EP 131 A luta dos ciúmes: Joana, Alfredo e Patrícia

Em «Quer o Destino», Alfredo (Luís Esparteiro) limpa o vestido a Joana (Marina Mota), depois da luta com Patrícia (Leonor Seixas). Chateada, a dona do café começa a discutir. Joana beija Ornelas. Alfredo não se controla e dá um estalo em Ornelas. Joana e Patrícia voltam à luta.

Qui, 27 ago 2020 21:45 TVI

Neste episódio

Hugo e Nuno fazem barreira para João não escapar. Carlos e Lucas tentam demonstrar o seu apoio para recuperar da droga. João quer sair dali, mas tem um ataque de pânico.

Ana não entende porque as pessoas se sentem mais seguras a desabafar com desconhecidos. Vitória diz que já se sente bem, mas que só fica melhor quando Ana a aceitar como mãe.

Isabela (Inês Herédia) procura roupas de Catarina. Elvira fica furiosa ao vê-la ali e ela indica que precisa de um vestido porque tem um rapaz interessado nela.

Lucas, Carlos, Hugo e Nuno levam João para o quarto na Herdade. Lucas avisa-o de que vai mantê-lo ali fechado por uns tempos. Todos juntos, colocam-lhe um colete de forças. Nesse momento, são interrompidos por Elvira, que indica que só foi buscar os seus vasos.

Rita recebe Marcos (Pedro Teixeira) e avisa que a filha já está a dormir. Marcos avisa-a de que foi ver a mãe da filha, diz que hoje a prioridade é ela e beijam-se com sofreguidão.

Alfredo (Luís Esparteiro) recusa-se a servir Joana (Marina Mota) e Ornelas. Patrícia (Leonor Seixas) acha que ele está com ciúmes, vai ela servi-los, deixa cair a comida em cima de Joana e começam a puxar o cabelo uma à outra.

Alfredo limpa o vestido a Joana. Chateada, Patrícia começa a discutir. Joana beija Ornelas. Alfredo não se controla e dá um estalo em Ornelas. Joana e Patrícia voltam à luta.

Hugo conta como apanharam João e diz que acha difícil a recuperação dele, deixando Madalena (Anna Eremin) preocupada com o que Lucas vai ter de enfrentar.

Patrícia chama Machado (Pedro Hossi) e pede-lhe para levar Alfredo dali, por ter sido ele a começar a confusão com Ornelas. Alfredo sente-se traído por ela.

Joana faz um curativo no rosto de Ornelas e pede-lhe desculpa, pois nunca pensou que Alfredo chegasse àquele ponto. Ornelas beija-a e Joana dá-lhe um estalo, lembrando-o de que é tudo a fingir.

Patrícia prepara-se para dormir, pega na fotografia de Alfredo e beija-a.

Lucas dormiu ao lado de João. Ao verificar que ele dorme pacificamente, liga a Elvira (Ana Bustoff) a pedir para abrir a porta.

Mateus (Pedro Sousa) prepara-se para sair, mas Marcos avisa-o para só sair à noite.

Maria (Mafalda Marafusta) acorda sobressaltada e percebe que adormeceu outra vez ao lado de Machado.

Elvira acha que Lucas devia internar João numa clínica, ou acabará por ficar esgotado. Madalena entra, diz a Lucas que já passou pelo mesmo com um ex-namorado e que ele tem de se preparar para o pior.

Sandra (Marta Faial) prepara as crianças para a escola, abre a porta e depara-se com Marcos (Pedro Teixeira). A irmã de Carla (Ana Sofia Martins) fecha-lhe a porta na cara e liga à polícia.

Patrícia termina de se arranjar, olha para os pertences de Alfredo e suspira. De seguida, vai ao quarto de Machado e fica a saber que acabou de sair.

Machado prepara-se para arrancar e não repara em Maria, que está escondida no banco traseiro. Machado recebe uma chamada de Fonseca. Maria vê-o a tomar comprimidos e estranha.

Machado assusta-se com a presença dela e quase tem um acidente, fica furioso, abre-lhe a porta, e deixa-a no meio da estrada. Maria pede boleia.

Mateus observa-a com interesse. Machado conduz, frustrado com Maria por ela estar a desorganizá-lo. Mateus aproxima-se ameaçadoramente de Maria, que está alheia ao perigo. Carlos chega e dá-lhe boleia para a Herdade.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: A luta dos ciúmes: Joana, Alfredo e Patrícia
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA