EP 102 Catarina é surpreendida por Alfredo

Em «Quer o Destino», Alfredo (Luís Esparteiro) enfrenta Catarina (Maria José Pascoal), rejeita a sua oferta, e demite-se da Herdade da Lagoa.

Sáb, 18 jul 2020 21:50 TVI

Neste episódio

Joana (Marina Mota) suplica para que Alfredo (Luís Esparteiro) fique, mas ele afasta-a. Hugo (Rodrigo Paganelli) e Carlos (João Vicente) aparecem e Alfredo pede-lhes para tomarem conta da mãe.

Patrícia (Leonor Seixas) regressa do quarto de Vitória (Sara Barradas), quando vê Alfredo com as malas e lhe diz que precisa de um quarto.

Joana chora enquanto cozinha. Maria (Mafalda Marafusta) entra e conta que Alfredo saiu de casa e que, desta vez, vai ser para sempre.

Alfredo revela a Patrícia que Carlos (João Vicente) não é filho dele, que sabe que Joana não fez de propósito, mas que está magoado. Patrícia promete cuidar dele.

Mateus (Pedro Sousa) mostra-se preocupado com a eventualidade de Vitória (Sara Barradas) os denunciar. Catarina (Maria José Pascoal) repreende-o e indica que ele se comportou como um idiota.

Isabela (Inês Herédia) vê-se ao espelho com uma jarra de flores e imagina-se a caminho do altar, completamente apaixonada e iludida.

Carlos tenta ligar a Vitória, quando Catarina aparece e lhe diz para tirar uns dias de descanso. Carlos avisa que Alfredo saiu de casa e que ele não vai aceitar nada que venha da família Santa Cruz. Alfredo aparece e confirma. Catarina acha despropositada a raiva de Alfredo e este demite-se e sai. Catarina finge-se ofendida por Carlos insinuar que sabe que foram os Santa Cruz que o tentaram matar, mas Carlos exige receber o dinheiro que acordaram pois, caso contrário, conta tudo a Lucas.

Vitória acorda sobressaltada, tem alucinações com a voz de Mateus e liga a Maria (Mafalda Marafusta) a pedir ajuda.

Lucas conta a Carlos que Vitória está com a mãe e confirma que o vê como irmão.

Rita (Maya Booth) acende velas para criar ambiente. Marcos reage mal, ainda a pensar que deixou Vitória a morrer nas chamas.

Vitória tem um ataque de pânico e Maria tenta acalmá-la.

Marcos diz a Rita que a mãe deve estar transtornada com o casamento de Mateus. Rita quer enfrentá-la e levar o contrato.

Patrícia depara-se com Joana, lamenta o que Bernardo lhe fez e demonstra solidariedade. Alfredo aparece, indica que está bem e afasta-se.

Vitória fica alarmada por saber que Isabela vai casar com Mateus, Maria aconselha-a a descansar e fica a dormir com ela.

Alfredo pede apenas um café a Patrícia, e ela aconselha-o a comer bem para procurar um novo emprego.

Ana (Madalena Aragão) comenta que tem saudades de Vitória e Catarina nega saber dela.

Marcos chega à herdade com Rita. Lucas aparece e Marcos conta que estão juntos, uma vez que Lucas também já refez a sua vida. Lucas, sem tempo para conversas, diz-lhes que vai trabalhar.

Elvira (Ana Bustorff) entrega um envelope a Catarina e indica que Marcos a aguarda na sala. Catarina manda-a embora, abre o envelope e confirma os testes de paternidade.

Marcos quer brindar por estarem lá em casa como tanto queriam. Rita pergunta se gosta mesmo dela ou são só negócios. Marcos pede para não estar insegura perante Catarina.

Lucas, furioso, pergunta à mãe há quanto tempo sabia da relação de Marcos e de Rita. Catarina avisa que os negócios não são compatíveis com birras e pergunta se não está bem com Vitória.

Marcos aproxima-se do quarto de Catarina, apercebe-se da voz exaltada de Lucas e fica a ouvir a conversa. Catarina aconselha Lucas a tirar férias, e ele avisa que vai apoiar Carlos e sublinha que se a mãe tiver alguma coisa contra é melhor propor a sua destituição na reunião. Marcos entra nesse momento e questiona a que horas é a reunião. Lucas tenta controlar-se e liga a Vitória que mantém com o telemóvel desligado.

Vitória enrolada sobre si mesma e, com lágrimas nos olhos, recorda o momento em que Lucas a salvou.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Catarina é surpreendida por Alfredo
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA