EP 47 Plano de Vitória «acaba» com Marcos

Episódio 47 de «Quer o Destino».

Sex, 15 mai 2020 21:52 TVI

Neste episódio

Mateus (Pedro Sousa) ameaça Elvira (Ana Bustorff) que se volta a meter-se entre ele e Isabela (Inês Herédia) dá cabo dela. Vitória (Sara Barradas) entra e percebe a tensão entre eles.

Mateus começa a conduzir e trauteia música clássica, olha para o banco do lado. Guilherme (Pompeu José) está abraçado à garrafa de vinho. Mateus sente-lhe a pulsação e percebe que já está morto, trauteia a música ainda com mais entusiasmo.

Joana (Marina Mota) entra com roupa suja e repara na etiqueta de um dos casacos de Alfredo (Luís Esparteiro). Alfredo está distraído e Joana grita por ele, furiosa, para saber de onde veio aquilo. Alfredo garante que não gastou um cêntimo.

Joana entra no café com a etiqueta na mão e ameaça Patrícia (Leonor Seixas), dizendo para se manter afastada de Alfredo. Patrícia comenta que ela não valoriza o homem que tem em casa, mas Joana vira-lhe as costas.

Carla (Ana Sofia Martins) entra em casa, olha para um álbum de fotografias e recorda quando Marcos (Pedro Teixeira) comprou a casa e a pediu em casamento. Pilar entra a dizer que o pai chegou.

Pilar abraça o pai, entrega uma caixa feita por ela e vai buscar os desenhos. Marcos vai ter uma reunião importante e Carla relembra-o de quando tinham um ritual de boa sorte, mas ele ignora-a.

Marcos está de volta à Herdade com os irmãos. Elvira chega com Álvaro e apresentam-se. Álvaro indica que a caminho recebeu um vídeo de Fernando (Sérgio Silva) que acuda Marcos de trair a sua família, e mostra-o. Todos ficam estupefactos. Marcos sente-se encurralado e diz que Fernando não passa de um mentiroso. Álvaro exige explicações.

Isabela está a tratar da volta loiça. Carlos (João Vicente) entra e diz-lhe que não pode andar com Mateus. Isabela avisa que já vem tarde porque ela e Mateus estão muito apaixonados.

Álvaro acusa Marcos de trair Lucas (Filipe Vargas), indica que não quer manchar a imagem da Cruzeiro do Sul e que, por isso, vai suspender as negociações. Álvaro pergunta a Lucas se acredita no irmão.

Ansiosa, Vitória escuta a conversa à porta do escritório. Marcos argumenta para prosseguirem o negócio. Álvaro precisa de reavaliar tudo e não quer escândalos na sua empresa.

Vitória sorri vitoriosa com o desfecho da conversa e do seu plano. Marcos insiste, mas Álvaro vira-lhe costas e sai. Marcos acusa Lucas de o ter tramado com a ajuda de Rita, mas Lucas avisa-o de que não é igual a ele, porque nunca quis prejudicar a família. João (Isaac Alfaiate) acha que Lucas estava certo. Mateus fica na dúvida sobre em quem acreditar. 

Carlos insiste que Mateus é doente e que tem uma obsessão por ela. Isabela avisa-o de que quanto mais tentam afastá-los mais próximos ficam.

Maria (Mafalda Marafusta) dorme num fardo de palha. Hugo (Rodrigo Paganelli) aproxima-se e manda-a trabalhar.

Marcos continua a dizer que foi tudo preparado por Lucas e Rita para arruinar o seu negócio. João está confuso, mas do lado de Lucas, enquanto que Mateus pondera. Vitória regressa para junto da porta do escritório e continua a ouvir o desenrolar da conversa entre os irmãos.

Lucas diz que não tem contacto com Fernando desde que ele fugiu e manda Marcos assumir o que fez. Mateus quer contar à mãe e Marcos pede uns dias para resolver a situação.

Vitória simula que vem da cozinha. Lucas pede-lhe para ir ao escritório e Vitória fita João e Mateus, disfarçando a satisfação que o conflito lhe provoca.

Marcos liga para Vicente e pergunta quem, na redação, sabia das conversas sobre a Cruzeiro Sul. Vicente garante que ninguém. Marcos conta que foi tramado no dia de assinar o contrato e que precisa de resolver a situação.

Marcos entra novamente no escritório e Lucas pergunta à enfermeira se devem contar ou não à mãe o que está a acontecer. A enfermeira afirma que sim, mas Lucas e Marcos discordam. Vitória sai e Lucas acusa Marcos de trair a família.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Plano de Vitória «acaba» com Marcos
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares