EP 245 Rita e Susana ameaçam mandar Frederico para a cadeia

Episódio 245.

Sex, 2 dez 2022 22:35 TVI

Neste episódio

Dave (Miguel Flor de Lima) fica preocupado por Fernando (Henrique Mello) lhe contar que Lúcia (Leonor Seixas) chegou às quatro da manhã a casa muito embriagada. Lúcia entra cheia de dores de cabeça, negando ter bebido.

A sala está decorada para a festa de casamento de Matias (João Bettencourt) e Tomás (Diogo Carvalho), com Ana (São José Lapa) a dizer-lhes esperar que eles sejam muito felizes, sendo notório que se amam.

Irene (Joana Seixas) e Rodrigo (Tiago Felizardo) cumprimentam-se tristes, afastando-se sem conseguirem dizer nada um ao outro.

Maria (Rita Pereira) resiste a beber e recorda aliviada que Maria do Loreto nasceu sem problemas.

Vemos que o quarto da casa Lobo é agora de Natália (Fernanda Serrano) e Gabriel (Thiago Rodrigues) e que se mudaram para lá.

Frederico (Diogo Infante) chega ao casamento, ficando a pensar abalado nos tempos felizes que viveu com Natália. Todos os presentes o olham incomodados. Matias e Tomás vêm cumprimenta-lo, deixando Frederico mais reconfortado. Frederico faz menção de ir falar com Natália, mas Gabriel puxa-a dali, impedindo-o.

Olga (Sara Barradas) e Santiago (Pedro Hossi) beijam-se dentro da despensa já a pensarem nas saudades que vão ter por ele ir viajar para Angola.

Matias e Tomás casam-se. Irene olha para Rodrigo, que desvia o olhar e Zé Luís(Filipe Vargas) faz o mesmo com Maria. Frederico, a olhar fixo para Natália, discursa a desejar tudo de bom para o filho.

Rita (Margarida Corceiro) chega com a mãe à festa e Susana (Ana Cleo) diz dura a Frederico que vieram para mandá-lo para a cadeia. A discussão sobe de tom entre Frederico e Susana, que o avisa determinada que só descansa quando o vir na cadeia. Frederico pede a Rita para falarem, tocando-lhe. Rita reage em pânico a ordenar-lhe que a largue. Frederico decide que o melhor é ir-se embora, pedindo desculpa a Matias.

Ivanilda (Cleo Malulo), Lili (Filipa Pinto), Sofia (Susana Arrais) e Dora (Inês Aguiar) fazem um pacto de nunca contarem a ninguém da noite louca que tiveram.

Gabriel olha em choque para Rita e Susana a explicarem-lhe que vieram a Portugal não para irem ao casamento de Matias, mas sim para levarem Frederico à justiça por ter tentado violar Rita. Gabriel sai descontrolado para a rua com Susana e Rita atrás dele, muito preocupadas. Frederico está prestes a arrancar quando Gabriel surge, puxando-o para fora do carro e agredindo-o com violência. Santiago e Rodrigo puxam Gabriel a impedir que a situação descambe ainda mais. Gabriel entra de mão magoada, seguindo para a cozinha. Rita só consegue chorar sem conseguir dizer nada. Natália diz a Ana ainda não ter percebido o que despoletou aquela violência em Gabriel.

Zé Luís e Rodrigo ajudam Frederico, que está num estado lastimoso, e Rodrigo apresta-se a leva-lo ao hospital. Natália e Santiago tentam que Gabriel explique por que agrediu Frederico, mas ele fecha-se em copas.

Gabriel dirige-se a Rita e pede desculpa por não a ter protegido e Rita por seu turno, anui que a culpa foi dela e abraçam-se a chorar. Natália insiste com Susana para lhe explicar por que Gabriel perdeu a cabeça com Frederico, com Susana a acabar por revelar que foi por pouco que Rita conseguiu evitar que Frederico a forçasse a ter relações sexuais. Natália deixa-se cair no sofá, em choque. Gabriel diz determinado a Rita que vai fazer Frederico pagar caro todo o mal que lhe fez a ela e Natália.

Rómulo ajeita o fato de noivo de Dave. Graça entra disparada para ir mudar de roupa, queixando-se da pontaria que Matias e Dave tiveram de casar-se no mesmo dia.

Rita lastima-se a Susana achar que ninguém vai acreditar que Frederico a tentou violar, mas Susana diz-lhe que a vai ajudar.

Filipa (Joana Brandão) está a arrumar o seu escritório, desativo há uns meses, quando repara na pasta de Frederico (Diogo Infante), onde escreveu que ele é um manipulador de mulheres que não admite ser contrariado.

Gabriel (Thiago Rodrigues) admite a Natália (Fernanda Serrano) achar que têm poucas hipóteses de Frederico ser incriminado por tentativa de violação de Rita (Margarida Corceiro). Natália diz-lhe que a vai ajudar, ganhando coragem e contar que Frederico lhe fez a mesma coisa.

Frederico sai do hospital onde foi assistido e desculpa-se a Rodrigo (Tiago Felizardo) que tudo não passou de um ato de vingança de Gabriel, assegurando nunca ter feito mal a Rita.


Sobre «Quero é viver»

“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.

O elenco conta com caras bem conhecidas do grande público: São José Lapa, Fernando Rodrigues, Fernanda Serrano, Diogo Infante, Joana Seixas, Pedro Hossi, Rita Pereira, Filipe Vargas, Sara Barradas, Liliana Santos, Helena Isabel, Thiago Rodrigues, Isaac Alfaiate, entre outros.

Quero é viver é uma história sobre o amor. Passa-se nos nossos dias e acontece entre Lisboa, Oeiras, Cascais e Arrábida.

 

Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI

Ficha Técnica

Título Original: Rita e Susana ameaçam mandar Frederico para a cadeia
Categoria: Novela nacional
Favoritos

Partilhar

Relacionados

Últimos Episódios

MAIS VISTOS

NÃO PERCA