EP 161 Passado doloroso «ataca» Machado e Maria

Episódio 161 de «Quer o Destino».

Seg, 28 set 2020 22:57 TVI

Neste episódio

Isabela serve o pequeno almoço a Lucas e pergunta como está Ana (Madalena Aragão). Isabela sai e Lucas escreve uma mensagem a Vitória (Sara Barradas).

Machado está incomodado com o assunto de Amélia e Maria pede-lhe para ele a esquecer. Machado acaba por dizer que a morte de Amélia é culpa dele.

Isabela estende a roupa. Fonseca aproxima-se e conta-lhe que está de folga e que tinha saudades dela.

Maria sente-se culpada por ter relembrado Machado da morte de Amélia.

Marcos (Pedro Teixeira) sai, e tem Rita (Maya Booth) à sua espera. Marcos aproxima-se, elogia-a e faz-lhe um carinho no rosto, sorridente. Rita avisa Marcos de que quer viver ali.

Marcos está entusiasmado com a cerimónia. Rita trama Marcos por ter descoberto a traição. Marcos e Rita discutem sobre a traição, e Rita avisa que só casam sob as condições dela.

Elvira (Ana Bustorff) pergunta a Lucas se pode manter a data de casamento e diz que Joana (Marina Mota) e Alfredo (Luís Esparteiro) vão renovar os votos também.

Isabela tem medo de não conseguir esperar mais tempo por Mateus, mas Elvira repreende-a por ainda não estar a trabalhar.

Joana pergunta a Hugo (Rodrigo Paganelli) se já fez as pazes com Sandra (Marta Faial). Ele diz que não, mas olha-a apaixonado.

Ana sonha com Mateus a ir buscá-la ao quarto e entra em pânico. Vitória cruza-se com Lucas, ouvem um grito de Ana e correm para o quarto.

Lucas e Vitória entram preocupados. Ana percebe que foi só um sonho.

Raquel (Sofia Baessa) conta a Nuno (Diogo Lopes) que, possivelmente, Marcos vai casar, mas não terá a vida facilitada porque ela falou com Rita.

Marcos recebe uma chamada de João, que o avisa de que não vai ser seu padrinho de casamento dele.

Rita pede ao conservador para aguardar porque Marcos não se está a sentir bem. Ele chega e concorda assinar os papéis.

Patrícia acha que Arlete devia pensar bem se quer o prémio, ou não, quando aparece um inspetor da ASAE e diz que recebeu a denúncia de haver ratos no café.

Joana pede a Carlos que lhe arranje um rato. Ele fica desconfiado do que a mãe anda a preparar.

Machado pede um pouco mais de paciência para apanhar Mateus e Lucas cede e deixa a filha ficar mais uma noite.

Patrícia conta uma história de infância a Sílvio, e acaba por se insinuar a ele. Sílvio diz que não costuma comer nos locais que inspeciona. Patrícia oferece-lhe um bolo e fica a pensar sobre quem a denunciou.

Joana oferece petiscos a Ornelas para que ele a ajude a encontrar um rato.

Ornelas diz a Patrícia que vem dar um recado a Maria, tira do bolso um rato e larga-o no chão.

Isabela entra com várias cartas, vê de quem são e avança para o escritório. Isabela deixa as cartas na secretária, mas vê uma carta endereçada a ela.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Passado doloroso «ataca» Machado e Maria
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares