EP 143 «Nós temos que ir embora daqui»

Em «Quer o Destino», Isabela (Inês Herédia) pede a Mateus (Pedro Sousa) para ir embora por ser cada vez mais arriscado. Ele insiste que precisa de conquistar a confiança de Ana (Madalena Aragão) e que só depois disso é que vão embora.

Qua, 2 set 2020 21:45 TVI

Neste episódio

Isabela (Inês Herédia) pede a Mateus (Pedro Sousa) para ir embora por ser cada vez mais arriscado, mas ele insiste que precisa de conquistar a confiança de Ana (Madalena Aragão), e que só depois disso é que vão embora.

Todos batem palmas entusiasmados, Joana (Marina Mota) aparece e anuncia que vai cantar um fado sobre mulheres que roubam o marido das outras. Lucas (Filipe Vargas) bebe um whisky enquanto recorda conversa com Vitória (Sara Barradas). Patrícia (Leonor Seixas) irritada com a ousadia de Joana ao cantar no café dela, chama Alfredo (Luís Esparteiro) para dançar. Joana chama Ornelas e começam ao despique. 

Nuno (Diogo Lopes) repara que Maria (Mafalda Marafusta) não tira os olhos de Machado (Pedro Hossi). Alfredo finge dor no joelho e começa a comprar raspadinhas e grita que ganhou.

Lucas vai dormir quando ouve alguém a entrar em casa, surpreende-se ao ver que é Isabela e pergunta-lhe de onde vem.

Alfredo continua eufórico, quer pagar uma rodada a todos, e sem se aperceber beija Joana, deixando Patrícia e Ornelas em choque.

Lucas fica atónito ao saber que Isabela anda com Marcos (Pedro Teixeira). A afilhada de Elvira (Ana Bustorff) diz-lhe que ele é patrão dela, mas que não tem nada a ver com a sua vida pessoal.

Marcos e Raquel entram cúmplices depois de jantar, ela elogia os filhos e a capacidade dele sobreviver a todos os obstáculos. Começa a insinuar-se, mas tem medo de ficarem numa situação desconfortável e vai embora.

Patrícia está furiosa por Alfredo ter beijado Joana em frente a todos e ele fica sem argumentos, por não a querer magoar.

Maria acha que Vitória devia ter aproveitado mais o beijo de Lucas, e é quando Patrícia bate à porta e pergunta se há lugar para mais uma.

Carlos (João Vicente) e Hugo (Rodrigo Paganelli) tentam acalmar Joana, que continua a falar mal de Alfredo e Patrícia, por achar que ela se vai aproveitar do dinheiro que ele ganhou. 

Lucas toma uma decisão e encaminha-se para o carro, João (Isaac Alfaiate) e Madalena (Anna Eremin) estranham o seu comportamento.

Sandra (Marta Faial) anda cabisbaixa com medo que Marcos lhe tire as crianças. Madalena incentiva-a a organizar uma festa de aniversário e conta que as coisas com João estão a correr bem.

Lucas quer saber porque Marcos se envolveu com Isabela, o irmão responde que não se envolve com sopeiras. O engenheiro fica exaltado, acusa-o de ser igual ao pai e dá-lhe um murro.

Ana (Madalena Aragão) conta a Vitória que falou com Isabela sobre Marcos, mas continua a achar que ela gosta é de Mateus (Pedro Sousa) e pede à mãe para falar com ela.

Marcos avisa os irmãos que também não são inocentes, João estava na violação e Lucas abandonou Vitória quando estava a morrer.

Vitória conversa com Isabela sobre Mateus, ela está quase a desabafar, mas desiste.

Mateus disfarçado vai a uma bomba de gasolina.

Patrícia acorda ao lado de Maria, ainda a pensar no que Alfredo fez e a cantora aconselha-a a tratar bem o marido de Joana, agora que tem dinheiro.

Hugo vai abastecer a carrinha de Carlos e fica mesmo atrás do veículo de Mateus, que fica com medo de ser reconhecido pelo namorado de Sandra.

Machado está ao telemóvel com Fonseca, quando Maria entra com o pequeno-almoço e sorriem, cúmplices.

Hugo espreita para apressar o dono da carrinha à sua frente, recebe  uma chamada de Carlos, e Mateus aproveita o momento de distração para se afastar.

Vitória fica preocupada por ver Lucas com o olho esmurrado e ele conta que foi ajustar contas com Marcos. O engenheiro pede desculpa por não a ter protegido e ter desistido deles e beija-a.

Isabela continua deitada e a chorar, repara nas horas, veste a farda, quando percebe que está trancada no quarto. Sandra ouve os gritos de da jovem, sorri satisfeita por ter conseguido controlá-la.

Rita (Maya Booth) pergunta o que Lucas tem no olho, mas ele não lhe dá explicações e avisa-a que João está a recuperar e vai poder assinar. Começam a ouvir gritos vindos do corredor. 

Joana tenta que Sandra solte Isabela, e é quando Lucas e Rita chegam e querem saber o que se passa. Isabela, ao ouvir a voz de Lucas, grita mais alto com esperança de conseguir sair dali. O engenheiro tenta abrir a porta, mas Sandra impede e diz-lhe que ele também trancou João quando ele precisou. Achando que são situações diferentes, Lucas abre a porta à jovem. A tia de Pilar fica revoltada, enquanto Isabela sai a chorar. Rita quer saber se a afilhada de Elvira anda com Marcos, mas ela não lhe dá explicações e sai dali.

Isabela está a cuidar das plantas, quando Carlos entra. Ela diz-lhe que está farta da opinião de toda a gente e ele avisa que é porque todos lhe querem bem.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: «Nós temos que ir embora daqui»
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA