EP 138 Rita e Marcos fazem novo «negócio»

Em «Quer o Destino», Rita (Maya Booth) combina com Marcos (Pedro Teixeira) que tem de ter a procuração antes da visita da técnica da Segurança Social. Nesse momento, Marcos recebe uma mensagem e responde a Mateus (Pedro Sousa).

Neste episódio

João (Isaac Alfaiate) diz que não sabe para onde ir, porque não quer que Ana (Madalena Aragão) e Madalena (Anna Eremin) o vejam assim. Nesse momento, tocam à campainha. Marcos (Pedro Teixeira) entra em casa de Rita (Maya Booth) e pede-lhe ajuda para recuperar os filhos.

João não acredita que o irmão queira tirar as crianças a Sandra (Marta Faial), depois de tudo o que ela fez por Diogo e Pilar. Marcos diz-lhe que já pagou pelo que fez e salienta que tem direito a reconstruir a sua vida, tal como ele está a fazer.

Sandra lê uma história aos sobrinhos, ganha coragem e pergunta-lhes onde preferem estar, prometendo nunca abandoná-los.

Marcos refere que precisa da ajuda de Rita. A filha de Fernando (Sérgio Silva) insiste que só o fará mediante uma procuração.

Mateus (Pedro Sousa) fecha o capot da carrinha, envia uma mensagem e fica a aguardar a resposta.

Rita combina com Marcos que tem de ter a procuração antes da visita da segurança social. Marcos recebe uma mensagem e responde a Mateus.

Carlos (João Vicente) percebe que Isabela (Inês Herédia) esteve a chorar. A empregada desabafa sobre tudo o que tem acontecido no último ano. Carlos dá-lhe apoio.

Alfredo (Luís Esparteiro) conta história com Joana (Marina Mota). Hugo (Rodrigo Paganelli) pergunta-lhe se era capaz de matar Catarina pela honra de Joana. Alfredo não responde, deixando Hugo na dúvida.

Fonseca tem esperança de apanhar Mateus em flagrante, e decide ir até à Herdade vigiar Isabela. Isabela, mais animada, cantarola enquanto cuida das plantas. Fonseca observa-a escondido.

Lucas chama Ana para Joana lhe contar que Alfredo foi detido. Ana acredita nas autoridades e refere que se Alfredo fez alguma coisa à avó vai ter de pagar por isso.

Isabela encaminha-se para casa com ervas aromáticas. Fonseca continua a observá-la escondido.

Marcos recebe uma chamada de Mateus, que lhe diz que já percebeu a mentira de Marcos, e avisa-o que está na Herdade para conversarem.

Isabela jura a Marcos que não disse nada a Mateus e desliga a chamada.

Escondido numa das esquinas da casa, Fonseca contorna a casa encostado às paredes.

Joana e Sandra aguardam Hugo. Carlos chega e todos decidem ir à procura do jovem. Nesse momento, Fonseca chega.

Alfredo queixa-se das condições da cela e diz a Hugo que não se devia ter armado em esperto para tentar salvá-lo.

Machado vai para o quarto. Patrícia (Leonor Seixas) confirma que é ele. Maria (Mafalda Marafusta) espreita, e também se prepara para sair quando ouve a porta e esconde-se.

Machado prepara-se para dormir, mas ouve barulho: é Patrícia em lingerie, a avisar que está disposta a tudo para atenuar a pena de Alfredo. Machado não consegue resistir e envolvem-se.

Carlos, Joana e Sandra ficam desolados com as notícias. Joana avisa que é ela quem, no dia seguinte, vai falar com Machado.

Vitória está na reunião com Luísa quando vêm Nuno (Diogo Lopes) a aproximar-se.

Patrícia sai do quarto de Machado. Maria faz-se notar e Patrícia responde-lhe que esteve a dar tudo pela liberdade de Alfredo.

Nuno conta que um namorado da mãe tentou abusar dele, mas que nunca foi capaz de contar à mãe. Vitória avisa que tudo tem o seu tempo e sublinha que a verdade pode ser libertadora. Nuno agradece, e diz-lhe que vai voltar a reunir-se com elas.

Maria acorda Machado e diz-lhe que já percebeu que também anda com Patrícia. Machado faz-se de desentendido e ela deixa-lhe a chave que tinha roubado.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: Rita e Marcos fazem novo «negócio»
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA