Neste episódio
Vitória (Sara Barradas) dorme agitada, sonha com a violação, mas mistura o sonho com Lucas e acalma-se. Lucas (Filipe Vargas) apresenta, a Hugo (Rodrigo Paganelli), a nova veterinária Madalena (Anna Eremin), e pede para lhe mostrar a Herdade.
Vitória entra, de táxi, na Herdade e respira fundo, ganhando coragem. Elvira (Ana Bustorff) recebe Vitória e a enfermeira mostra-se feliz pela recuperação de Catarina (Maria José Pascoal).
João (Isaac Alfaiate) fica surpreendidio por ver Vitória. Lucas conta que ela está de volta para tomar conta de Mateus. Catarina avisa que primeiro ainda tem de avaliar que ela não os vai abandonar, de um dia para o outro, e pede para deixá-las a sós.
Lucas recebe uma chamada de Marcos (Pedro Teixeira). Ele mente e diz que precisa do número de telefone de Vitória para aconselhá-la a uma amiga. Lucas diz que ela está lá em casa e o marido de Carla (Ana Sofia Martins), nervoso, pede para falar urgentemente com Mateus.
Carlos (João Vicente) está a trabalhar. Hugo apresenta-lhe a nova veterinária e conta que Vitória está de volta.
Catarina avisa Vitória de que Mateus (Pedro Sousa) não é um paciente fácil. Vitória reforça que se não fosse ela Mateus já nem estava vivo, e que tudo fará para o ajudar.
Joana (Marina Mota) está lavada em lágrimas. Elvira encaminha-a para o viveiro. Carlos, que passa naquele momento, decide segui-las. Joana desabafa com Elvira expolicando que nunca contou nada a Alfredo (Luís Esparteiro), mas que ainda existem momentos em que recorda Bernardo, em cima dela, com cheiro a álcool.
Elvira lembra-a de que, pelo menos, lhe deixou um bom filho e que Joana sabe que Carlos não é nada igual ao pai, e que respeita toda a gente. Carlos ouve a conversa e fica em choque.
Catarina e Vitória conversam. Lucas chega e a mãe diz-lhe que Vitória vai estar um mês à experiência e repara na atração entre os dois.
Mateus desliga a chamada de Marcos. Catarina e Lucas chegam e informam-no de que Vitória vai ficar a cuidar dele. Mateus olha para a enfermeira e avisa-a de que o destino não os deixa ficar longe.
Alfredo e Maria (Mafalda marafusta) vão ao café de Patricia (Leonor Seixas) e pedem comida, indicando que Joana deixou queimar o almoço e que está com medo de assumir aos patrões.
Mateus continua a provocar Vitória, mas a enfermeira não dá a parte fraca.
Joana continua a chorar, quando ouve barulho e vê Carlos, também ele choroso.
Mateus recorda violação enquanto fala com Vitória, tenta apanhá-la em falso e pergunta-lhe o que a fez voltar. Atrapalhada, Vitória diz-lhe que só quer ajudar na recuperação. Mateus muda de estratégia, dizendo que sabe que Vitória voltou por Lucas e agradece por lhe ter salvado a vida. Vitória quer começar a fisioterapia e vê as indicações dos médicos.
Elvira fuma o seu charro e recorda a violação de Bernardo a Joana.
Sobre «Quer o Destino»
QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.
A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.
Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.
Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.