EP 76 Alfredo e Joana fazem amor «ao lado» de Patrícia

Episódio 76 de «Quer o Destino».

Qui, 18 jun 2020 21:55 TVI

Neste episódio

Vitória encontra Maria. Ela indica que foi à farmácia por causa de Mateus (Pedro Sousa), repara na mala de Vitória e conclui ela se vai mesmo embora.

Marta começa a mostrar que comprimidos Mateus tem de tomar. Catarina (Maria José Pascoal) sente-se culpada por estar a dopar o filho, mas sente que não tem alternativa.

Maria fica triste por Vitória ter arranjado desculpas para não a ajudar com a Herança. Vitória pede-lhe desculpa e pede à irmã para ir com ela. Maria indica que ao menos, ali, tem comida e roupa lavada e despedem-se.

Cartaxana (Luís Lucas) agradece a Vitória por toda a ajuda com Catarina. A enfermeira pede-lhe para ter cuidado com ela, porque naquela casa nem tudo o que parece é.

Carlos (João Vicente) conta a Hugo (Rodrigo Paganelli) que Vitória se vai embora. O irmão convida-o para ir até ao café, para se animar.

Patrícia (Leonor Seixas) tem as mãos nos ouvidos. Carlos e Hugo estranham ela estar com a música tão alta. Hugo diminui o volume e percebem as vozes de Alfredo (Luís Esparteiro) e de Joana (Marina Mota), vindas dos quartos, deixando Carlos e Hugo horrorizados.

As roupas de Alfredo e de Joana estão espalhadas pelo quarto. Os dois corpos movimentam-se, animadamente, debaixo dos lençóis. Carlos tem ataque de riso. Hugo não acha piada nenhuma àquilo que está a acontecer. Patrícia, desconsolada, bebe vinho e serve Carlos também.

Carla (Ana Sofia Martins) diz à irmã que nunca tinha visto Marcos (Pedro Teixeira) naquele estado. Sandra (Marta Faial) acha que ele ainda pode perder os filhos.

Catarina está triste com a partida de Vitória. Cartaxana tenta sossegá-la e promete-lhe que depois da operação vão a Paris.

Lucas ouve o áudio de Rita, que lhe diz que foi tratar de uma surpresa e diz que o ama mais do que ninguém neste mundo.

Marcos conta a Rita que Carla está grávida de outro homem, que o casamento dele acabou e que não tem para onde ir. Rita diz que ele merece esse castigo e que o deixa ficar ali, apenas por uma noite,  vincando que as suas prioridades agora são outras e sai.

Vitória entra no táxi e faz sinal para arrancarem. Lucas chega, apressado, e fica a ver o táxi desaparecer, junto a Ana.

Carlos monta a cavalo, cruza-se com o táxi de Vitória e acena ligeiramente, despedindo-se.

Patrícia abre a porta e diz a Vitória que pode ficar ali à vontade.

Rita entrega a Lucas botões de punho de família e bilhetes de avião, dizendo que depois da operação da mãe vão viajar com Ana. Cartaxana e Catarina entram alegres. Catarina quer ir ver o vestido de Rita, e ela leva-a.

Joana alimenta Alfredo. Hugo faz caretas sobre os comentários apaixonados deles.

Catarina, satisfeita com o casamento, lamenta não ter a família toda presente, mas decidem brindar. Maria aproveita e brinda também. Elvira (Ana Bustorff) fulmina-a com o olhar.

Marcos entra embriagado, querendo certificar-se de que não haverá casamento. Lucas e Rita ficam preocupados. Marcos diz que Catarina é que vai decidir depois de ouvir o que tem para contar.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Alfredo e Joana fazem amor «ao lado» de Patrícia
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA