EP 2 Rio Minho

Com Chef Ljubomir Stanisic

Neste episódio

Eugénia trabalhou durante muito tempo na zona de sete rios, sempre que passava em frente ao atual Rio Minho sonhava em abrir ali o seu restaurante, um espaço pequeno e acolhedor.

Cumpriu o sonho, mas este acabou por se tornar num pesadelo testemunhado pelo seu marido, Pedro, que é empregado de mesa no restaurante. A casa serve almoços a clientes habituais, que trabalham na zona. O menu é cozinha típica portuguesa, de tacho, reconfortante.  


Ljumobir chega para almoçar e percebe que de facto há ali mão para a cozinha, liderada por Elizabete, que conta com a ajuda da patroa nas confeções. O que preocupa Ljubomir é a danificação do espaço. Está deteriorado, sujo, velho, em péssimas condições. A cozinheira Elizabete assume que já esteve várias vezes para se despedir, porque sente que não tem uma cozinha em condições para trabalhar e acima de tudo vê nos patrões um casal cansado, deprimido e sem iniciativa para mudar o que está mal.

 
A casa funciona como uma família, uma vez que ao casal de proprietários se junta apenas a cozinheira e mais um empregado de mesa, João. Os alicerces desta família começam a tremer mal Ljubomir entra na cozinha. O desleixo emocional de Eugénia está personalizado na ausência de higiene do espaço. É chocante o estado dos equipamentos, a quantidade de gordura acumulada nas paredes, a forma como os ingredientes são acondicionados.

Segundo o chef, se o restaurante sofresse uma fiscalização não voltaria a abrir. E é por isso mesmo que nessa mesma noite fecham as portas para uma grande limpeza. A noite é passada em clima de tristeza: este confronto com a realidade é perturbador para Eugénia que nem percebe como pode chegar aquele ponto.

 
O chef volta no dia seguinte para perceber como correu tudo, mas a verdade é que uma noite de limpeza não chegou para deixar o restaurante em condições. Ljubomir perde a fé, não sabe como ajudar o casal e parece começar a desistir do caso. João e Elizabete são a luz ao fundo do túnel, os empregados conquistaram o chef com a sua humildade e pedem-lhe para não desistir dos seus patrões. Há esperança para o Rio Minho, que ganha uma nova vida para uma nova era de cara lavada e novo nome, “Pátio Sete”. 


Sobre «Pesadelo na cozinha»

Em cada programa, um restaurante em dificuldades recebe o tratamento do Especialista. Com apenas uma semana para mudar a sorte do espaço, nada é sagrado. Não há tempo para conversa fiada e o Especialista revela algumas verdades sobre os proprietários e os empregados, embarcando numa missão para pôr a casa em ordem.

Está em jogo a reputação do próprio como o maior especialista em restauração do país, por isso conte com decisões difíceis e conversas duras com fartura. Com o incrível sentido de negócio do Especialista e toda a experiência culinária de que dispõe, ele analisa cada aspeto do negócio: desde o escanção ao chef principal, da decoração ao menu, dos fornecedores aos clientes. Em cada local, ele investiga a área e estuda os livros antes de colocar em prática o seu novo regime.

Pesadelo na Cozinha é uma combinação única de visão prática e entretenimento irresistível. Oferece uma perspetiva intrigante sobre os meandros da restauração, recorrendo a um especialista para explorar os segredos do sucesso de gerir um restaurante rentável.

Trata-se de uma série que explora os mitos em redor da ambição pessoal e profissional, o sucesso e a motivação, revelando ao mesmo tempo que até a situação mais desastrosa pode ser revertida com um pouco de imaginação e muito trabalho intenso.

Ficha Técnica

Título Original: Rio Minho
Categoria: Entretenimento
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares