EP 224 «Era a única maneira de desmascarar a golpista que a Mia é»

Em «Queridos Papás», Mia (Filipa Pinto) conta a Roberto (Paulo Pires) que foi atacada. Mosca e Luana (Íris Cayatte) chegam, confessando que foram eles e que foi a única maneira que arranjaram de desmascarar os planos de Mia.
Sex, 5 jan 2024 22:50 TVI

Neste episódio

Jaime (Fernando Pires) e Tiago (Vasco Venâncio) olham espantados para o enorme caixote que está na sala com a máquina de empadas, com Teodoro (Nuno Homem de Sá) a perguntar o que vão fazer agora. Jaime diz que graças a ele o ter denunciado a Vasco a empresa foi ao ar, não sabendo também que vai fazer. Teodoro fica incomodado, mas permanece resoluto de ter tomado a decisão certa.

Simão (Pedro Sousa) fica em choque por Carrelo lhe mostrar a arma que foi encontrada na secretária dele e que pode ser a mesma que foi usada para balear Paulo (Bruno Madeira). Simão e Maurício (Miguel Bogalho) trocam um olhar muito apreensivo. 

Vasco faz queixas a Graça (São José Correia) de o Tartaruguinha andar muito mal frequentado por causa das políticas de inclusão do colégio, Graça assente rever essa matéria. Xavier (Tiago Teotónio Pereira) e Jaime ouvem e atiram-se a Vasco, que lhes faz frente a dizer que Xavier não tem nível nenhum e avisando Jaime que ainda pode fazer queixa dele por difamação da sua empresa. 

Camila (Ana Varela) vê o ramo de flores que Bárbara (Madalena Brandão) deixou para ela com um cartão a avisá-la para se afastar de Jaime. Camila disfarça que está muito bem com Jorge e a seguir liga para Jorge, ficando frustrada por o número dele já não estar ativo.

Felícia (Susana Arrais) assegura a Matias (José Fidalgo) que Elias não vai tentar tirar-lhe Alex (Martim Balsa) depois dos avisos que ela lhe fez de poder ir parar à prisão se ele o fizesse. Matias fica em alerta por Alex lhe dizer que Ema (Catarina Rebelo) não está na empresa. 

Simão e Maurício concordam ser óbvio que Paulo mandou alguém pôr a arma no gabinete dele para o tramar. Simão recebe videochamada de Sílvia (Sara Prata) e Beni (Luísa Guanilho), despachando-as muito tenso. 

Graça avisa Jaime que não vai tolerar que o colégio tenha pessoas com problemas judiciais. Angelina (Marisa Cruz) tenta defender Jaime, mas Graça avisa Xavier e Jaime que muita coisa vai mudar por ali. Xavier, Jaime e Angelina ficam apreensivos.

Luana (Íris Cayatte) apanha Mia (Filipa Pinto) a falar com Anabela (Sílvia Chiola). Segue para a pizzaria.

Roberto (Paulo Pires) faz satisfeito contas com Mosca do dinheiro que rendeu a festa de anos de Guida (Rita Nascimento). Mosca diz a Luana que ontem Mia se quis vingar de Camila por não ter conseguido roubar-lhe Jaime. Luana conta-lhe que a viu a falar com Anabela, ficando ambos a pensarem qual será a ligação delas. 

Matias pergunta a Camila se sabe de Ema, apreensivo. Estaca em choque ao receber uma mensagem, dizendo que Ema foi raptada. 

Jaime diz desolado a Xavier não saber o que vai fazer com a máquina de empadas, não a podendo devolver, dizendo que o que mais o irrita é Vasco sair por cima. Xavier tem subitamente uma ideia de como ele pode dar a volta à situação. 

Matias, Camila e Felícia concordam que deve ter sido Elias a raptar Ema com a ajuda de Quatro Olhos, querendo que ele devolva Alex para Ema voltar. Matias sai a dizer ir já fazer queixa à polícia.

Alice (Mafalda Marafusta) abraça feliz Rita (Diana Nicolau) por ela lhe dizer que Roberto aceitou empregá-la na pizzaria. Alice diz-lhe que já contou a Xavier, Rita olha-a expectante.

Jaime olha espantado para Xavier a dizer-lhe agora querer que ele venda empadas ao pé da pizzaria. Entreolham-se alarmados por receberem mensagem de Matias a dizer precisar da ajuda deles por Ema ter sido raptada.

Zezé (Catarina Siqueira) insiste com Angelina para aliarem-se para expulsarem Graça do colégio, já sabendo o que podem fazer. Sílvia diz a Angelina precisar de sair para falar com um inspector da PJ sobre o incidente com Paulo.

Matias diz a Jaime, Simão e Xavier que Felícia vai ajudá-los na missão de resgatar Ema. Simão fica melindrado por ver que Matias está armado.

Mia diz a Roberto que está a errar ao contratar Rita para a pizzaria, mas Roberto argumenta que ela pode ajudá-los a poupar dinheiro. Mia sai irritada, Roberto não liga. Mia sai da pizzaria a enviar uma mensagem. Alguém lhe dá uma paulada na cabeça, nocauteando-a.

Luana e Mosca arrastam uma desmaiada Mia para um local recôndito para verem no telemóvel dela as mensagens que ela troca com Anabela. Luana encontra algo que a deixa com um sorriso triunfal.

Felícia dá entrada aos quatro amigos, dizendo-lhes que já tratou de deixar os capangas vulneráveis. Matias encosta a saliência do casaco, onde tem a arma, no capanga perguntando-lhe onde está Ema. Jaime, Simão e Xavier tratam do outro capanga.

Angelina diz a Graça já ter percebido que ela pode trazer coisas muito positivas para o colégio por ser uma mulher culta. Graça corta a dizer querer é que o colégio se torne rentável, mostrando-lhe uma folha com as despesas que podem cortar. Angelina suspira. Zezé ouve tudo à porta.

Paulo, com ar frágil, abre a porta a Sílvia, afirmando-lhe que foi mesmo Simão quem o alvejou. Sílvia diz-lhe que já defendeu Simão na polícia por não acreditar nele, saindo. Paulo esboça um sorriso insidioso.

Matias, Jaime, Simão, Xavier e Felícia chegam a uma casa abandonada sob as indicações do capanga. Matias começa a explicar o que vão fazer agora.

Osvaldo pede a Camila que veja o currículo de uma amiga sua para ela ficar no lugar de Jorge. Camila recebe chamada de Inglaterra, Osvaldo repara. Camila atende.

Ema está adormecida num colchão no interior da casa.

Camila acaba por esconder a Jorge que está grávida dele por ele lhe dizer que já a esqueceu e está a namorar com outra pessoa e deseja que ela consiga voltar para Jaime. Desliga a chamada, abalada.

Xavier continua a distrair o capanga enquanto Matias se esgueira para dentro da casa. Felícia aproxima-se por trás do capanga e aplica-lhe um golpe que o deixa desmaiado. Matias sai da casa com Ema ao colo, dizendo aos amigos para saírem dali rapidamente.

Luana mostra a Roberto as mensagens que Mia trocou com Anabela sobre não poderem deixar Rita ir gerir as contas da pizzaria para não dar cabo dos planos delas. Mia justifica-se que Anabela está chateada por que queria ficar com esse trabalho, com Roberto a acreditar nela, ficando contra Luana e Mosca, que ficam atónitos. 

Ema está deitada na cama de Matias, que pede a Alex que fique com ela enquanto fala com Manuela.  Felícia diz a Manuela e Matias que em princípio não terão mais problemas com Quatro Olhos e Elias por eles terem sido detidos e Elias ter assumido que Alex estava a ser usado por eles para fazer Carina pagar o que devia. Matias agradece a Felícia tudo o que fez por eles.

Simão conta a Sílvia da façanha do resgate de Ema, com Sílvia a dizer que eles deviam ter chamado a polícia. Carrelo entra a dizer a Simão que estavam impressões digitais dele na arma que alvejou Paulo. Sílvia olha chocada para Simão.

Luana e Mosca contam a Alice e Rita dos planos que Mia tem com Anabela para roubar a pizzaria. Alice assente falar com Xavier para ele levar Roberto à razão. Roberto entra a amparar Mia, continuando zangado com Luana e Mosca por terem agredido Mia. Todos o olham incrédulos.

Carrelo diz a Simão que já apurou que ele faz parte de um grupo de justiceiros denominados Tartarugas Ninja, que ainda hoje desmantelou uma rede criminosa, e logo é óbvio que ele saberá usar uma arma de fogo, sendo o principal suspeito de alvejar Paulo. Simão olha-o exasperado.


Sobre «Queridos Papás»

Quando quatro homens se encontram no infantário dos filhos e partilham as suas experiências de pais num mundo constituído maioritariamente por mulheres, as suas vidas mudam radicalmente.

Com Pedro Sousa, Fernando Pires, José Fidalgo, Tiago Teotónio Pereira.

Saiba mais sobre a novela e personagens em tvi.iol.pt/novelas/programa/queridos-papas/6308c6c60cf2f9a86eb2d8cd

Ficha Técnica

Título Original: «Era a única maneira de desmascarar a golpista que a Mia é»
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

MAIS VISTOS

NÃO PERCA