EP 85 Catarina já sabe quem é a verdadeira Vitória

Em «Quer o Destino», Marcos (Pedro Teixeira) e Mateus (Pedro Teixeira) revelam a Catarina (Maria José Pascoal) que descobriram a verdadeira identidade de Vitória (Sara Barradas), e que a enfermeira está lá em casa com o objetivo de os destruir porque é a rapariga que violaram há 14 anos.

Seg, 29 jun 2020 21:55 TVI

Neste episódio

Catarina (Maria José Pascoal) diz a Marcos (Pedro Teixeira) que não lhe vai dar um cêntimo da herança. Os filhos contam-lhe que descobriram a verdadeira identidade de Vitória (Sara Barradas), e que ela está lá em casa com o objetivo de os destruir por ser a rapariga que eles violaram nas festas da Nossa Senhora do Ó.

Lucas (Filipe Vargas) desfaz o beijo. Vitória diz que sonhou com aquele momento. Lucas acha melhor não criar expectativas, e Vitória avisa-o de que não é igual a Rita.

Catarina, em choque, não acredita na história de Marcos e pergunta-lhe onde foi buscar aquelas informações. O filho diz-lhe que foi Rita (Maya Booth). Catarina vinca que está farta dos esquemas dele e chama-o patético.

Lucas pergunta a Vitória se sabia das traições de Rita. A enfermeira diz-lhe que desconfiava e que quer reconquistar a sua confiança.

Mateus liga os acontecimentos da Herdade a Vitória. Catarina não acredita e expulsa-os do quarto. Marcos, furioso, quer ir confrontar Vitória, mas Mateus acha que assim não consegue nada.

Sandra (Marta Faial) recebe Hugo (Rodrigo Paganelli), e conta-lhe que quer tornar Isabela (Inês Herédia) sócia do PH Natural. O jovem concorda. Sandra, sedutora, confessa ter saudades de Hugo. Ele tenta resistir, mas acaba por beijá-la. Hugo e Sandra estão envolvidos no beijo, quando Sandra interrompe para dizer o que sente, mas ele não a deixa falar e diz-lhe que tem de ir trabalhar.

Elvira (Ana Bustorff) fuma um charro escondida no seu canto, recorda momentos com Bernardo e quando o dividia com Catarina.

Joana (Marina Mota) abre a porta, na esperança de ser Carlos (João Vicente), mas é Isabela que percebe que se passa alguma coisa. Joana conta que Carlos voltou a beber.

Mateus entende a desconfiança da mãe perante Marcos, mas tenta fazê-la ver as coisas como são, por gostar de Vitória. A matriarca conclui que só acredita quando tiver provas.

Catarina está arranjada para sair e avisa Elvira que chamou um táxi, e que se alguém perguntar por ela, só tem de dizer que foi tomar um chá à vila.

Vitória desabafa com Maria (Mafalda Marafusta) que pensava que Lucas ia reagir de outra maneira, mas que não pensa em desistir dele. Maria, entusiasmada, diz-lhe que lhe pode ensinar algumas coisas.

Carlos caminha embriagado pelo cemitério, detém-se ao chegar ao jazigo da família Santa Cruz com um olhar de revolta. Carlos, consumido de raiva, acha que Bernardo ensinou os filhos a abusar das mulheres, espera que ele vá para o inferno e começa a destruir o jazigo.

Maria deixa uma mensagem de áudio a Carlos.

Sandra abre a porta a João (Isaac Alfaiate), que lhe pede desculpa por se ter metido entre ela e Hugo. Ela pede-lhe para falar com Hugo e explicar que não aconteceu nada entre eles.

Mateus faz exercícios de fisioterapia às pernas com a ajuda de Vitória e olha-a, fascinado. Vitória sente-se incomodada e pergunta o que se passa. O veterinário elogia a sua determinação, e vinca que espera que ela faça um bom trabalho com ele, como fez com a sua mãe.

Marcos conta a Rita que Catarina não acredita neles e pede a Rita para não fazer nada. Rita percebe que ele está a esconder alguma coisa e quer saber que história é essa entre a família dele e Margarida.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Catarina já sabe quem é a verdadeira Vitória
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA