EP 86 Marcos mente sobre violação a Margarida

Em «Quer o Destino», Marcos (Pedro Teixeira) decide contar a Rita (Maya Booth) a sua versão do que se passou na noite da violação. O Santa Cruz diz-lhe que Margarida pediu boleia, que já estavam todos animados e que ninguém a forçou nada.

Ter, 30 jun 2020 21:55 TVI

Neste episódio

Vitória (Sara Barradas) termina os exercícios com Mateus (Pedro Sousa). O veterinário agarra a mão da enfermeira e agradece. Vitória disfarça o incómodo que a situação lhe causa, e trocam sorrisos cínicos.

Marcos (Pedro Teixeira) decide contar a Rita (Maya Booth) a sua versão do que se passou na noite da violação, e diz-lhe que Margarida pediu boleia e que já estavam todos animados e que ninguém a forçou nada. Rita estranha o regresso de Vitória e o que aconteceu com o pai dela. Marcos acha que se arrependeu do que fez e agora quer sacar-lhes dinheiro.

Joana (Marina Mota) pergunta a Vitória se já falou com Carlos (João Vicente) desde que chegou, e conta-lhe que ele voltou a beber. Vitória tenta ligar ao ex-namorado, mas sem sucesso.

João (Isaac Alfaiate) pede desculpa a Hugo (Rodrigo Paganelli) pelo que fez e por se ter metido entre ele e Sandra (Marta Faial). Hugo recebe uma chamada de Joana. João percebe e oferece-se para ajudá-lo.

Vitória dá a medicação a Mateus. Ele comenta que um dos seus desejos é juntar os irmãos para uma caminhada na Herdade. O veterinário sublinha que não sabia que Vitória tinha tido problemas com Marcos. Ela desvaloriza o que aconteceu, deixando Mateus incrédulo com o cinismo.

Vitória atende Carlos e pergunta onde está, salientando que todos estão preocupados. Carlos fala com brusquidão dos pais. Vitória diz que vai ter com ele.

Rita pergunta a Marcos se já contou à mãe sobre eles. O Santa Cruz nega, beijam-se de forma apaixonada e sôfrega quando são interrompidos pela campainha. Chocada, Rita diz que é Catarina.

Elvira (Ana Bustorff) informa Lucas (Filipe Vargas) que ligaram a avisar que o jazigo da família foi vandalizado eque o estrago é grande. Lucas vai ver o que se passa e pede para não contar a Catarina.

Rita recebe Catarina e confirma que tudo o que Marcos disse sobre Vitória é verdade. Catarina percebe que estiveram juntos e desvaloriza as aventuras sórdidas deles. Rita avisa que não é uma aventura, que está mesmo apaixonada por Marcos e chama por ele para trazer a pasta com as provas contra Vitória. Marcos aparece, deixando Catarina atordoada.

Vitória repara que Carlos está bêbado. O filho de Joana deixa-se cair derrotado e conta que Bernardo é o seu verdadeiro pai, porque abusou de Joana.

Elvira desconfia de que foi Carlos quem destruiu o jazigo dos Santa Cruz. Joana nega, por saber que o filho nunca faria isso. Elvira volta a dizer que só pode ter sido Carlos. Alfredo aparece e pede justificações para tal acusação.

Vitória tenta acalmar Carlos, acha que a mãe foi muito corajosa e teve de engolir muitas lágrimas. Carlos sente-se revoltado por pertencer àquela família. Vitória lembra-o de que o amor dos pais que o criaram é que conta, e se Joana não contou nada a ninguém vai ter de respeitar a decisão dela.

Elvira diz a Alfredo que achou estranho o desaparecimento de Carlos e que o associou ao acontecimento do cemitério. Joana olha-a como que a pedir para estar calada.

Catarina vê as fotografias de Margarida e de Vitória e empalidece. Rita insiste que Vitória fez mal a todos. Catarina pede para levar a pasta e avisa Marcos para não confundir os assuntos, saindo sem se despedir.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Marcos mente sobre violação a Margarida
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA