miguel Ferreira da Fonseca.
Jorge transformou-se num homem frio, poderoso e dissimulado, disposto a tudo para atingir os seus objetivos. O reencontro com Bia, filha de Miguel, um grande amor do passado, vai fazê-lo experimentar emoções que nunca pensou voltar a sentir, abalando todas as suas convicções.