Neste episódio
Os carros de Lourenço e Antónia estão juntos a uma cabana, Pedro chega com Eva e diz-lhe para voltar a Braga, vai resolver sozinho.
Lourenço e Antónia estão dentro da cabana, ela provoca-o por ter atacado alguém mais forte. Ele está magoado, nunca entendeu o desprezo dela apesar de ter feito tudo para a agradar, mas agora sabe que são remorsos. Lourenço aponta-lhe o espigão, Pedro irrompe e manda-o parar. Lourenço diz-lhe que lhe vai mostrar quem é aquela mulher. Pedro consegue tirar-lhe o espigão depois de lutarem e Lourenço foge. Pedro vai atrás. Lourenço arranca no barco, Pedro salta para lá e tenta pará-lo, Antónia assiste. Lourenço acusa-o de roubar tudo, até a herança do pai e diz que sabe serem irmãos. Antónia ouve em choque. Pedro diz que também sabe e que veio a Braga à procura da mãe. Lourenço e Pedro lutam e caem à água, Lourenço regressa ao barco e foge. Pedro nada até à margem com dificuldade e Antónia puxa-o para o seu regaço.
Tânia conta a Alice que inventou à mãe que estava grávida para deixá-la ficar com Romeu. Alice questiona-a como vai fazer quando não tiver barriga. Tânia não tinha pensado nisso mas vai engordar para enganar a mãe uns meses.
Tozé anuncia à família que vai regressar aos voos curtos. Diana diz que pode levar Hans. Tozé está aflito e diz que vai para Bruxelas. Diana diz que Hans vai por lá e espera o que for preciso. Tozé assente, Diana espia-lhe as reações.
Nessa manhã, Diana e Gil estavam muito focados, Gil disse que Tozé é camionista e Diana disse que à família, ele disse que era piloto de aviões, querem descobrir qual é.
Antónia diz a Pedro que pensava que tinha morrido, criou empatia com ele desde que chegou a Braga. Pedro só quer saber porque o abandonou, depois disso vai continuar sozinho. Pedro insiste mas Antónia não responde e ele sai desabrido.
Antónia está no pontão da cabana, recorda quando entrou ali em trabalho de parto de Pedro e quando Natália a encontrou. Antónia queria que Jorge continuasse a achar que era o pai de Vasco. Natália questionou quem a engravidou, mas Antónia começou o trabalho de parto.
Clara toca Piano e Pedro abraça-a por trás, ouvindo-a. Pedro está com os olhos rasos em lágrimas.
Fátima, a enfermeira, entrega bebé a Antónia, diz que o filho é igual ao pai. Natália vai chamar Jorge e sai. Fátima sabe que o filho não é dele e sabe quem é o verdadeiro pai, questiona Antónia se alguma vez lhe vai contar.
Pedro desabafa com Clara que se sente fraco por não ter enfrentado Antónia, depois de se ter preparado tanto, conta-lhe o que aconteceu no barco com Lourenço. Clara quer denunciar mas Pedro não quer, a culpa é de Antónia.
Sobre «Para Sempre»
Pedro é um homem enigmático com um único objetivo: reconquistar Clara, o seu amor de juventude. No entanto, essa reunião é quase impossível. Sobretudo, porque ela está noiva do seu irmão Lourenço, o homem a quem Pedro salvará a vida. E o que fará Lourenço quando perceber que o seu salvador pode, afinal, roubar-lhe tudo?
Produção
Ana Almeida
Realização
Ricardo Carreira
João Gomes
Francisco Antunez
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Miguel Costa
Direção de Produção
Pedro Miranda
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
João Patrício, Lurdes Guerreiro, André Manso
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Nuno Santos
Uma Produção Plural para a TVI