EP 172 «Queres que toda a gente saiba que foste violado?»

Em «Quer o Destino», Marcos (Pedro Teixeira) faz um ultimato a Nuno (Diogo Lopes): ou o advogado o deixa em paz, ou toda a gente vai ficar a saber do abuso sexual que o «assombra».

Ter, 13 out 2020 22:35 TVI

Neste episódio

Cartaxana (Luís Lucas) diz que vão ter de fazer mais exames, porque a perda de memória é grave, e pede a Vitória para ir descansar.

João discute com enfermeira porque quer ver Lucas, Nuno chega e tenta acalmá-lo.

Carlos conta a Ana que Lucas está no hospital, ela pede para ir ver o pai, mas Carlos anui não ser nada de grave e se houver novidades chama-a.

Camila sem óculos embate outra vez em Carlos, ele conta que Lucas está no hospital e acompanha-a a fumar.

Lucas só se recorda de estarem no rio e Vitória conta-lhe novamente a sua vida, desde que era Margarida, e chora por se estar a expor outra vez.

Carlos conta a Camila sobre os irmãos Santa Cruz, diz que o pai dele será sempre Alfredo, e acha que os segredos dos Santa Cruz morriam com eles se não fosse Vitória a contar tudo.

Vitória não vai deixar João ver Lucas porque só o vai deixar mais preocupado e pede-lhe que se acalme.

Carlos desabafa a sua história com Vitória, e Camila tenta fazê-lo perceber que o amor verdadeiro quando não é correspondido, não é amor. Camila conta a Carlos que casou com o primeiro namorado e foi traída, mas continua a acreditar no amor.

Machado tenta tomar comprimidos, mas tem medo que Maria se aperceba.

Patrícia dorme, Nuno e João caminham de um lado para o outro para ajudar a passar o tempo.

Carlos deitado no sofá, recorda palavras de Camila e sorri com uma réstia de esperança.

Cartaxana vê que Vitória adormeceu ao lado de Lucas, chama-a para falarem no corredor, mas ele abre os olhos e diz que também quer saber o que se passa.

Ana acorda Carlos, avisa que está pronta para ir ver o pai. Cartaxana tenta acalmar Lucas, explica que a perda de memória pode estar relacionado com o AVC ou o cancro, mas será preciso fazer mais exames.

Fonseca dorme no carro, é acordado com chamada de Machado a perguntar se está em Lisboa. Fonseca, contrariado por ter mentido a Machado, sai do carro e aproxima-se da casa.

Joana avisa que Alfredo antes de ser mordomo tem de saber fazer as coisas, e o pai de Hugo acha que vai ser fácil pois vai contratar pessoas.

Nuno conta a Sandra tudo o que fez para tentar destruir Marcos, mas adverte que vão ter de aceitar que ele vai conseguir ficar com as crianças.

Marcos e Rita discutem por causa de um acordo. Camila incomodada com a discussão acha que devia chamar a polícia, mas Joana avisa que é normal.

Marcos está prestes a perder a cabeça com Rita, quase lhe bate, Nuno entra, impede e avisa que o tribunal vai saber disto.

A mãe de Maria Teresa vai mais longe e acrescenta que também vai arranjar um advogado.

Joana aconselha Nuno a adiar a reunião porque Marcos tira qualquer pessoa do sério e não está em condições. Alfredo tenta fazer a cama da Ana, mas fica tudo torto.

Alfredo vê cama de Camila feita, tenta perceber como está feito, começa a abanar o espanador, abre os armários e fica admirado com sapatos de Camila.

Camila quer ir dar volta pela herdade, Ornelas aconselha-a a ir de bicicleta.

Lucas com ar pouco esperançoso, faz diversos exames e recolhe sangue.

Joana, Luísa e Nuno riem-se de Camila ter ido de saltos andar de bicicleta, Luísa diz que o sítio a faz lembrar coisas más.

Joana acha que Nuno devia voltar às reuniões, Marcos ouve e tem uma ideia.

Melo acha que Marcos devia dar-lhe mais ouvidos, Nuno entra, diz a Melo para não perder tempo porque vai apresentar queixa por ter visto Marcos a agredir Rita, Marcos chama Nuno para falarem a sós. Marcos avisa Nuno que ou vai manter-se calado ou conta a toda a gente que ele foi violado.


Sobre «Quer o Destino»

QUER O DESTINO é a história de amor e de vingança de uma mulher que, já adulta, regressa ao local onde foi violada e onde virá a ser surpreendida com a sua capacidade de superação e, também, com algumas das mais vis expressões de maldade humana.

A vida de Vitória, uma jovem ribatejana apaixonada por animais e pela arte da falcoaria, dá uma volta de 180 graus no dia em que é violada e assiste ao homicídio do pai. Com receio de ser também morta, e com o desejo de esquecer tudo o que tinha passado, Vitória foge para Lisboa, com a firme decisão de nunca mais pisar a sua terra natal. Como a vida dá muitas voltas, 14 anos depois, Vitória regressa à casa de família dos seus violadores. É enfermeira e fisioterapeuta da mãe desses homens, Catarina, que sofreu um AVC e está em recuperação. Apesar da dureza de carácter, Catarina, a matriarca da família Santa Cruz, deixa-se prender pela simpatia e pela dedicação de Vitória. Fará tudo por ela até ao momento em que percebe que a sua vida pode pôr em risco a vida dos próprios filhos.

 

Carlos, o capataz da Herdade do Cruzeiro, herdade dos Santa Cruz, namorado de adolescência de Vitória, reconhece-a de imediato, apesar da sua profunda alteração física e psicológica. Depois de saber o que aconteceu 14 anos antes, Carlos põe-se à sua disposição para a descoberta de toda a verdade, com uma única condição: não quer participar em vinganças. No entanto, no decurso da novela, Vitória será constantemente surpreendida com o que é capaz de fazer para vingar a morte do pai e pela forma como uma paixão recente, mas intensa, lhe permite retomar o curso normal da sua vida, de certa forma em suspenso desde a violação.

Esta protagonista, fruto do seu passado, fará muitas coisas criticáveis mas, em boa verdade, será impossível não simpatizar com ela. Apesar do seu percurso sinuoso, consegue vencer os seus medos e os seus inimigos.

Ficha Técnica

Título Original: «Queres que toda a gente saiba que foste violado?»
Categoria: Novela nacional
Formato: Outro
Favoritos

Partilhar

Últimos Episódios

Recomendados

Populares