EP 12 «A próxima vez que eu sair desta casa vai ser no caixão»

Em «Quer o Destino», Catarina (Maria José Pascoal) regressa a casa, depois da crise convulsiva e do internamento no hospital, mentindo sobre o seu estado de saúde. A família reúne-se para receber a matriarca, e todos mostram o quão felizes estão pelas melhoras da matriarca.

Sáb, 4 abr 2020 21:55 TVI

Neste episódio

Hugo (Rodrigo Paganelli) acorda e pergunta a Sandra (Marta Faial) o que está ali a fazer. Ela inventa que se envolveram.

Vitória (Sara Barradas) entra no quarto de Ana (Madalena Aragão) e pede-lhe para não voltar a fazer o que fez, por existir gente mal-intencionada.

Catarina (Maria José Pascoal) sai do hospital e todos ficam contentes com o regresso a casa. A família está sentada à mesa, quando aparece Ana e é irónica com todos. Ana descontrola-se e Catarina pede explicações a Lucas (Filipe Vargas).

Lucas fala com Ana e tenta mostrar-lhe que a ama. A jovem, revoltada, pede-lhe para a deixar em paz.

Joana (Marina Mota) serve o pequeno-almoço a Carlos (João Vicente) e a Hugo. Elvira mandar vir com Carlos pelo que fez a Isabela (Inês Herédia) e este sai para a rua.

Vitória (Sara Barradas) massaja o pescoço de Catarina e as duas conversam sobre a revolta de Ana. Vitória relembra-se do seu pai e da conversa que teve com Carlos, e sai enquanto Catarina faz uma sesta.

Vitória caminha com um ramo de flores na mão e aproxima-se do local onde viu o seu pai a ser baleado, colocando as flores junto a uma árvore. Olha para o rio e questiona-se se valerá a pena o sacrifício, e promete que vai descobrir quem o matou. Vitória sente um olhar sobre si e vê o pai no outro lado da ponte. A enfermeira pestaneja e percebe que é Carlos quem a estava a observar. Carlos chega junto dela e diz-lhe que vai ali todos os anos, naquele dia. O filho de Joana pede a Vitória para deixar os sentimentos de vingança, mas ela vinca que não vai desistir. Carlos acusa-a de já não ser a mesma pessoa.

Os irmãos estão numa reunião e Lucas, irritado, insiste em tratar de tudo e acaba por discutir com Marcos (Pedro Teixeira). Lucas farta-se, não quer saber mais do trabalho, e sai furioso.

Vitória, ainda perturbada por tudo o que aconteceu com Carlos, aproxima-se da farmácia para comprar os remédios de Catarina e gela ao ver Maria (Mafalda Marafusta). Maria pergunta o que está ela a fazer na herdade e Vitória confessa, à amiga de infância, que quer descobrir quem matou o seu pai. Maria diz-lhe que vai ajudá-la.

Carla (Ana Sofia Martins) abre a porta a Marcos que entra com um ramo de flores, e ela informa-o que vai voltar a trabalhar. Marcos pede-lhe desculpa, mas ela confirma que quer o divórcio e lança-lhe a aliança em sinal de já não ter significado nenhum.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: «A próxima vez que eu sair desta casa vai ser no caixão»
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA