EP 16 João prepara a morte?

Em «Quer o Destino», Mateus (Pedro Sousa) confronta João (Isaac Alfaiate) com a estranheza da sua atitude, e segue o rasto do irmão mais novo.

Qui, 9 abr 2020 21:56 TVI

Neste episódio

Vitória (Sara Barradas) tenta resolver o problema de Maria (Mafalda Marafusta), e sai para fazer uma chamada. Maria aproveita que está a sós com Carlos (João Vicente), e insinua-se a ele, contando como era muito próxima de Vitória.

Mateus (Pedro Sousa) conta, à mãe, qual foi a reação de Maria ao vê-lo. Catarina recebe uma chamada de Vitória e pergunta-lhe porque é que a irmã insultou Mateus. Vitória desculpa-se, dizendo que ela está descompensada e que, por isso, precisa de sair para levá-la a Lisboa.

Hugo (Rodrigo Paganelli) decide confrontar Sandra (Marta Faial) por lhe ter mentido, e diz-lhe que ela ainda se vai apaixonar por ele e a pedir-lhe em namoro.

João (Isaac Alfaiate) encontra Ana (Madalena Aragão) a chorar, sentada no chão, e pergunta-lhe o que se passa. Ana explode com o tio e grita-lhe, dizendo que não querer estar com ninguém.

João anda de um lado para o outro, torturado com a recordação da violação, retira duas pastilhas de uma pequena bolsa que tem no quarto e toma-as juntamente com uísque.

Vitória conta que Maria tem depressões, e Catarina e Mateus demonstram-se compreensivos com a situação.

Nuno indica a Carla (Ana Sofia Martins) toda a documentação necessária para o pedido de divórcio. Marcos (Pedro Teixeira) chega com um presente e Carla faz questão de lhe indicar que está reunida com o seu advogado para se separar dele.

Marcos avisa Nuno de que está disposto a tudo pelos filhos e pela mulher. Carla fica afetada e Nuno aconselha-a a não se deixar manipular pelo marido.

Joana (Marina Mota) conversa com o filho sobre Vitória e acaba por lhe contar que ela foi a apanhada aos beijos com Lucas. Carlos reage mal.

Vitória diz a Maria que não lhe pode dar mais dinheiro e aconselha-a a procurar um emprego, quando recebe uma mensagem de Carlos a pedir para falarem.

João liga a Cheirinho e este alicia-o com uma nova droga, a preço de saldo. João fica ansioso para arranjar o dinheiro e entra, de forma secreta, no escritório. Dirige-se até à secretária e tira, de lá, várias notas. Volta a meter tudo no sítio e, ao sair, olha para o armeiro e fica com vontade de tirar de lá uma arma e de terminar com a sua própria vida.

Mateus vê João a sair do escritório e percebe que ele está sob o efeito de drogas. Mateus entra para perceber o que o irmão foi lá fazer, repara que a chave está no armeiro e tranca-o.

Carlos não entende porque é que Vitória andou aos beijos com um Santa Cruz. Vitória explica que foi um esquema para mostrar que Lucas não é melhor que os outros irmãos. Carlos diz-lhe que por ela é capaz de aguentar tudo. Vitória responde-lhe que têm de aguardar pelos exames de Catarina, para saber quanto tempo lhe resta para tramar todos os irmãos.

Joana está a preparar o pequeno-almoço e confronta Vitória por se ter metido no namoro de Carlos e Isabela (Inês Herédia). Carlos entra e defende-a.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: João prepara a morte?
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares