EP 71 Mateus descobre que tem mais um irmão!

Episódio 71

Sex, 12 jun 2020 21:55 TVI

Neste episódio

Mateus (Pedro Sousa) vê Joana (Marina Mota) a entrar para o quarto de Catarina (Maria José  Pascoal) e encosta-se à porta.

Vitória (Sara Barradas) consola Ana (Madalena Aragão), ainda triste pelo internamento de João (Isaac Alfaiate), quando Lucas (Filipe Vargas) entra sério e pede para falar a sós com a filha.

Catarina comenta que João estava a precisar de ajuda profissional e pergunta-lhe como está Carlos (João Vicente). Joana acha que está mais calmo, mas tem o coração destroçado. Catarina não quer ser obrigada a tomar medidas drásticas e pergunta-lhe se Carlos sabe, ou suspeita, de alguma coisa.

Mateus encosta-se mais à porta para tentar perceber ao que elas se referem. Catarina quer que Joana mantenha a palavra que, até ela morrer, não pode passar pela vergonha de saberem que o marido teve um bastardo. Mateus fica em choque. Mateus continua a ouvir conversa entre Catarina e Joana em choque.

Joana fica incomodada com o modo como Catarina fala de Carlos, mas a patroa avisa-a de que o seu silêncio será recompensado e indica que tem a cópia do testamento.

Vitória vai em direção ao seu quarto, encontra Mateus e percebe que ele está a ouvir a conversa entre Joana e Catarina. Mateus começa a sangrar do nariz, limpa-se e sai enraivecido.

Catarina termina a conversa com Joana e Vitória fica intrigada por não ter conseguido ouvir nada de relevante.

Carlos está chateado por não encontrar bebida, quando recebe uma chamada de Mateus que lhe indica que precisa falar com ele. Carlos vai ter com Mateus, e ele depara-se com Ofélia que lhe indica que Guilherme (Pompeu José) nunca mais voltou a casa.

Marcos (Pedro Teixeira) entra no escritório e exige a Lucas a parte dele da herança, deixando Lucas indignado.

Carlos dá a entender que Mateus pode estar envolvido no desaparecimento de Guilherme. Ofélia, nervosa, não acredita e indica que Mateus é um homem decente ao serviço da igreja e da vila, e que nunca faria mal a ninguém. Carlos promete arranjar provas, e envia mensagem a Vitória.

Lucas avisa Marcos que o pai lhes deixou a Herdade para evitar este tipo de pedidos, por não querer o património dividido. Marcos provoca Lucas por causa de Rita e pede-lhe para pensar num valor justo, avisando que mais tarde será contatado pelo seu advogado.

Mateus finge examinar Harry, quando chega Carlos que lhe pede para falarem lá fora. Assim que Carlos se vira de costas, Mateus pega na pá e atinge-o na nuca.

Vitória pergunta onde está Carlos. Hugo (Rodrigo Paganelli) indica que o viu com Mateus na box de Harry. Carlos está inanimado no chão e Mateus junto dele, comenta que ele nunca mais vai incomodar ninguém. Mateus vira costas. Carlos ergue-se e encara-o, furioso. Carlos e Mateus lutam, Harry fica cada vez mais agitado, as correias soltam-se. Eles levantam-se, cautelosamente. Carlos abre a porta para sair e toma uma decisão, empurrando o patrão violentamente para dentro da box.

Mateus grita desesperado para sair, enquanto o cavalo avança para ele. Vitória chega, ouve os gritos de Mateus, e percebe que Carlos o fechou lá dentro, ficando em choque.

Catarina tem um mau pressentimento e deixa cair um copo ao chão, que se estilhaça em pedaços. A matriarca pergunta por Mateus, a Elvira (Ana Bustorff), que fuma um charro.

Vitória desespera sem saber o que fazer. Carlos continua a sangrar, ouvem-se o cavalo e os gritos de Mateus. Carlos avisa que está ali a justiça dela.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Mateus descobre que tem mais um irmão!
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares