EP 75 Catarina condena Mateus ao «fogo do inferno»?

Em «Quer o Destino», Mateus (Pedro Sousa), cada vez mais alterado, acha que Catarina (Maria José Pascoal) o está a condenar ao inferno porque ele tem de se confessar. Vitória (Sara Barradas) chega. Catarina mente ao filho e pede à enfermeira que lhe dê os comprimidos mais fortes.
Qua, 17 jun 2020 21:55 TVI

Neste episódio

Lucas (Filipe Vargas), de rastos, relembra o que Vitória (Sara Barradas) lhe disse. O engenheiro limpa as lágrimas, recompõe-se e decide ligar para Rita (Maya Booth), mas ela não atende.

Sandra (Marta Faial) ensina Isabela (Inês Herédia) a fazer sushi. Nesse momento, Carla (Ana Sofia Martins) aparece aterrorizada, e conta que Marcos (Pedro Teixeira) já sabe de tudo e o escândalo que lhe fez.

Marcos entra furioso. Carla ameaça chamar a polícia. Sandra interpõe-se na conversa. Marcos acha que Sandra é a culpada de tudo e aperta-lhe o pescoço contra a parede.

Mateus (Pedro Teixeira) agradece à mãe por ter chamado Isabela, e indica que se quer confessar a um padre pelos pecados que cometeu. Catarina (Maria José Pascoal) manda-o calar-se, mas ele relembra as mulheres que violou, o aborto que provocou a Isabela e quando eliminou Guilherme (Pompeu José) e Adriano, deixando Catarina aterrada.

Carla ameaça Marcos com a faca de sushi e ele acaba por largar Sandra. Carla não quer mais falar com ele e ficam as três a chorar no chão.

Catarina diz que vai preso se confessar tudo, mas Mateus acha que o padre não pode dizer nada sobre a confissão. O Santa Cruz pega no telefone para chamá-lo, mas Catarina impede-o.

Vitória arruma roupa num saco, quando a campainha começa a tocar, quer silenciá-la, mas não tem alternativa. Mateus, cada vez mais alterado, acha que Catarina o está a condenar ao inferno.

Vitória chega. Catarina mente, diz que vai chamar o Monsenhor assim que acordar e pede a Vitória que lhe dê os comprimidos mais fortes.

Elvira (Ana Bustorff) e Joana (Marina Mota) ouvem Alfredo (Luís Esparteiro) na rádio. Elvira diz que ele encanta multidões e que ela não aproveita o marido. Joana, indignada, toma uma decisão e sai apressada.

Patrícia (Leonor Seixas) lamenta que Alfredo seja maltratado pela mulher e beija-o. Joana entra e não acredita no que está a ver. Alfredo apercebe-se da chegada da mulher e diz a Patrícia que só tem olhos para Joana. Patrícia e Joana começam a lutar e, por fim, Joana beija Alfredo... deixando Patrícia frustrada.

Vitória diz a Catarina que está na hora de ir embora. Catarina pergunta o que quer em troca para mudar de ideias. Vitória tenta arranjar desculpas para convencer a patroa e Catarina manda-a sair dali, acusando-a de ingratidão.

Vitória vai ter com Carlos (João Vicente) quando aparece Rita (Maya Booth). O capataz da Herdade questiona-a sobre os problemas que está a ter com Lucas. Vitória avisa que se vai embora, e Rita fica animada com a notícia.

Carla mostra os braços a um agente da policia enquanto ele tira notas. O Agente avisa que a queixa é um assunto sério e que, possivelmente, terá de ir a tribunal depor. Carla quer avançar e indica que só vai descansar quando Marcos estiver preso.

Rita ouve uma mensagem de Lucas, pressentindo problemas. Lucas chega, ela finge que não ouviu a mensagem, contando como correu a reunião com Álvaro. Lucas diz-lhe que não está preocupado com a cerimónia, enche-se de coragem e revela-lhe que já não sente o mesmo por ela.

Vitória conta a Carlos que se despediu. O filho de Joana acha que ela alcançou a sua vingança e pergunta se vai contar tudo a Lucas. Vitória não quer desmascarar Rita. Carlos despede-se dela com muito carinho e Vitória agradece todo o apoio.

Rita acha que têm existido muitos problemas naquela casa e que, talvez, seja isso que o deixa confuso. Lucas diz que não, sublinhando que o problema é entre eles. Rita chora desesperada, dizendo que não aguenta perdê-lo. Lucas não pode esperar que as coisas mudem de um dia para o outro. Rita pede uma última oportunidade e Lucas acaba por concordar e consolá-a.

Marta fica surpreendida por Vitória ir embora. Catarina também lamenta a situação e diz que não pode controlar as decisões dos outros. Mateus começa a acordar e Marta analisa-o. Ana (Madalena Aragão) pede a Lucas para não deixar Vitória ir-se embora. Lucas já fez o que podia, e tenta acalmar Ana.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Catarina condena Mateus ao «fogo do inferno»?
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA