EP 182 Último episódio

Episódio 182.

Seg, 26 out 2020 22:45 TVI

Neste episódio

Lucas (Filipe Vargas) está ansioso e estranha que Cartaxana (Luís Lucas) não esteja presente.

Cartaxana arruma as suas coisas, despe a bata, olha em redor nostálgico e sai como quem fecha uma etapa da sua vida.

Joana (Marina Mota) avisa Hugo (Rodrigo Paganelli) de que tem comida para ele levar para a pensão e estranham que Carlos (João Vicente) ainda não ter chegado.

À porta da capela, Carlos surge de braço dado a Vitória (Sara Barradas). O capataz entrega-a a Lucas e manda-o dar-lhe tudo aquilo que ele não conseguiu. Lucas e Vitória sorriem cúmplices, e o padre dá inicio à cerimónia.

Mateus (Pedro Sousa) sonha que entra na igreja com uma postura calma, atravessa a sala com 2 pistolas erguidas, numa postura serena e fria. Cerimónia está a decorrer, e todos ficam em pânico ao verem Mateus armado. O Santa Cruz começa a matar todos os presentes. Mateus avança de armas em punho para Lucas que está abraçado a Vitória e Ana, avisa que é porque lhe roubou tudo.

Desesperada, Isabela abana Mateus, tem o teste de gravidez positivo na mão e chora de felicidade.

Lucas e Vitória, já de alianças no dedo, beijam-se. Lucas sai com Vitória da cepela, todos lhes atiram arroz e pétalas. Lucas, feliz, abraça Vitória, Maria Teresa e Ana.

Camila (Núria Madruga) fala ao telemóvel com o ex-marido, diz-lhe que não quer manter uma relação que já não existe e desliga.

João (Isaac Alfaiate) mostra a mota alterada por ele a Madalena (Anna Eremin), e ela beija-o.

Maria (Mafalda Marafusta) está feliz por cantar no casamento da irmã e pede a Lucas para tratá-la bem. Joana mostra-se feliz porque a festa está a correr bem, e conta a Alfredo (Luís Esparteiro) que não está na menopausa, mas sim grávida. Machado (Pedro Hossi) recebe uma chamada e sai.

Isabela (Inês Herédia) assume que está grávida e prepara-se para contar a verdade. Isabela conta que matou Mateus e explica o porquê. Machado encontra o saco dos brincos e Isabela explica a Machado porque razão não contou a verdade antes.

Em Las Vegas, Elvira (Ana Bustorff), vestida de June Carter, casa com Cartaxana que está vestido de Johnny Cash, e partilham um charro, apaixonados.

Vitória lança o bouquet, que cai em cima de Camila.

Carlos aproxima-se dela, e Camila conta que acabou tudo com o ex-marido. Camila e Carlos afastam-se em cima de um cavalo, Carlos quer que tudo dê certo entre eles e Camila indica que vai candidatar-se para dar aulas ali na terra.

Lucas acha que Adriano está feliz por Vitória, promete não se esquecer daquele dia e beijam-se.

Machado leva Isabela até à cela. Ela senta-se e leva a mão até à barriga e sente que perdeu tudo.

Dois meses depois, Machado está diante de um placard com as fotografias das mulheres e das ossadas encontradas. Tem também a fotografia de Mateus e de Catarina, sob o placard onde está escrito: encerrado.

Cinco meses depois, Isabela com uma barriga de final de gestação, está ajoelhada e reza. Do lado de fora da cela, Rita (Maya Booth) passa escoltada por um guarda.

Marcos deitado, olha para uma fotografia sua com Carla (Ana Sofia Martins), Diogo e Pilar e para outra com Maria Teresa. Está magro, com a barba por fazer, e vê-se que desistiu da vida por ter perdido tudo o que amava.

Machado estaciona. Maria espera-o de avental, volta-se e percebemos que tem apenas lingerie. Machado sorri, feliz.

Isabela continua a rezar, baixa o olhar e leva a mão ao vestido na zona entre pernas, percebemos que está molhado. Rebentaram-lhe as águas.

João, ao lado de Madalena, criou um centro de reabilitação e João discursa para várias pessoas.

Isabela contorce-se com dores. A mão de um homem surge tapando-lhe a boca, para ela não gritar.

Carlos e Camila junto à falcoa Bandida, tropeçam e caem os dois ao chão, mas deixam-se ficar, a fitar o céu, sorridentes e apaixonados.

Isabela acabou de dar à luz, está extenuada e imagina Mateus ao seu lado a segurar o bebé.

Vitória grávida de seis meses, está feliz ao lado de Lucas, de Ana e de Maria Teresa, e tiram uma fotografia. Adriano sorri, feliz, com um falcão pousado na luva.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Último episódio
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Populares