EP 151 Vitória acaba nas mãos de Mateus para salvar Ana

Episódio 151

Sex, 11 set 2020 21:45 TVI

Neste episódio

De joelhos, Isabela (Inês Herédia) reza por Mateus (Pedro Sousa). Hugo (Rodrigo Paganelli) entra e ela disfarça que caiu. Hugo conta que a PH Natural recebeu uma grande encomenda e que precisa da ajuda dela.

Machado (Pedro Hossi) está impaciente, ao telemóvel com agente que está a rastrear telemóvel que Marcos (Pedro Teixeira) deu a Isabela.

Hugo diz a Isabela que os produtos disponíveis não chegam e que, por isso, vão ter de fazer mais, confirmando que a encomenda é de uma agência de turismo e que não quer contar a Sandra (Marta Faial) para ela continuar descansada.

Marcos entrega um anel a Rita (Maya Booth), e mostra-se feliz porque vai prejudicar Sandra com a PH Natural. Rita lembra-o de que ainda precisa de trabalhar. Marcos conta que Raquel vai ajudá-lo.

Alfredo (Luís Esparteiro) e Joana (Marina Mota) entram animados e Hugo conta aos pais que Mateus raptou Ana (Madalena Aragão).

Marcos conta a Rita que Raquel só está interessada em trabalhar com ele, e pergunta se quer marcar a data de casamento.

Nuno (Diogo Lopes) está a beber um gin. Raquel aproxima-se e conta que correu tudo como planearam, trocando um sorriso vitorioso.

Alfredo pede a Hugo as chaves do carro novo, para perseguir Mateus e arranca a toca a velocidade, entusiasmado.

Nervoso, Lucas (Filipe Vargas)  conduz a alta velocidade, João acha que se é para procurarem deviam ir mais devagar.

Machado recebe uma chamada de Vitória (Sara Barrdas), aflita. O inspetor aconselha-a a ficar em casa e desliga. Machado liga a Fonseca e pergunta por Isabela. Ele garante que ela está a fazer óleos.

Ana manipula Mateus, diz estar aflita para fazer xixi. Mateus fica desconfiado, mas decide ir com ela. Mateus dá lenços a Ana e manda-a não fazer asneiras. A jovem afasta-se para fazer xixi, quando vê um casal de turistas. Mateus também os vê e fica em pânico. Mateus ameaça matar Ana e o casal se fizerem alguma coisa, enquanto puxa Ana para dentro da carrinha.

Carlos (João Vicente) conduz enquanto Maria (Mafalda Marafusta) está ao telemóvel com Vitória, que lhe pede para eles avisarem se tiverem novidades.

Mais calma, Ana começa a provocar Mateus. O Santa Cruz perde a paciência e dá-lhe um estalo com força. Ana desmaia.

Lucas, ao telemóvel com Machado, está desesperado por não ter notícias da filha.

Vitória conduz e vê um falcão, recorda conversa com Mateus sobre a devoção dele, e faz inversão de marcha.

Mateus tenta despertar Ana, mas sem sucesso, pega nela ao colo e encaminha-se para a porta de uma igreja.

Lucas trava de maneira brusca, não se contém e começa a chorar. João (Isaac Alfaiate) apoia-o.

Vitória, cada vez mais nervosa, dá murros no volante, desesperada.

Mateus, com Ana ao colo, chora e reza em frente à imagem de Nossa Senhora da Piedade.

Fonseca observa Isabela a entrar para a cozinha, e de seguida ela liga a Mateus.

Ana desperta, não conhece o sítio onde está e começa aos gritos. Mateus recebe uma chamada e afasta-se para falar com Isabela. Quando se vira, Ana já não está lá. Mateus vê a janela aberta e decide saltar. Ana, escondida, percebe que Mateus já não está ali e salta para o exterior também.

A jovem corre na direção contrária à carrinha. Mateus segue-a. Vitória aparece e avança com o carro. Ana entra para o carro. Mateus abre porta de Vitória e puxa-a para fora. Os dois lutam, enquanto Ana foge. Mateus, frustrado por ter perdido Ana, descarrega em Vitória e amarra-a.

Machado recebe uma chamada e sai decidido a apanhar Mateus.

Ana continua a correr, mas está pálida e cansada, tem uma tontura e cai batendo com a cabeça numa pedra.

Marcos leva presentes aos filhos, e provoca Hugo por Sandra ter deixado os sobrinhos com desconhecidos. Joana manda-os parar com a discussão, conta que Mateus raptou Ana, e Marcos finge estra surpreendido.

Isabela, perturbada, recebe Marcos que a avisa de que não quer saber de Mateus, mas que teme o pior pela sobrinha.

Machado vê o carro de Vitória com as portas abertas, não vê ninguém e dirige-se para a igreja. Machado, sempre de arma em riste, dirige-se à sacristia, repara na janela aberta e fica frustrado por ter chegado tarde.

Marcos confirma que está arrependido por não ter entregue Mateus à polícia. Isabela chora porque Mateus não contou com ela para fugir. Elvira (Ana Bustorff) entra, Marcos manda-a dar calmantes à afilhada e sai apressado.

Desesperado, Carlos decide ligar a Machado. O inspetor conta que encontrou o carro de Vitória abandonado e que desconfia que Mateus a apanhou.

Machado conduz atento à estrada, e faz uma comunicação aos carros de patrulha sobre a carrinha que Mateus conduz.

Vitória avisa Mateus que o vão encontrar, mesmo que mude as placas da carrinha. O Santa Cruz pede-lhe ajuda para recuperar Ana, mas Vitória vinca que prefere morrer a entregar-lhe a filha.

Marcos liga a Lucas a oferecer ajuda para encontrar Ana. Lucas, sem paciência, desliga-lhe a chamada e diz a João que vão continuar as buscas.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Vitória acaba nas mãos de Mateus para salvar Ana
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares