Neste episódio
Rita (Margarida Corceiro) mostra a casa de Gabriel (Thiago Rogrigues) a Filipa (Joana Brandão), que a espicaça a dizer que ela devia pensar em aproveitar ter aquele espaço para começar a viver sozinha.
Maria (Rita Pereira) faz um jogo para decidir se come chocolate ou bebe vodka, com o resultado a ir sempre para a segunda opção e ela fica a olhar hesitante para a garrafa.
Natália insiste com Calado para lhe contar como estão as investigações a Frederico, expressando a culpa que sente de não ter percebido antes que Frederico era um abusador de mulheres, mas ele diz-lhe que para já não lhe pode contar nada.
Gabriel (Thiago Rodrigues) olha surpreso para Rita (Margarida Corceiro) a pedir-lhe para a deixar ir viver para a sua antiga casa para poder crescer como pessoa.
Olga (Sara Barradas) e Irene (Joana Seixas) vão falar com Graça (Helena Isabel) para pedir-lhe para demover Rómulo (João Nunes Monteiro) de querer dinheiro da família Lobo. Graça, fica espantada com o pedido e indica que ele tem os seus direitos como filho de Sérgio (Fernando Rodrigues).
Zé Luís (Filipe Vargas), Santiago (Pedro Hossi) e Rodrigo negam a Rómulo saber que percentagens têm as filhas de Sérgio da agência e Rómulo fica frustrado por nenhum deles querer ficar do seu lado.
Maria (Rita Pereira) admite a Felicidade que o seu diário tem sido uma boa terapia para perceber melhor o que pensa dos outros. Assente ler-lhe algumas coisas que escreveu, ficando aflita por não o ter consigo.
Lúcia (Leonor Seixas) lê o diário de Maria, ficando comovida por Maria a elogiar a dizer que ela apesar de a irritar muitas vezes, faz muito por ela. Lúcia lê uma página do diário dedicada a Maria do Loreto, ficando atónita por descobrir que ela não é filha de Zé Luís.
Maria diz preocupada a Felicidade que escreve coisas no diário que ninguém sabe. Felicidade sugere que ela lhe conte alguma dessas coisas, com Maria a acabar por admitir que não está a conseguir deixar de beber.
Maria (Rita Pereira) conduz devagar a caminho de casa dos pais, muito embriagada. Disfarça a sua tensão por ser mandada parar numa operação stop. Polícia repara com ar grave que Maria está sobre efeito de álcool. Maria faz o teste de alcoolémia, com o dispositivo a acusar que ela está com 1,2g de álcool no sangue. Polícia diz sério e reprovador a Maria que aquele valor dá direito a prisão. Maria olha-o muito tensa.
Frederico (Diogo Infante) fica aflito por receber chamada do diretor da faculdade a dizer-lhe que vai suspender as aulas dele e sai disparado.
Raul (Isaac Alfaiate) diz a Graça andar a correr para gastar energias. Nega à mãe gostar da rapariga com quem traiu Dora (Inês Aguiar), deixando Graça ainda mais furiosa com ele. Maria, a beber vinho sem parar, começa a preparar o jantar.
Natália liga-lhe e convida-a para jantar em sua casa com os pais. Frederico diz ao diretor da faculdade que está a ser vítima de uma cabala, mas Alcaide diz-lhe que a sua decisão está tomada e querer que ele deixe de lecionar ali durante uns tempos.
Polícia diz a Maria (Rita Pereira) que pode fazer contraprova no hospital, não a podendo deixar sair dali a conduzir, reprovando o risco a que ela expôs a sua filha, deixando Maria fica sem saber que o dizer. Zé Luís (Filipe Vargas) e Nuno (Vítor Alves da Silva) preparam o jantar em ambiente calmo e descontraído. Zé Luís recebe chamada de Maria, ficando gelado com o que ela lhe diz.
Sobre «Quero é viver»
“Quero é Viver” é uma novela sobre o empoderamento feminino e a esperança. Com ternura e humor, narra a história de Ana e das suas quatro filhas que, depois da mãe de 70 anos terminar um casamento de 50, acabarão também por dar uma volta de 180 graus às suas próprias vidas.
Produção
Célia Sá
Realização
Manuel Amaro da Costa, Hugo Sousa, Ricardo Carreira, Rafael Rahal, Letícia Veiga
Cenografia
Catarina Amaro
Produção Musical
António Lopes
Sonoplastia
Paula Basílio
Direção de Produção
Miguel Cotrim
Consultoria Geral
José Eduardo Moniz
Direção Artística
Hugo de Sousa
Direção de Conteúdos e Produção
Gabriela Sobral
Direção de Entretenimento e Ficção TVI
André Manso, João Patrício, Lurdes Guerreiro
Diretora de Entretenimento e Ficção TVI
Cristina Ferreira
Diretor Geral TVI
Hugo Andrade
Uma Produção Plural para a TVI