EP 9 Beco

Com Ljubomir Stanisic

Neste episódio

O restaurante Beco, no Seixal, foi construído a par7r de uma mercearia do pai de Rui. O proprietário apresenta-o como um espaço tradicional, de cozinha bem nacional. Exibem o peixe fresco numa montra que brinda os clientes à entrada, peixe esse que é grelhado pela Vânia, a mulher que assume o grelhador. A
Vânia junta-se a cozinheira Lurdes e as empregadas de mesa Bela e Sandra, esta última mulher de Rui.


Consideram-se uma família onde são as mulheres quem mais ordenam, Rui diz que há dias em que “elas não se calam”, e “elas” queixam-se da total desorganização do restaurante. Consideram que o patrão não tem mão, e é “um pouco mole”.


São constantes as idas ao supermercado, uma ida nunca é suficiente para o dia. As doses existentes para cada dia são planeadas a olho e por isso nunca batem certas. Mas quando Ljubomir chega para visitar o restaurante identifica mais uma série de problemas. No que toca aos grelhados encontra um bom peixe,
mas nas guarnições falta sabor, mas nunca criatividade, uma vez que a cozinheira faz combinações pouco prováveis… e pouco funcionais!


Ljubomir conversa com Rui e tenta perceber o que tem de mudar no restaurante. O proprietário assume que não tem conhecimentos para gerir o negócio. Ao assistir ao serviço, visitando a cozinha, Ljubomir tem oportunidade de conhecer as divertidas funcionárias do Beco, mas a diversão tem limites e todos parecem levar a brincar o estado do restaurante. Sandra, a mulher de Rui, parece ser a única preocupada com a desorganização do espaço: ninguém tem noção do que há em stock, os pedidos não são escritos, não existem fichas técnicas para as receitas e a cozinheira não pode provar o que faz, por problemas de saúde e
porque tenta fazer dieta!


Quando o Chef tenta chamar Rui à razão, o proprietário parece levar pouco a sério os alertas de Ljubomir e acaba por se sentir ofendido com a tentativa de intervenção. O chef abandona o restaurante furioso: afinal só o fizerem perder tempo e não querem ajuda.


Desesperadas e lideradas por Sandra, as mulheres do Beco unem-se para conseguir, pelo menos, algumas diretrizes do chef para uma melhor gestão do restaurante. Ljubomir não resiste à união feminina e dá-lhes uma ajuda!


Sobre «Pesadelo na cozinha»

Em cada programa, um restaurante em dificuldades recebe o tratamento do Especialista. Com apenas uma semana para mudar a sorte do espaço, nada é sagrado. Não há tempo para conversa fiada e o Especialista revela algumas verdades sobre os proprietários e os empregados, embarcando numa missão para pôr a casa em ordem.

Está em jogo a reputação do próprio como o maior especialista em restauração do país, por isso conte com decisões difíceis e conversas duras com fartura. Com o incrível sentido de negócio do Especialista e toda a experiência culinária de que dispõe, ele analisa cada aspeto do negócio: desde o escanção ao chef principal, da decoração ao menu, dos fornecedores aos clientes. Em cada local, ele investiga a área e estuda os livros antes de colocar em prática o seu novo regime.

Pesadelo na Cozinha é uma combinação única de visão prática e entretenimento irresistível. Oferece uma perspetiva intrigante sobre os meandros da restauração, recorrendo a um especialista para explorar os segredos do sucesso de gerir um restaurante rentável.

Trata-se de uma série que explora os mitos em redor da ambição pessoal e profissional, o sucesso e a motivação, revelando ao mesmo tempo que até a situação mais desastrosa pode ser revertida com um pouco de imaginação e muito trabalho intenso.

Ficha Técnica

Título Original: Beco
Categoria: Entretenimento
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares