Neste episódio
Antónia (Marina Mota) tenta comprar o silêncio de Elias (António Capelo). Este diz que o filho dela morreu num acidente. Antónia é surpreendida por Bento (Luís Esparteiro) que bate no vidro do carro.
Delfina (Ana Nave) entra na clínica, com Anabela (Susana Mendes) e refila com Tânia (Mafalda Marafusta), dizendo-lhe tem de se concentrar em seduzir Lourenço (Pedro Sousa).
Pedro (Diogo Morgado) e Elias encontram-se com Alfredo, e este diz que a família daquela noticia abalou dali há muito tempo. Pelo canto do olho, o homem vê o carro de Pedro e Elias a segui-lo. Assustado, corre e entra num parque de estacionamento para os despistar. Pedro entra com o carro no parque tentando detetar o homem. Pedro vê-o e trava a fundo ao lado dele. Pela janela, agarra-o pelo colarinho. Pedro está satisfeito por terem conseguido arrancar de Alfredo uma morada que poderá ajudá-lo a encontrar a sua família.
Delfina e Anabela chegam da rua. Anabela está à procura de Alcino (Rui Melo), que está por baixo de uma mesa agarrado a uma garrafa de vinho e pede-lhe segredo.
Felícia (Sofia Grillo) serve um chá a Antónia e pergunta-lhe o que aconteceu e Antónia disfarça falando do noivado de Lourenço e da sua tentativa de controlar as clínicas.
Pedro caminha pelo claustro e chega a uma porta, bate, verifica que está entreaberta e empurra-a. Pedro está de olhos vendados, começa a retomar os sentidos, retira a venda dos olhos e vê Fátima à sua frente, vestida com o hábito de freira. Fátima conversa com Pedro fazendo-se passar por sua mãe. Elias adverte-a, sem que Pedro se aperceba. Fátima diz a Pedro que precisam de conversar noutro local e pede-lhe que espere por ela no carro. Pedro sai e Elias diz a Fátima que tem de afugentar Pedro. Fátima explica a Pedro as razões do seu abandono, abre a porta e sai. Pedro pede-lhe que conte a verdade.
Girafa (João Gouveia) pedala a sua bicicleta, o carro de Pedro surge em sentido contrário. Pedro dá uma guinada no carro e desvia-se antes do embate. Girafa assusta-se e cai. Pedro socorre Girafa e dá-lhe boleia.
Pedro olha para os pés de Fátima e apercebe-se que, por baixo do hábito ela usa umas meias provocadoras de rede e sapatos de salto alto, percebendo que está a ser enganado.
Patrícia (Maria Marques) joga às escondidas com os amigos. Ela está debruçada sobre a bagageira do carro de Pedro, Patrícia assusta-se com barulhos no interior da bagageira. Pedro abre a bagageira, Fátima está amarrada e amordaçada.
Maria das Dores (Patrícia Tavares) serve um chá a Bento (Luís Esparteiro) e Antónia. Bento quer uma explicação dela com o padre, avisa que não pode haver segredos já que serão da mesma família ou o investimento na clínica cai por terra.
As crianças brincam no espaço, numa correria estonteante em torno de Clara (Inês Castel Branco) e do padre Antero. Delfina limpa a sala e fica atenta à conversa de Clara e do Padre. Clara começa a aula de canto. Antero ouve encantado. Antero pigarreia, para chamar a atenção dela. Bento chega e manipula Clara para aceitar o casamento com Lourenço.
Elias está muito preocupado. Pedro conta-lhe que a mãe é freira e que professou depois de o ter abandonado mas Elias fica com a sensação que Pedro não lhe contou tudo.
Pedro e Clara envolvem-se apaixonadamente e planeiam um futuro juntos.
Magda (Maya Booth) conversa com Lourenço e aconselha-o a tratar melhor Clara e a dar-lhe espaço para ela respirar.
Delfina insiste com a filha em seduzir Lourenço e faz sinal com a cabeça na direção do gabinete dele. Delfina força-a a levantar-se e ajeita-lhe a minissaia para cima, para mostrar as pernas. Tânia bate à porta de Lourenço. Esta entra e avança para a secretária tentando aparentar sedutora mas de forma trapalhona. Tânia queixa-se de uma dor nas costas e Lourenço prepara-se para observá-la. Tânia, sentada na marquesa em soutien e Lourenço à sua frente preparando-se para a auscultar. Enquanto isto, Tânia desaperta o soutien, deixando-o cair.
Pedro chega e dirige-se a Delfina e esta agarra num sinal que diz “volto já” e coloca-o à frente de Pedro. Magda avista Pedro e vai ter com ele. Clara chega e pergunta por Lourenço a Delfina. Clara vai para o gabinete de Lourenço, força a passagem quando Delfina tenta impedi-la. Delfina finge sentir-se mal e Lourenço é atraído pelos gritos. Lourenço pergunta a Clara o que é que ela está a esconder e começa a insinuar que tem outro homem. Clara reage dizendo que nunca lhe deu motivos para desconfiar. Lourenço vê o soutien em cima da marquesa e esconde-o apressado no bolso. Clara pede espaço a Lourenço e diz que o casamento acabará por acontecer. Clara beija Lourenço. Clara vê Pedro e este também a vê. O choque do reencontro passados tantos anos deixa-os sem reação.
Sobre «Para Sempre»
Pedro é um homem enigmático com um único objetivo: reconquistar Clara, o seu amor de juventude. No entanto, essa reunião é quase impossível. Sobretudo, porque ela está noiva do seu irmão Lourenço, o homem a quem Pedro salvará a vida. E o que fará Lourenço quando perceber que o seu salvador pode, afinal, roubar-lhe tudo?
Produção
Ana Almeida
Realização
Ricardo Carreira
João Gomes
Francisco Antunez
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Miguel Costa
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Nuno Santos
Uma Produção Plural para a TVI